Popular no Brasil graças às exibições pelo SBT no fim dos anos 1990, a série animada Mega Man foi lançada oficialmente no Japão, após 30 anos de sua produção, sob o título de Rockman USA.
Os 13 episódios da 1ª temporada do desenho (que teve duas temporadas) estão disponíveis localmente em serviços de streaming com Amazon Japan, Video Market e Fuji TV, além de um lançamento físico em DVD, tudo apenas legendado em japonês.
O vídeo promocional do lançamento traz a icônica abertura da animação (link abaixo pelo canal independente Rockman Corner):
Mega Man foi uma produção da extinta empresa americana Ruby-Spears (a mesma do desenho da Punky, do Rambo e dos Centurions) junto ao estúdio japonês Ashi Productions, baseada na série de jogos da Capcom. Apesar do envolvimento de uma equipe de animadores nipônicos, o produto tinha como foco o mercado dos Estados Unidos, acompanhado de uma linha de brinquedos da Bandai derivada dos personagens.
Aproveitando a chegada da série ao Japão, o animador Nobuyoshi Habara usou sua conta pessoal no X para contar de seu envolvimento com a abra, compartilhando curiosidades anteriores ao projeto, até sua participação na concepção da abertura.
Segue abaixo suas palavras em tradução livre (a partir da tradução do site Rockman Corner), com algumas anotações:
Provavelmente por volta de 1993 [nota do editor: há fontes que dizem ser 1992], desenhei duas ilustrações para o documento de planejamento de um projeto de “Rockman” (série animada para TV). De alguma forma, parece que os acetatos disso [nota: células de animação no modelo tradicional, pintadas à mão] agora estão em posse de alguém no exterior. A ordem era redesenhar os personagens para o animê de TV, mas o projeto em si foi cancelado. Talvez minhas ilustrações tenham se afastado muito do material de origem?
Mais tarde, trabalhei em quadros-chave para um comercial de TV promovendo o “Charakobatti” da Bandai, que apresentava “Street Fighter” e “Rockman” [nota do editor: essa era uma linha de brinquedos que consistia em discos de metal com um lançador, semelhante e antecessora ao Beyblade; ver o vídeo abaixo]. Talvez relacionado a isso, também assumi o design de personagens para um projeto de aproximadamente 10 minutos, intitulado “Rockman’s Traffic Safety”, criado para exibições escolares. Para este projeto, fiz um grande esforço para me manter fiel ao estilo de arte original.
Algum tempo depois disso, começou na Ashi Productions a produção da adaptação norte-americana de Rockman, intitulada MEGA MAN, em colaboração com uma empresa americana [nota: a Ruby-Spears]. O cenário, o design e os storyboards foram todos tratados pela equipe americana. Como eu parecia ter alguma disponibilidade na época, eles me pediram para trabalhar na sequência de abertura. Acredito que isso foi por volta de 1994.
Recebi os storyboards da abertura, que haviam sido criados nos EUA. O gerente de produção então perguntou: “Você pode terminar os quadros-chave em duas semanas?” No entanto, com cenas complexas apresentando vários personagens lutando, enquanto a câmera fazia panorâmicas em tomadas aéreas, isso parecia impossível. Então, concordei em assumir o trabalho com a condição de que pudesse revisar os storyboards.
Após receber a aprovação do lado americano, redesenhei tudo em apenas três dias. Quatro de nós, incluindo eu, trabalhamos nos quadros-chave, incorporando algumas ilustrações que haviam sido feitas para o filme piloto [nota: material usado para a venda da série; ver vídeo abaixo].
Quando a animação completa foi enviada, ouvi que ambos ficaram incrivelmente surpresos e satisfeitos. Inicialmente, meu nome não apareceria nos créditos, mas depois de terem visto o produto final, eles decidiram incluí-lo.
Não participei da animação principal do MEGA MAN porque estava servindo como diretor de animação para outro projeto na época [nota: é difícil precisar de qual projeto ele está falando, mas em 1994 Habara esteve envolvido com a série de OVAs Bakuen Campus Guardress]. No entanto, devido à recepção extremamente positiva da abertura do MEGA MAN, fui convidado para trabalhar como artista de storyboard no projeto animado seguinte da empresa [nota: aqui ele deve se referir à série Skysurfers, último trabalho do Ruby-Spears, exibido no Brasil pelo Multishow]. De fevereiro a junho de 1995, trabalhei em uma empresa em Los Angeles.
Após esse breve envolvimento com a série de TV nipo-americana, Nobuyoshi Habara teve outros trabalhos pontuais com a franquia do robô da Capcom, tanto na TV quanto nos games (ele está na equipe de animação do Mega Man X4, lançado para PlayStation e Sega Saturn em 1997, por exemplo). O veterano também segue firme na indústria de animê, sendo um de seus trabalhos mais recentes a direção de AMAIM Warrior at the Borderline. Ah, ele também chegou a dirigir sequências de animação do Shurato, outro sucesso aqui no Brasil (postou até acetatos da vinheta de intervalo dia desses).
Enquanto o Japão recebe Mega Man (ou Rockman USA) pela primeira vez, por aqui a animação segue fora do ar desde a sua última exibição no SBT, lá pelo ano 2000. Resta recorrer aos famosos “meios alternativos”.
Fonte: Rockman Corner [1], [2]
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