A Pockterpair, desenvolvedora de Palworld, anunciou em seu site que está sendo processada pela Nintendo e pela The Pokémon Company por violação de direitos de três patentes — a empresa lista as patentes número 7545191 (registrada em 27 de agosto deste ano), 7493117 (registrada em maio deste ano) e 7528390 (registrada em julho deste ano).
Essas patentes incluem elementos de mecânica como a Phal Sphere (jogar uma bola e pegar um monstro). A Nintendo registrou (em alguns casos, atualizou) patentes de mecânicas após o lançamento do Palword, em 18 de janeiro de 2024.
Assim sendo, uma eventual vitória da Nintendo/TPC representaria um risco a todos os jogos com mecânicas minimamente similares a Pokémon — mesmo quando lançados antes da atualização/registro das patentes. A ação pede pagamento de 5 milhões de ienes (em torno de 188 mil reais) e indenização por danos.
Também fica evidente o quanto a Nintendo se preocupa, talvez não apenas com Palworld em si, mas com o que o sucesso do jogo pode representar para o nicho de fãs de jogos ao estilo Pokémon.
A Pocketpair também afirma que seguirá com o processo de litígio e não responderá a questões individualmente.
Palworld foi lançado em 18 de janeiro — o game é popularmente chamado de “Pokémon com armas” e, desde o lançamento, muitos comentários nas redes surgiram comparando modelos e outros elementos do jogo com a franquia Pokémon (embora no Brasil o mais chamativo tenha sido a tradução, com um texto cheio de “pal”).
Em julho, a empresa fechou uma parceria com a Sony para expandir a franquia.
Fonte: Pocketpair
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
Patentear mecânicas após Palworld ser lançado é um jogo sujo, mas muito sujo da Nintendo.
Pra começo de conversa só a ideia de patente pelo menos nesse contexto já é suja. Ideias simples não deveriam ter "direitos autorais", é como se você tivesse direitos exclusivos sobre um acorde musical específico por exemplo. E a Nintendo deve saber muito bem o quão gananciosa ela é e tá sendo nessa situação, ela tem um ego gigante e pra ser a maior do mercado de games ela o fará a qualquer custo, mesmo que isso custe deslealmente tanto pra concorrência quanto pra quem consome os produtos da Nintendo. E isso não vai parar enquanto não existir ninguém grande o suficiente pra peitar a Big N em todos esses anos de protecionismo deles.
A situação não é tão banal assim. Se pesquisar pelos números das patentes (recomendo o Google Patents, caso queira conferir), é possível observar que elas estão relacionadas com uma patente de "2021", registrada no Japão (onde o processo está ocorrendo), que também descreve o sistema de capturas; e com uma outra patente de "2022", registrada nos EUA, mas que ainda se encontra com o status de pendente.
Por mais que muita gente desaprove as atitudes da Nintendo, ela jamais faria isso sem ter uma base legal.
Aí que tá, sendo patente antiga ou não, a Nintendo fez o possível pra procurar pelo em ovo. Ela viu que não poderia processar por plágio então procurou alguma patente qualquer que ela tinha + algumas que ela fez depois pra usar de arma contra o jogo. Eu sinceramente duvido que ela tinha sido a única empresa a usar as patentes que a Nintendo tanto "ama" nos seus jogos, a Nintendo tá aproveitando o hype desse jogo pra atacá-lo e nada mais. E enquanto isso, melhorar os próprios jogos de Pokémon dela ela não quer…
Nintendo é fdp demais.