Hoje (08), Chiaki J. Konaka soltou um texto em inglês comentando a polêmica relacionada a apresentação de Digimon Tamers, contendo um vilão chamado Politicamente Correto.
Ele começa dizendo que o conteúdo da peça é de responsabilidade total dele e não da Toei nem do Comitê de Organização da DigiFest. Ele lembrou que a apresentação é voltada ao público japonês e impossível de ser assistida legalmente no exterior, e, por isso, não teria obrigação de dar qualquer satisfação.
Apesar disso, já imaginava que eventualmente a peça ficaria disponível com legendas em meios alternativos e comentaria o caso mesmo assim.
Ele explica que não se pronunciou pois o evento ficou disponível por pay-per-view até o dia 7. Também conta que planejava fazer uma continuação de Digimon Tamers, intitulada no texto Digimon Tamers 2020, mas ela foi cancelada há tempos.
O roteirista comenta que se inspirou nesse projeto de continuação mas, devido ao formato da peça, não havia tempo para explicações, então ele criou um “inimigo virtual” para facilitar. Sua intenção original era trabalhar o personagem Malicebot, vilão em um áudiodrama de 2018, mas o formato não permitia.
Konaka diz ter usado palavras controversas, sem ter a intenção de ofender qualquer pessoa ou grupo. Segundo ele, se trata do Japão, “onde toda a mídia [ou imprensa] mainstream insiste chamar um teste PCR positivo de ‘infectados confirmados'” [alguns cientistas afirmam que o teste pode captar o vírus morto, mas o PCR segue como o principal teste para diagnosticar a doença].
Ele também afirma que os números estão aumentando todos os dias há quase 2 anos. Segundo o próprio, no início da pandemia, ele parou de acessar o Twitter e de assistir à CNN/EUA, a qual tinha assinado na TV a cabo para “saber o que realmente ocorria”, e atualmente lê o material de “jornalistas independentes e alternativos”, vindos de “fontes abertas” [open source].
Ele ainda diz que, na sua opinião, a “COVID-19 com certeza é real, mesmo sem o SARS-CoV-2 ter sido isolado e segregado”. Konaka ainda se diz frustrado com exclusão dos tais jornalistas alternativos das grandes plataformas e que a “contra-perspectiva” está sendo escondida. Segundo ele, esses sentimentos foram refletidos nas “palavras fortes de Yamaki”.
Konaka ainda acrescenta que o roteiro foi escrito no começo do outono [primavera no Japão] e a situação mudou de lá até agora. “Não é [mais] tanto sobre o Japão quanto é sobre as novas dificuldades de países ao redor do mundo. Então, não é mais oportuno mandar [essas?] mensagens ao resto do mundo”.
Ele ainda complementa “Pessoas me acusaram de ter uma etiqueta específica. Eu nunca expressei qualquer opinião política. Não tem animê que trouxe mais diversidade naquela época que Digimon Tamers. Então fiquei triste, mas não se preocupem. Como eu disse antes, meu plano de “2020” já foi cancelado”.
O roteirista diz que vai deixar o blog para ser lido no futuro pelos fãs de Tamers e deletará comentários acusando-o de ser uma “má pessoa”. E finaliza dizendo:
“Muitos me defenderam e dissseram para não pedir desculpas, mas é difícil ver essa divisão entre os fãs. Permitam-me me desculpar pelo fato que causei isso. Não quero mais debater essa questão.”
Leia o comentário completo em inglês no blog de Konaka. Caso leia, tenha em mente que inglês não é a língua nativa do roteirista. Konaka trabalhou no roteiro do Tamers original e também no aclamado animê Serial Experiments Lain.
Fonte: Chiaki J. Konaka
Inspirado no popular Tamagotchi, Digimon surgiu em 1997 pela Bandai, como uma série de bichinhos virtuais que também podiam batalhar. Em 1999 a Toei Animation lançou uma série animada derivada, sob o título de Digimon Adventure.
Creditada a uma equipe criativa denominada como Akiyoshi Hongo, Digimon Adventure fez sucesso suficiente para render uma continuação no ano seguinte, com Digimon 02. Depois foi a vez de Digimon Tamers e Digimon Frontier, séries que possuíam seus próprios enredos, sem dar continuidade às duas primeiras. Após uma pausa, o título voltou com mais uma série original em 2006, intitulada de Digimon Savers (Data Squad no Ocidente). Entre 2010 e 2012 foi a vez de Digimon Xros Wars (Fusion) e em 2016 chegou Digimon Universe: App Monsters.
