Depois de soltar uma prévia dias atrás, colocando entre os destaques o filme My Sunshine (que agora recebe em português o título de Sol de Inverno), a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou a lista completa de filmes. Entre os 417 títulos da programação, 10 produções têm o Japão como origem de produção (ou coprodução).

Confira abaixo os títulos, separados por suas categorias, que incluem novos diretores, um filme antigo restaurado e também animações para as crianças. A programação de dias e horários das sessões ainda não foi divulgada, mas a mostra irá de 17 a 30 de outubro.


Categoria “Perspectiva Internacional”

Super Feliz para Sempre

(Super Happy Forever)

“Dramédia” dirigida por Kohei Igarashi (Takara: A Noite em que Nadei), com filmagens no Japão e na França, lançada nos cinemas japoneses em setembro. Acompanha dois amigos de infância, Sano e Miyata, que vão para um resort em Izu. Procurando por um chapéu vermelho perdido, eles revisitam o local onde Sano se apaixonou por sua falecida esposa.

 

Todas as Longas Noites

(All the Long Nights — Yoake no subete)

Drama lançado no Japão em fevereiro, com direção de Shô Miyake. Acompanha Misa, que em meio ao trabalho numa ótica conhece Takatoshi. Lutando contra seus ataques de pânico, ela vai criando com ele um forte vínculo.

 


Categoria “Competição Novos Diretores”

Conduzindo Seus Pássaros

(Leading Your Birds)

Dirigido por Takeru Ozaki. Não conseguimos mais informações.

 

Deserto da Namíbia

(Desert of Namibia — Namibia no sabaku)

Drama dirigido por Yoko Yamanaka. Conta a história de Satsuki, uma moça que recebeu um diagnóstico errado de transtorno bipolar. Conhecida por seu comportamento imprevisível, e por trocar de namorado com frequência, sem se preocupar com o que os outros vão pensar, ela vive encarando os conceitos conservadores de uma sociedade patriarcal.

 

Matar um Cavalo Mongol

(To Kill a Mongolian Horse — Yi pi bai ma de re meng)

Estreando no festival de Venice, na Itália, em setembro, essa é uma obra dirigida por Xiaoxuan Jiang, uma jovem cineasta da Mongólia. Além do Japão, o filme teve como cenário a Malásia, Coreia do Sul, Hong Kong e os Estados Unidos. A trama se passa em um ambiente invernal da Mongólia, onde o personagem Saina busca quebrar os paradigmas dividindo a vida entre o pastoreio e a arte com o cavalo.

 

Sol de Inverno

(My Sunshine — Boku no Ohisama)

Dirigido por Hiroshi Okuyama. Confira mais detalhes em nossa publicação dedicada ao filme.


Categoria “Filmes restaurados”

Tokyo Melody: Um Filme Sobre Ryuichi Sakamoto

(Tokyo Melody: A Film About Ryuichi Sakamoto)

imagem: fto de Ryuichi Sakamoto

Imagem: Reprodução

Documentário de 1984 da fotógrafa francesa Elizabeth Lennard. Acompanha o renomado compositor Ryuichi Sakamoto em meio às sessões de gravação do álbum Illustrated Musical Encyclopedia.


Categoria “1ª mostrinha”

Essa é uma categoria dedicada ao público infantil, mas não foi informado se os filmes serão exibidos com dublagem. São dois filmes clássicos do Studio Ghibli e mais uma animação recente.

O Serviço de Entregas da Kiki

(Kiki´s Delivery Service — Majo no takkyûbin)

Com direção do vencedor do Oscar Hayao Miyazaki, foi lançado originalmente no Japão em 1989, baseado no livro de Eiko Kadono. Conta a história de uma bruxinha de 13 anos, que se prepara para um ritual de “passagem para a vida adulta”. Para isso ela vive experiências em uma sociedade comum – e sem bruxas, ajudando a dona de uma casa de pães com as entregas, em troca de um quarto para se hospedar. As histórias das pessoas que ela encontra e a eventual perda de suas poderes narram a aventura pessoal da garota.

 

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

(Ponyo on the Cliff by the Sea — Gake no ue no Ponyo)

Mais um filme dirigido por Hayao Miyazaki, lançado em 2008 no Japão. Na história, Ponyo é uma princesa peixinho-dourado que sonha em se tornar humana. Um dia, fugindo do mar, ela é encontrada pelo garotinho Sosuke, que promete protegê-la.

 

Totto-Chan: A Menina na Janela

(Totto-Chan: The Little Girl at the Window)

Dirigido por Shinnosuke Yakuwa (que já comandou alguns filmes de Doraemon), foi lançado nos cinemas do Japão no ano passado. O filme é baseado em um livro autobiográfico, acompanhando uma garotinha que precisa mudar de escola por não se habituar na primeira. No novo lugar, ela vai aprendendo coisas novas enquanto o seu país entra em guerra.


Para mais detalhes, confira o site oficial da mostra.


Fonte: 48ª Mostra SP