Há alguns dias, foi anunciado Mobile Suit Gundam SEED: FREEDOM ZERO, um prólogo ao filme Gundam SEED: FREEDOM. Não está claro se é um filme, um episódio especial, um animê seriado ou outro formato.
O argumento foi escrito por Chiaki Morosawa e Shigeru Morita há 20 anos, ou seja, provavelmente quando começaram a planejar o filme, anunciado em 2006 — o projeto original era um OVA.
SEED: FREEDOM saiu este ano no Japão, após uma longa espera (em 2021, imaginava-se que o filme já tinha sido cancelado), e se passa após SEED Destiny.
A direção do filme éde Mitsuo Fukuda, e a produção está em reexibição especial no Japão.
Mobile Suit Gundam SEED (Kido Senshi Gandamu SHIDO) foi originalmente exibido de 2002 a 2003, com uma sequência, Gundam SEED Destiny, entrando no ar de 2004 a 2005 — ambas estão disponíveis na Crunchyroll.
A trama se passa no ano 70 da Era Cósmica (diferente do Século Universal do animê original de 1979), quando uma guerra entre a Aliança Terrestre e as colônicas espaciais da Aliança Zodiacal do Tratado de Liberdade (ZAFT é a a sigla em inglês) está em curso.
A humanidade é dividida entre os humanos “normais”, chamados de Naturais, e os humanos com genética alterada (pela engenharia genética), conhecidos como Coordenadores. Em lados diferentes da guerra, os antigos amigos Kira Yamato e Athrun Zala não fazem ideia das forças que estão por trás desse conflito.
A roteirista original dessas animações, Chiaki Morosawa, faleceu em 2016, aos 56 anos, por uma dissecção da artéria aorta, que é um rasgo na camada interna da artéria (a mesma causa mortis de Kentaro Miura).
O animê também inspirou o spin-off Mobile Suit Gundam SEED C.E.73: Stargazer, um ONA de 3 partes, lançado em 2006 no Japão.