O fim de Ao Ashi está próximo, como informa o autor da obra, Yugo Kobayashi, em carta publicada pela conta oficial da série no X. Segundo o texto do mangaká, o último volume será o de número 40, encerrando o arco do Barcelona.
A mensagem foi divulgada em inglês, francês e, claro, japonês. Abaixo segue a tradução livre da carta:
Para todos os amantes de Ao Ashi,
Eu sou o autor do mangá, Yugo Kobayashi. Obrigado por sempre me apoiar.
Ao Ashi vai chegar ao seu último capítulo com a conclusão do atual arco do Barcelona.
Quando Ashito entrou para o time-A no volume 11, os oponentes seguintes eram Kawashima, Tokyo V, Funabashi, Aomori, e Barcelona. Tudo isso já estava decidido naquela época (eu só estava pensando se deveria incluir a partida Ganon-Osaka ou não), e eu acho que serei capaz de terminar essa história, que progrediu junto com o crescimento de Ashito, com tudo totalmente retratado.
O número total de volumes é de 40, que também é um belo número redondo. Vou dar o meu melhor para colocar o meu entusiasmo nos próximos dois volumes, então por favor esteja comigo até o fim. É graças a vocês, os leitores, que Ao Ashi cresceu tanto.
Atualmente no Japão, Ao Ashi acabou de ter seu 38º volume publicado (foto ao lado). Os capítulos saem na revista Big Comic Spirits, da editora Shogakukan, desde 2015. No Brasil, a JBC publica os encadernados desde 2022, com o título de Ao Ashi: Craques da Bola — 10 volumes estão disponíveis no mercado nacional no momento.
O enredo acompanha o jovem Ashito Aoi — cuja forma natural de dar apelido para esse nome em japonês seria chamá-lo de “AoAshi”, que soa igual a “pé azul”. O jogador de futebol acaba ingressando no time da escola Tokyo Esperion, e então acompanhamos o seu avanço pelas categorias de base da modalidade.
A adaptação animada produzida pelo estúdio Production I.G. em 2022 teve 24 episódios, sendo exibida por aqui via Crunchyroll, incluindo opção de dublagem em português.
Fonte: Ao Ashi (X) via ANN
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.