Pela primeira vez na história das artes do país, um profissional da animação fará parte do corpo da Academia de Artes do Japão. Yoshiyuki Tomino, conhecido como o principal responsável pela concepção da franquia Gundam, está entre os 15 artistas nomeados pelo governo japonês.
Aos 83 anos, Tomino será nomeado ao lado da renomada atriz Chieko Baisho (também com 83 anos), acompanhados por artistas de destaque no teatro, literatura, pintura, artesanato, arquitetura, música e fotografia. Todos foram escolhidos por votação, que envolveu 62 candidatos.
Como membro da academia, o animador terá, além da honra, benefícios econômicos. Cada membro (serão 115 com os novatos, sendo que o limite é de 120) tem atribuição de funcionário público em regime de meio período, recebendo uma pensão anual de 2,5 milhões de ienes. A nomeação oficial pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia ocorre no próximo dia 1º de março.
O portal da Asahi destaca que houve uma queda no número de mulheres em relação a 2024. No total, serão 88 “cadeiras” para homens, e 27 para mulheres.
A primeira série animada Mobile Suit Gundam (Kido Senshi Gandamu) conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980 e hoje disponível com legendas em português na Crunchyroll.
Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão na Netflix, com legendas -- o streaming possui também os filmes Gundam: Char Contra Ataca e Gundam: Hathaway, que se passam após a série original.
O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.
A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.
Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, incluindo o original, foram exibidos via streaming pela Crunchyroll e Netflix.