O Harvey Awards, premiação americana que celebra os quadrinhos, anunciou que incluirá o mangaká Akira Toriyama (1955-2024) no seu hall da fama. O criador de Dr. Slump e Dragon Ball entra para um seleto grupo, que conta este ano com Arthur Adams (Longshot), John Buscema (1927-2002) (Surfista Prateado), Larry Hama (Bucky O’Hare) e Sergio Aragonés (Groo) também recebendo a honraria.
Toriyama é o terceiro mangaká a entrar para o hall da fama. O primeiro a ingressar foi Osamu Tezuka (1928-1989), o “deus do mangá” e criador de Astro Boy, Don Drácula, dentre muitos outros clássicos. No ano seguinte foi a vez de Rumiko Takahashi, a autora de InuYasha e Ranma ½ entrar na lista.
O Harvey Awards é uma premiação que ocorre desde 1988. Em 2018 foi criada a categoria de Melhor Mangá, que antes concorriam na categoria de Melhor Quadrinho Internacional. A categoria já premiou os mangás Minha Experiência Lésbica com a Solidão (2018), My Hero Academia (2019), Atelier of Witch Hat (2020) e Chainsaw Man (2021, 2022 e 2023).
Vale citar que a premiação laureia os mangás lançados no último ano na Terra do Tio Sam, o que pode incluir obras mais antigas. Confira abaixo a lista dos indicados deste ano e suas respectivas editoras brasileiras:
- As Egocêntricas Maldições de Souchi, de Junji Ito (Pipoca & Nanquim)
- Atelier of Witch Hat, de Kamome Shirahama (Panini)
- Berserk – Deluxe #14*, de Kentaro Miura (Panini)
- Delicious in Dungeon: Calabouços e Delícias, de Ryoko Kui (Panini)
- Frieren e a Jornada para o Além, de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe (Panini)
- O Verão em que Hikaru Morreu, de Mokumokuren (Panini)
- Okinawa, de Susumu Higa (licenciado, mas sem editora brasileira anunciada)
- Second Hand Love, de Yamada Murasaki (inédito no Brasil)
- The Shadow Over Innsmouth, de Gou Tanaba e baseado no livro de H.P. Lovecraft (inédito no Brasil)
- Watashi no Enniki, de Maki Fujiwara (inédito no Brasil)
*A indicação se refere à edição deluxe em inglês, lançada pela editora americana Dark Horse e inédita no Brasil.
Já na premiação de Melhor Adaptação de Quadrinhos/Graphic Novel concorrem a peça Attack on Titan: The Musical e o jogo Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Hinokami Chronicles.
Os vencedores serão anunciados na próxima sexta (18) na New York Comic Con.
Fonte: Anime News Network
Imagino se o Toriyama não poderia ter seu nome na calçada da fama assim como desenhistas como Stan Lee etc.
Esse cara merece. Ruim que só vem essas coisas depois que cara vai de F.
Não consigo levar a sério… É triste, mas acho que isso só se deu em decorrência do falecimento e pra chamar a atenção a esse hall, Akira esteve ai por ano, Dragon Ball foi um verdadeiro fenômeno por décadas, e ainda traz hype apesar do declínio significativo de qualidade já faz anos, ainda assim só agora resolveram inclui-lo. Premiação que não passa de modinha.
Merecido. Mas bem que poderiam ter feito isso antes, enquanto o Toriyama ainda estava aqui 😢. Pelo que eu entendi só a "Rumiko Takahashi" recebeu esse prêmio em vida.
Reveja a matéria. Perceba que o primeiro mangaká a ingressar o Hall Da Fama do Harvey Awards foi o Osamu Tezuka. Assim como Toriyama, ele também entrou depois de morto.
Penso que devem incluir antes da pessoa falecer para realmente curtir a homenagem. Incluam logo os que estão idosos!
E a estrela dele tem que ser próxima a do Stan Lee,pois são próximos em importância.
Essa lenda merece todo o reconhecimento possível, pena que nesse caso, não foi em vida, mas antes tarde Duke Nukem.
Merecido.