Pela primeira vez na história das artes do país, um profissional da animação fará parte do corpo da Academia de Artes do Japão. Yoshiyuki Tomino, conhecido como o principal responsável pela concepção da franquia Gundam, está entre os 15 artistas nomeados pelo governo japonês.

Aos 83 anos, Tomino será nomeado ao lado da renomada atriz Chieko Baisho (também com 83 anos), acompanhados por artistas de destaque no teatro, literatura, pintura, artesanato, arquitetura, música e fotografia. Todos foram escolhidos por votação, que envolveu 62 candidatos.

Como membro da academia, o animador terá, além da honra, benefícios econômicos. Cada membro (serão 115 com os novatos, sendo que o limite é de 120) tem atribuição de funcionário público em regime de meio período, recebendo uma pensão anual de 2,5 milhões de ienes. A nomeação oficial pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia ocorre no próximo dia 1º de março.

O portal da Asahi destaca que houve uma queda no número de mulheres em relação a 2024. No total, serão 88 “cadeiras” para homens, e 27 para mulheres.


Fonte: Asahi


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.