No último dia 13, faleceu o poeta, tradutor e compositor japonês Shuntaro Tanikawa. Ele tinha 92 anos. Não foi revelada a causa de sua morte, mas sua família informou que um velório particular foi realizado apenas para pessoas próximas, com seu filho mais velho Kensaku à frente da despedida.
Tanikawa nasceu em Tóquio em 1931 e era filho do filósofo Tetsuzo Tanikawa. Começou sua carreira na escrita bem jovem, publicando seu primeiro livro, Nijū Oku Kōnen no Kodoku (Dois Bilhões de Anos-Luz de Solidão, em tradução livre), quando tinha apenas 20 anos.
Ainda na literatura, foi autor de diversos outros livros, além de tradutor — incluindo a adaptação para o japonês das tirinhas do Minduim (Peanuts). Em 1989 ganhou o Prêmio do Livro Americano por seu livro de poemas Floating Down the River of Melancholy (Flutuando pelo Rio da Melancolia, em tradução livre).
Entre seus diversos trabalhos na música, se destacou por traduzir as clássicas canções da Mamãe Gansa para as crianças japonesas. Na TV, foi responsável pelas músicas temas da versão original de Astro Boy, Big X e Phoenix.
Por falar em Phoenix, é seu o roteiro do filme live-action lançado em 1978. Mas sua contribuição para o cinema renderia mais um grande fruto ao compor a letra de “Sekai no Yakusoku”, o tema principal de O Castelo Animado — cujo arranjo foi feito por Joe Hisaishi, com a interpretação de Chieko Baisho (voz da Sophie no filme).
Deixamos aqui nossos sentimentos para a família e amigos, junto ao agradecimento por sua contribuição para a cultura.
Fonte: Anime News Network
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
VÁ EM PAZ, VELHO GUERREIRO!
Descanse em paz.
Que descanse em paz.