A Crunchyroll anunciou que vai exibir em sua plataforma de streaming o filme Gridman Universe, produção que une os personagens das séries animadas do mesmo universo (SSSS.Gridman e SSSS.Dynazenon). O lançamento legendado ocorre na próxima quinta-feira, 24 de outubro, a partir das 21h (horário de Brasília).

Lançado nos cinemas japoneses em março do ano passado, o longa é dirigido por Akira Amemiya, o mesmo dos dois animês antecessores. A história se situa mais ou menos um ano após o fim de SSSS.Gridman, quando um ataque kaiju faz com que o então desmemoriado Yuta tenha que sair da vidinha comum e se fundir novamente com Gridman para a batalha. Pra completar, um fenômeno desconhecido está unindo universos, com os personagens de SSSS.Dynazenon indo parar no mundo de Yuta e companhia.

Também foi garantida pela Crunchyroll a exibição do filme SSSS.DYNAZENON Grand Episode, que é só uma recapitulação de toda a série SSSS.Dynazenon. Esse estreia na plataforma em 12 de dezembro.

SSSS.Gridman estreou em outubro de 2018 no Japão, sendo uma parceria da Tsuburaya com o estúdio de animação Trigger (Little Witch Academia). Os 12 episódios são levemente inspirados na série tokusatsu Gridman (de 1993), trazendo a história de Yuta Hibiki, um estudante que sofre de amnésia. Um dia ele entra em contato com Gridman através de seu computador e, com a ajuda de seus colegas, vai em busca de seu passado — mas sua vida muda drasticamente com o surgimento de um kaiju.

A série foi sucedida em 2021 com SSSS.Dynazenon, que acompanha um grupo de estudantes que se unem como copilotos do robô Dynazenon, auxiliando um “usuário de kaiju” chamado Gauma a lutar contra as ameaças gigantes.

No Brasil, ambas as séries estrearam pela Funimation, migrando em seguida para a Crunchyroll (que absorveu boa parte do conteúdo da outra plataforma após a fusão das empresas).

 

Gridman: o original e o adaptado

o personagem Gridman

Imagem: Divulgação/Tsuburaya

Para os brasileiros, Gridman é antes de tudo Superhuman Samurai Syber-Squad (ou “só” Superhuman Samurai). Foi assim que o personagem foi apresentado na extinta TV Manchete entre 1996 e 1997, com uma série americana produzida pela DiC Entertainment adaptando o tokusatsu (aos moldes do que a Saban fazia com Power Rangers).

Denkou Choujin Gridman, o original do Japão, totalizou 39 episódios de 1993 a 1994, sendo uma produção da Tsuburaya — a mesma de Ultraman, cujo visual tem bastante semelhança. Contava as aventuras de três garotos que são experts em computação e criam um videogame. Certa vez, eles recebem um pedido de ajuda de Gridman, que veio de uma realidade virtual, para prender o vilão Kahn Digifer (uma espécie de mistura de Darth Vader e Satan Goss). O jovem Naoto se une a Gridman para evitar catástrofes que podem ameaçar a paz da cidade Sakuragaoka e até mesmo o mundo real. Em contrapartida, Digifer adota outro jovem, Takeshi Todo, como criador de seus monstros gigantes.

Em 1994 surgiu a versão ‘SSSS’ da DiC, que apresenta o adolescente Sam Collins (interpretado por Matthew Lawrence, de Uma Babá Quase Perfeita), que um dia recebeu um pedido de socorro do programa de computador Servo. Sam se une ao herói gigante da realidade virtual ao tocar uma nota em sua guitarra e dizer “Samurize!“.  Ao seu lado estão o baterista Tanker, a tecladista Sydney e o baixista (e autodeclarado “cadete espacial”) Amp, que pilotam veículos que formam uma armadura especial para Servo. O grande vilão é Kilokhan, um vírus de computador que conta com a ajuda do estudante Malcolm Frink (apelidado como pedaço de carne) para criar os gigantes Mega-Virus da semana. ForaM ao todo 53 episódios.


Fonte: Crunchyroll