A Bloomberg noticiou que a desenvolvedora Bandai Namco estaria cancelando projetos e demitindo parte de seu pessoal envolvido neles. Entre os projetos, estão jogos não anunciados de Naruto, One Piece e um “exclusivo para a Nintendo”. Ainda segundo a reportagem, a empresa estaria realizando cortes na área de pessoal, desligando 1.300 funcionários devido aos cancelamentos.

Cerca de 200 funcionários da Bandai Namco teriam sido enviados para a área conhecida como oidashi beya (algo como “sala de expulsão”, em tradução livre). Esta sala tem como objetivo deixar os funcionários sem projetos para trabalhar, o que reflete no seu pagamento. Assim, os funcionários insatisfeitos são levados a se “demitirem voluntariamente”. Uma prática recorrente em algumas empresas japonesas para driblar questões trabalhistas.

A Bandai Namco nega a existência desta prática e afirma que pode levar um tempo até os funcionários serem apontados para novas tarefas após o cancelamento de um projeto, mas que isso não impede que alguns escolham renunciar aos cargos.

Não foram revelados motivos para o corte de pessoal e o cancelamento dos projetos.


Fonte: Anime News Network