No ano passado, Yumi Matsuzawa celebrou seus 25 anos de carreira em um álbum de reinterpretações de animesongs de grande sucesso. Em seu país de origem, ela talvez seja mais conhecida pelas músicas que cantou para Martian Successor Nadesico (que, inclusive, já tem alguns aninhos a mais do que os 25 comemorados), mas a nível mundial são Os Cavaleiros do Zodíaco que a tornaram um nome essencial para os eventos de cultura pop.

Em mais uma de suas várias visitas ao Brasil neste ano, a cantora foi uma das atrações em abril do evento Anime Summit, em Brasília, onde pudemos encontrá-la para gravar essa conversa. Infelizmente, a correria era muita durante os compromissos do dia, e por isso Yumi teve poucos minutos conosco — o que não impediu que ela esbanjasse a simpatia que seus fãs já conhecem.

Confira a seguir a entrevista em vídeo e também em texto.

 

 

O tema de Nadesico foi a sua grande estreia como cantora profissional. Como você foi escolhida para gravar essa canção?

O animê de Martian Successor Nadesico já completou 28 anos. Na época, houve uma audição para cantar o tema da série. E nessa audição eu fui selecionada para ser a intérprete. Naquele tempo, a audição era feita com o envio de fitas de áudio, então não era possível saber quem era a pessoa exatamente, mas eu acho que muitas pessoas participaram.

 

Outra música sua conhecida por aqui é o tema de Bucky, uma série que é certamente mais reconhecida no Brasil que no Japão. Qual foi sua reação quando descobriu que os brasileiros sabiam essa música?

Foi algo muito emocionante! A música de Bucky também é uma das minhas favoritas, então fiquei muito feliz quando soube que todos no Brasil conheciam.

E houve uma nova gravação desse tema com o Ricardo Cruz em 2018. O que você lembra desse dia?

Foi difícil, e na época eu estava com um grande jet lag, então, enquanto cantava, acabei cochilando um pouco devido ao cansaço.

 

“Chikyuugi”, o primeiro tema de abertura da Saga de Hades d’Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma composição sua. Como que ela surgiu?

Enquanto eu estava tomando um banho… a melodia foi vindo, veio algo como “la la la la la la”… [Yumi cantarola aqui a melodia da canção] Isso veio à mente enquanto eu estava no banho. Quanto à letra, depois disso, havia uma garota, chamada Urara-chan, com quem eu estava colaborando. Pedi pra que ela tocasse o piano, e a letra surgiu imediatamente, e eu a escrevi na hora. Fiz tudo em 15 minutos.

Acho que a segunda parte escrevi mais tarde, mas a estrutura, “melodia A”, “B”, “C”… de alguma forma eu construí tudo naquele momento.

 

Você gravou outras versões dessas músicas em diferentes idiomas. Teve uma mais difícil? Qual a sua preferida?

Eu gosto de todas as versões.

[Yumi começa a falar em português] Eu estudo português e espanhol. É muito, muito difícil.

Gosto de todas as versões. Fiz 25 anos de carreira, e lancei uma nova versão de “Chikyuugi”. Eu quero seguir sempre atualizando a música e gostaria que todos ouvissem.

 

“My Dear”, encerramento da fase Inferno da Saga de Hades, também ganhou uma nova versão com o Ricardo Cruz recentemente, em uma pegada mais “city pop”. Como foi essa gravação?

Foi muito divertido. Aquilo foi em 2023, e eu estive em São Paulo, e fiquei no Brasil por um mês. Durante esse tempo, também gravei o clipe e fiz a gravação da música.

 

Você se lembra de como era o sucesso d’Os Cavaleiros do Zodíaco na época da primeira exibição no Japão?

Todo mundo assistia Saint Seiya, porque passava na televisão. Todo mundo conhecia, até mesmo as meninas. Os meninos já gostavam porque [o mangá] era da Shonen Jump, mas as meninas também gostavam.

 

Neste 2024 completamos 30 anos da estreia de Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Qual mensagem você deixa para os fãs da série?

Essa é uma obra realmente amada, e, considerando que estamos comemorando 30 anos de Saint Seiya no Brasil, também já se passaram 21 anos desde 2002 [estreia da animação de ‘Hades’, em novembro daquele ano]. Fico muito feliz por poder cantar uma obra que é amada por tanta gente.

Como já se passaram 21 anos desde 2002, ainda quero continuar cantando por muito tempo. Fico feliz por seguir cantando [Chikyuugi] há tanto tempo, e poder encontrar os fãs. Espero poder continuar cantando todos os anos com eles.

 

Confira alguns registros da apresentação de Yumi Matsuzawa em nosso canal extra no YouTube:


Reportagem: Rafael Jiback | Legendas, edição e captação: Rafael Jiback | Tradução: Kenzo Cavamura | Adaptação e revisão: Rafael Jiback e Gasseruto | Assistência: Michel Toronaga, Camila Maxi e Anime Summit