Um dia feliz para os fãs do Studio Ghibli (e do cinema em geral): a Netflix adicionou hoje (07) em seu catálogo o filme O Menino e a Garça. Porém, a animação ganhadora do Oscar chega apenas legendada.

As legendas, inclusive, são as mesmas do cinema, com tradução de Mateus de Britto. A Netflix não creditou, porém, o revisor é Gustavo J. R. Iracema.

➡️ Acesse a página do filme na Netflix clicando aqui

O filme chega mundialmente pela parceria da plataforma com as distribuidoras Goodfellas e GKIDS, o que criou a especulação de que pudesse chegar com uma dublagem diferente da exibida nos cinemas, quando foi distribuído pela Sato Company. No fim das contas, veio sem áudio em português, embora tenha dublagem em inglês, francês e mais idiomas.

Vale lembrar que este mês também será lançado o Blu-ray brasileiro do filme, pela Obras-Primas do Cinema, que incluirá dublagem. Nesse caso, a negociação aconteceu diretamente com o Studio Ghibli.

O Menino e a Garça (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka) foi lançado no Japão em junho de 2023 (após mais de 6 anos de produção), tornando-se a maior bilheteria de abertura doméstica da história do Ghibli, superando O Castelo Animado. Ele traz a história de Mahito Maki, um adolescente vivendo no Japão durante a Guerra do Pacífico (1941-1945).

No Brasil, está entre os 10 filmes de animê com maior público já registrado  (ele entrou oficialmente em 22 de fevereiro, mas teve pré-exibições antes disso).

Além do Oscar de Melhor Longa de Animação, o filme também venceu o Globo de Ouro (Longa de Animação), Annie Awards (Storyboard de longa-metragem para Hayao Miyazaki, e animação de longa-metragem para Takeshi Honda) e o BAFTA (Longa de Animação).

Veja também:

⇒ Crítica | O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki


Fonte: Netflix