Durou pouco a festa dos fãs brasileiros de Cardcaptor Sakura. Após três episódios remasterizados adicionados ao YouTube pelo canal NAISU TV no início dessa semana, todos acabaram sendo removidos por uma ação indevida da plataforma.

Segundo comunicado da distribuidora Artworks Entertainment, os episódios caíram devido a uma ativação do sistema do CODA (Content Overseas Distribution Association), que fiscaliza o uso indevido de obras que violam os direitos autorais. A empresa ainda frisa que possui todos os direitos para a exibição de forma legalizada, e está em contato direto com a NHK (emissora que exibiu Cardcaptor Sakura originalmente no Japão) para resolver a questão o quanto antes.

Enquanto se resolve a pendência com o YouTube (que aparentemente é a mesma questão que envolveu o adiamento de Future Boy Conan), o animê deve continuar indo ao ar normalmente na TV Cultura. A série é exibida de segunda a quarta, dentro do programa Antimatéria, que começa às 18h30. Lembrando que a emissora disponibiliza em seu site a transmissão da programação via streaming.

Criado pelo grupo CLAMPCardcaptor Sakura nasceu como mangá, sendo publicado de 1996 a 2000 na revista Nakayoshi, reunindo 12 volumes encadernados.

A adaptação animada produzida pelo estúdio Madhouse (o mesmo de Death Note), entre 1998 e 2000, narra em 70 episódios as aventuras da pequena Sakura Kinomoto, uma estudante do ensino fundamental que libera sem querer dezenas de cartas mágicas de dentro de um livro. Com ajuda do antigo guardião dessas cartas, Kero, Sakura descobre poderes mágicos para recuperar cada uma delas e evitar que algo terrível aconteça.

Com o título de Sakura Card Captors, o animê foi exibido no Brasil a partir de novembro de 2000 pelo Cartoon Network, e em seguida pela Globo. O mangá foi a entrada da editora JBC nesse segmento, quando foi publicado por aqui em 2001 no formato “meio-tanko”, ganhando anos depois uma nova edição seguindo a numeração japonesa.

Em 2020, a Artworks Entertainment assumiu a distribuição da série animada no Brasil, resgatando a dublagem original e completando algumas lacunas — músicas de abertura e encerramento, inéditas em português, ganharam versões em nosso idioma. Com o título original de Cardcaptor Sakura, o animê foi transmitido nessa “nova montagem” pelo canal Loading. Agora em 2025, uma versão ainda mais completa vai ao ar, com localizações de créditos e alguns textos de dentro da série, bem como regravações dos primeiros temas de abertura e encerramento pela cantora da dublagem original, Soraya Orenga.

Um café temático oficial da série estava previsto para ser inaugurado em São Paulo no último dia 14, mas teve de ser adiado.

 

Veja mais:

⇒ Confira nossa matéria especial sobre Cardcaptor Sakura

⇒ Confira nossa matéria especial sobre Sakura Card Captors: A Carta Selada

⇒ TriviaBox: CARDCAPTOR SAKURA, o Clamp, o shoujo e Clear Card


Fonte: Comunicado de imprensa


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.