No último dia 20, Akira Kushida, lendário cantor de temas de séries tokusatsu como Jaspion e Jiraiya, entre muitas outras, divulgou uma carta com notícias sobre sua saúde e seu futuro profissional. Kushida destacou sua recuperação contínua e o desejo de retomar as apresentações gradualmente, demonstrando muito otimismo e gratidão pelo apoio recebido ao longo do último ano.

A mensagem, assinada por sua assessoria de imprensa, revelou que o cantor segue em tratamento ambulatorial após enfrentar momentos muito críticos em 2024, graças à grave pancreatite que colocou sua vida em risco. Aos 78 anos de idade, mostrando cada vez mais que é uma verdadeira força da natureza, ele garantiu aos fãs que está determinado a continuar se fortalecendo e que mal pode esperar para cantar novamente junto com eles.

Confira na íntegra a carta (tradução livre): 

A todos que sempre apoiam Akira Kushida e àqueles que se preocuparam em saber como “Kussy” está, nosso muito obrigado.

Já se passou um ano desde que Kushida ficou doente. E seis meses se passaram desde que ele teve alta após meio ano de internação.

A pancreatite aguda de Kushida foi severa. Ao refletir sobre o fato de que houve momentos em que sua vida esteve em risco, sentimos gratidão por ele agora poder viver e estar fortalecendo sua saúde aos poucos.

Acreditamos que isso marca um novo estágio de crescimento para ele. Passo a passo, mesmo que o progresso seja lento às vezes, queremos avançar firmemente.

Com relação a apresentações e outras atividades, planejamos retomá-las gradualmente, sempre consultando sua condição física.

Kussy está alegre e otimista. Ele está ansioso para cantar junto com todos vocês novamente!
Estamos animados por esse dia e agradecemos profundamente o apoio contínuo a Akira Kushida.

Muito obrigado.

Abaixo a carta como foi divulgada, em japonês:

imagem: carta de akira kushida

Imagem: Reprodução/X

Um ano de desafios

Em janeiro de 2024, a notícia da internação de Kushida devido a uma pancreatite aguda chocou os fãs ao redor do mundo. O diagnóstico chegou poucos dias antes de sua aguardada apresentação no show THE KING 2024, que precisou ser cancelada. Na época, o quadro de saúde do cantor foi considerado crítico, o que levou a uma longa hospitalização.

Durante meses, Kushida permaneceu em recuperação. Em junho de 2024,  mesmo hospitalizado0, gravou um vídeo emocionante cantando “Tsuyosa wa Ai da”, tema de encerramento de Sharivan. Mas o momento mais surpreendente viria em agosto de 2024, quando Akira Kushida fez uma aparição inesperada no Anime Japan Fes 2024. Apesar de ainda estar em recuperação, subiu ao palco junto com seus antigos parceiros de anisong, como Takayuki Miyauchi e MoJo, e emocionou o público com sua voz e carisma inconfundíveis. 

Miyauchi, MoJo e Kushida no Anime Japan Fes 2024 | Foto: Reprodução

Já no início de 2025, Kushida retomou sua conexão com a música de forma ainda mais significativa. Ele emprestou sua voz poderosa à trilha sonora do animê The Red Ranger Becomes an Adventurer in Another World (Sentai Red Isekai de Boukensha ni Naru), lançado na Crunchyroll há poucos dias. A música, “Maximum Kizunakaiser Bakugen“, acaba sendo uma forma de homenagear os 50 anos da franquia Super Sentai, que contou com tantas músicas de Kushida ao longo das décadas. 

Desejamos que Akira Kushida siga em franca recuperação para continuar nos brindando com sua inconfundível voz e fazer o que sabe de melhor: cantar e emocionar seu público.

 

Perfil

Akira Kushida começou sua carreira na virada dos anos 1960 para os 70, focado em sua paixão pelo soul e R&B. Mas foi a partir da gravação de uma música para a trilha japonesa do filme Mad Max, de 1979, que ele iniciou a parceria com o compositor Chummei Watanabe, que transformaria sua voz em um ícone das trilhas de animê e tokusatsu.

Entre as séries mais conhecidas no Brasil, Kushida participa de temas de JaspionJiraiya, Jiban e, mais recentemente, Dragon Ball Super.

Saiba mais sobre a sua carreira no perfil do cantor em nosso canal:


Fonte: @SnowkeyStaff (X)


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.