Foi lançado ontem (17) o novo single de Ricardo Cruz, agora em parceria com a cantora japonesa Nana Kageyama — filha do lendário intérprete de animesongs Hironobu Kageyama. Já disponível nas principais plataformas digitais, a faixa se chama “Enter the Trance”, e é mais uma música que deve integrar o projeto Invasion Zone.
O lançamento veio acompanhado de um videoclipe, dirigido por Ariel Wollinger, com direção artística de Luciana Tolentino junto ao próprio Ricardo, trazendo uma miscelânia visual que complementa a mensagem da música.
Confira:
Segundo Ricardo Cruz, a ideia da parceria surgiu antes da pandemia, ainda em 2019, sendo desenvolvida ao longo desse tempo. Tudo surgiu de um desejo em produzir algo dançante, unindo o gosto de ambos pela arte (Nana é dançarina profissional, inclusive) e referências em comum, como Michael Jackson.
A composição melódica partiu do brasileiro, e a cantora japonesa gostou logo de cara, encaminhando o arranjo — que foi complementado por Lucas Araujo, músico que acompanha Ricardo em todas as canções do Invasion Zone.
Em visita ao Japão no ano passado, Ricardo gravou com Nana o clipe em um pequeno estúdio de chroma key. O conceito visual que complementou essa gravação veio depois, com os dois personificando ondas sonoras de uma transmissão intergaláctica, que vai espalhando a mensagem de liberdade da letra por diferentes povos do universo.
Aquele começo com a “cabeça-antena” acordando e soltando um raio… eu e a Nana somos esse raio. Ao longo do clipe esse raio vai chegando em diferentes planetas — comenta Ricardo.
Nessa aventura intergaláctica é impossível não notar também influências de filmes antigos de ficção científica e da clássica série tokusatsu Ultraman. O músico promete trazer em breve um making of e um material complementar com um depoimento de Nana Kageyama sobre a música.
Acesse o single na sua plataforma de preferência abaixo:
O Invasion Zone tem como objetivo ser um álbum que traz experimentações musicais, que misturam influências de Ricardo Cruz que vão além da sua tradicional carreira com animesongs. A faixa-título surgiu em 2020, homenageando os monstros gigantes para uma coleção do jogo Magic: The Gathering.
Depois dela, já foram lançados “Sick Love”, “Startrip Ecstasy”, “Cosmic Stravaganza” e “Machine Dreamer”, todas acompanhadas por algum clipe especial.
Sobre Ricardo Cruz
Fã da cultura pop desde criança, Ricardo Cruz tornou-se um porta-voz dos heróis japoneses no país com uma carreira musical no Japão desde 2005, quando se tornou integrante da banda JAM Project — grupo vocal de cantores veteranos de temas de animês, filmes, séries e jogos. Em 2019, compôs e interpretou a música “Uncrowned Greatest Hero”, o tema oficial da segunda temporada da série One-Punch Man.
Sua voz também pode ser escutada em temas brasileiros de séries da franquia Os Cavaleiros do Zodíaco, além de Dragon Ball Super e Hunter x Hunter (1ª versão).
Ao lado do guitarrista Lucas Araujo, Ricardo alimenta o seu canal do YouTube com o projeto Anison Lab, com diversas versões de temas populares e até obscuros de animês e tokusatsu.
Acesse o canal em youtube.com/RicardoCruzOfficial
Sobre Nana Kageyama
Cantora, compositora e dançarina, Nana Kageyama nasceu em Tóquio e cresceu sobre uma forte influência musical, muito graças ao seu pai, Hironobu Kageyama — conhecido por ser o cantor original de temas de séries famosas como Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodíaco e Changeman.
Aos 15 anos de idade, começou a carreira na dança, e tempos depois participou de eventos de animê como coreógrafa e também dançarina e apresentadora. Durante uma experiência em um escritório da agência espacial japonesa (!) após se formar, começou a desenvolver seu lado musical.
Desde então, compôs em parcerias com o próprio pai (especialmente durante a pandemia) e também para outros artistas do meio, como Masami Okui. Lançou diversos singles solo a partir de 2022, bastante voltados à música pop.
Clique aqui para acessar os links dos trabalhos de Nana Kageyama.
Ricardo Cruz esta tentando licenciar a franquia Super Sentai no Brasil negociando com a Hasbro a licença para liberar projetos que ele está planejando.
Caraca, isso é sério? Será por isso que recentemente vazaram aquelas dublagens de Liveman e Jetman? Porque pelo menos no caso de Liveman o nome do Ricardo aparece nos créditos finais. Inclusive, acho que seria interessante o JBox falar sobre esses recentes vazamentos, já que dubladores famosos estão no elenco.
Sim vazou foi guardado em segredo desde 2020 foram dublados compilados em formato de filmes Bioman, Liveman e Dairanger e Jetman foi dublado por episódios.
Jbox não pode divulgar essa notícia é confidencial isso pode queimar a imagem de pessoas envolvidas.
Ele poderia fazer como foi feito nos livros do Jaspion e Jiraiya: uma campanha de arrecadação com os fãs para adquirir os direitos das séries e bancar uma dublagem. Divulgando em canais grandes (como o TokuDoc) seria uma uma ótima estratégia de divulgação também. Eu com certeza colaboraria.
Isso foi financiamento coletivo Ricardo Cuz mais um grupo fechado de fãs que ostentou o material por anos em segredo, ouvia esse rumou dessa dublagem desde 2021 em lives com os dubladores afirmava que dublou super sentai e a Leticia Quinto dublava Jaspion se confundiu com outra série.
Ricardo Cruz está caprichando em seus últimos clipes… Sem contar na promissora Mozu editora.