Faleceu no último dia 29 de setembro, aos 90 anos, a atriz Nobuyo Oyama. A informação foi divulgada somente hoje (11) pela agência Actors Seven, que disse que a artista morreu devido à senilidade.
Oyama ficou conhecida no Japão por dar voz ao personagem Doraemon, um dos maiores ícones da cultura pop local, por 26 anos. Ela assumiu o personagem em 1979, quando estreou na TV japonesa uma nova série de Doraemon, que se estendeu até 2005 — quando um novo recomeço foi dado para a animação. Na primeira série, de 1973, o gato robô foi interpretado primeiramente por Kousei Tomita (falecido em 2020), sendo substituído em seguida por Masako Nozawa (o Goku em todas as séries de Dragon Ball).
Outro personagem de destaque na carreira da atriz foi Monokuma, da série de jogos Danganronpa, iniciada em 2010. Ela também o interpretou para a adaptação em animê, em 2012, até ser substituída na franquia em 2016. Na série animada, ainda cantou o tema da 2ª abertura (música abaixo).
Nascida em Tóquio, sob o nome de Nobuyo Yamashita, ela estudou teatro desde muito cedo. Precisou sair de casa e se virar sozinha para se graduar na profissão, já que seu pai desaprovava completamente o seu sonho.
Antes mesmo de se formar, começou sua carreira na TV em 1956, integrando o elenco do dorama Kono Hitomi, da rede NHK. A partir daí, foram dezenas de trabalhos somados entre séries, filmes, programas de TV diversos e animações. Também foi escritora, com dois livros que contam sua experiência de vida (um deles dedicado justamente a seu trabalho com Doraemon), e outros tantos sobre culinária.
Em 2008, quando já estava há 3 anos aposentada de Doraemon, sofreu um infarto cerebral. Em 2012, foi diagnosticada com demência — o que não a impediu de seguir trabalhando por um tempo.
Wasabi Mizuta, atriz que assume Doraemon desde 2005, deu uma declaração (tradução livre):
Estou tão profundamente emocionada com a notícia de sua morte repentina que não sei o que dizer ou como me expressar. Ela era uma grande atriz, e recebi dela um bastão enorme. Mesmo agora, enquanto me apresento, lembro das costas da Sra. Oyama enquanto ela ficava em frente ao microfone. Vou continuar a me aventurar com Nobita e os outros para que possa alcançar essas costas. Muito obrigado por todos esses anos.
Masako Nozawa, sua amiga pessoal, e que foi o Doraemon por um curto período antes de Oyama, também deixou suas palavras:
Peko [apelido de Oyama] e eu somos colegas de dublagem desde o começo e nos conhecemos há muito tempo, então ainda não parece verdade. Eu me lembro como se fosse ontem do sorriso alegre dela, de sempre que nos encontrávamos no estúdio, ela gritava, ‘Mako?!’. Vou sentir sua falta, mas espero que possamos nos reunir com todos “lá” e atuarmos juntos novamente.
Deixamos aqui os nossos sentimentos.
Descanse em paz.
É triste mas é inevitável. Idade avançada não tem pra onde correr. É triste pensar que nos próximos 20 anos perderemos muitas pessoas envolvidas no meio dos animes mais antigos, como vozes originais de vários personagens amados como do Goku, em japonês.
F.
Pois é, preparemos nossos corações.
pior que a substituta dela no Monokuma era uns trinta anos mais jovem e morreu poucos meses atrás,na mesma semana que o Toriyama…
Que descanse em paz.