O estúdio americano Mad Cave anunciou que lançará novos conteúdos, histórias e adaptações modernas de SpeedRacer. Não foram revelados mais detalhes sobre os frutos da parceria entre a empresa dos EUA e a Tatsunoko, assim como as mídias ou datas de lançamentos.
Mari Yamauchi, Diretora de Negócios Internacionais da Tatsunoko, disse que a empresa está “animada pela parceria com a Mad Cave Studios para trazer histórias novas e originais aos fãs de todas as gerações”.
Mark Irvin, presidente da Mad Cave, disse que sua companhia está “honrada em trabalhar com a Tatsunoko Productions para levar novas histórias aos fãs” e que “irão explorar a rica história e apelo atemporal dos personagens enquanto entrega novas histórias”.
Esta parceria não é novidade. Em junho as empresas se uniram para lançar uma HQ de Gatchaman – também conhecido como G-Force ou Batalha dos Planetas, dependendo da versão.
Speed Racer(Mach GoGoGo) é um mangá de Tatsuo Yoshida seriado originalmente na Shonen Book, da Shueisha, de 1966 a 1968, rendendo dois volumes encadernados. Narra a trajetória de um piloto de corridas que enfrenta competições absurdas, lidando com obstáculos mortais em seu carro especial, Mach 5, desenvolvido pelo pai.
A obra inspirou uma animação de 52 episódios pelo estúdio Tatsunoko Productions, exibida no Japão de 1967 a 1968 – a série teria vindo para cá pela Rede Globo ainda em 1969, onde chegou a ser chamada de Capitão Meteoro. Nos anos 1970 estreou na TV Tupi com o nome original, onde acabou ficando mais conhecida.
Depois disso, teve passagem em diversos canais ao longo das décadas, ganhando também uma nova dublagem nos anos 1990.
Em 1997, a Tatsunoko lançou um outro animê no Japão, Shin MachGoGoGo, também conhecido como Speed Racer X, com 34 episódios. Esse veio para cá em 2003, pelo Cartoon Network, sob o nome As Novas Aventuras de Speed Racer – não confunda com uma animação americana, The New Adventures of Speed Racer (1993), de 13 episódios. Em 1997, foi lançado também o mangá Mach GoGoGo!, por Toshio Tanigami, com 2 volumes.
A editora Conrad lançou o mangá original por aqui em uma versão “especial” de volume único em 2002, com histórias “selecionadas” (ou seja, com tudo picotado). A editora NewPOP relançou a obra, desta vez na íntegra, em 2009. Um quadrinho americano inspirado na série foi lançado pela editora Wildstorm nos EUA em 1999, chegando por aqui em 2000 pela editora Abril.
Eu tenho uma minissérie feita por americanos em três partes lançada pela Abril nos anos 2000, bem legal