Depois de uma prévia dias atrás no Omelete, a JBC anunciou em suas redes hoje (28) que trará uma nova publicação no Brasil do livro Shōgun, a Gloriosa Saga do Japão, de James Clavell. O lançamento está previsto para 2025, ano de aniversário de 30 anos da editora.

Escrito originalmente em 1975, ele é o terceiro de seis livros (mas o primeiro na cronologia narrativa da série) da Saga Asiática, que retrata o choque cultural entre os japoneses e europeus, após a chegada dos ocidentais ao seu país.

Por aqui, a publicação mais recente do livro é de 2008 pela editora Arqueiro, com a romanização do título como Xógum — ainda não se sabe qual a JBC deve seguir. Com o mesmo título, ele foi publicado mais de uma vez pela Nórdica, e também pela Nova Cultura.

imagem: montagem com 4 capas diferentes do livro Xógum

Capas de diferentes publicações do livro no Brasil. | Imagem: Reprodução

 

Em vídeo, os representantes da JBC comentaram o novo anúncio:

O livro deu origem a uma minissérie em 1980, que ganhou três Globos de Ouro e é, até o momento, a única produção americana filmada inteiramente no Japão.

Em 2024 ganhou uma nova versão: Xógum – A Gloriosa Saga do Japão (mesmo título do livro no Brasil). Com produção do canal FX, chegou por aqui pelo Disney+ e pelo agora finado Star+. A nova versão conta com alguns nomes japoneses. No elenco estão Hiroyuki Sanada (Trem-Bala), Tadanobu Asano (47 RoninTakehiro Hira (Gran Turismo: De Jogador a Corredor) e Fumi Nikaido (What to Do with the Dead Kaiju?). O diretor Takeshi Funaga comanda um dos episódios. A série conquistou 18 Emmys, sendo um recorde na premiação, incluindo a categoria de Melhor Série Dramática.

A história se passa em 1600, retratando a ascensão ao poder do xógum Tokugawa Ieyasu (1543-1616), através dos olhos do fictício navegador inglês John Blackthorne.


Fonte: JBC (YouTube)


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.