Trazida ao Brasil como forma de contra-ataque à mania Pokémon, Digimon ganhou grande destaque na programação da Rede Globo a partir de julho de 2000, sendo exibido também pelo extinto canal pago Fox Kids. Dublada nos lendários estúdios da Herbert Richers, foi um enorme sucesso comercial, rendendo inúmeros produtos estampados com a marca, como materiais escolares, alimentos, revistas, jogos e brinquedos.
Parte dos episódios da 1ª série foi lançada em DVD pela Focus Filmes. Atualmente, pode ser vista na íntegra com a dublagem original pelo serviço de streaming Looke. Entre 2015 e 2018, uma série de 6 filmes foi lançada, trazendo os personagens da série original na adolescência. Chamada de Digimon Adventure tri., foi exibida aqui no Brasil com os filmes divididos em episódios de meia hora, através da Crunchyroll.
Tendi nada, o que isso tem haver com politicamente correto e cultura do cancelamento ? 🤔🍦
pico? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, sou eu mesmo, Pico da obra prima Boku No Pico kkkkkkkkkkk.🤣🍦
Nosso tão adorado Boku no pico kkk boa
Não tem que explicar nada…
Toca o barco e deixa os que choram, chorando…
Também é um fã meu ? Kkkkk.🤣🍦
Sou seu grande fã, pico é amor, pico é vida 🤲
Pico é Agro, Pico é tech, Pico é pop, Pico é tudo Kkkkk.🍦
Kkkk boa
Como diriam os antigos “(..) o cocô quanto mais mexe,mais fede(….)”,melhor deixar quieto,e não se aprofundar no assunto,melhor seguir em frente…
Hum, fiquei curioso com esse projeto de Digimon Tamers 2020. Será que foi cancelado por conta da crise advinda da Covid-19 ou a Toey achou o roteiro polêmico demais para ser aplicado? …se for pelo primeiro caso é uma pena, porque diferente de Digimon Adventure Tri que não foi escrito pelo roteirista original (além de ser mal desenvolvido), a continuação de Tamers tinha tudo pra ser boa. Não só pelo Konaka ter criado o anime do Takato e seus amigos, mas sim por ele ser um ótimo escritor (desde que não enfie política no meio, nunca dá certo).
Falou, falou, e não disse nada
Falei no outro post q ninguem sabia do roteiro e foi isso ae mesmo. Yahahahaha!!!
O pior o cara n explicou quase nada sobre a peça em si, só a frustração de terem cancelado o projeto de 2020, dali pra frente é só ele falando as teorias dele sobre covid.
Resumindo criou a polémica, ganhou atenção e é isso ae. Fala sério. Agora q venha os fãs malucos defender.
Também fiquei com essa impressão.
Ele… Meio que ficou “dançando” na hora de responder. Mas pelo que deu pra entender ele não parece ser negacionista como alguns começaram a sugerir.
Ele escreveu um roteiro de Tamers que se passa nos dias atuais para ser lido durante o evento, e o vilão da história se chamava Politicamente Correto e seu ataque era “cultura de cancelamento”. É uma crítica aos americanos problematizando os mangas e animes, e exatamente por isso os americanos do Twitter se sentiram ofendidos e começaram a atacar ele
Na verdade ele falou tudo sim. Ele fez um roteiro para ser lido no evento, em que o vilão se chamava Politicamnete Correto e tinha o golpe “cultura do cancelamento”. Era uma crítica aos americanos problematizando os mangás e animes (até teve um cara que criou “o guia do que não se deve ser colocado em mangás” que virou piada). O resultado disso foi que o Twitter cancelou ele e começaram a atacar o anime, ele como pessoa e por suas crenças e seus ceticismos, então ele realmente respondeu tudo
“… Não tem animê que trouxe mais diversidade naquela época que Digimon
Tamers. Então fiquei triste, mas não se preocupem. Como eu disse antes,
meu plano de “2020” já foi cancelado” infelizmente não teremos a tão sonhada continuação de Tamers a fala sobre diversidade é verdade, como sempre ele gosta de trabalhar com alegorias e isso não foi diferente ele sempre foi e será controverso esse é o seu estilo e sempre será, interessante o que ele fala da mídia mainstream, pois muitos já não usam essas formas convencionais de se informar hoje em dia temos ferramentas que dão outra perspectiva sobre determinando tema, a prova disso é a Toei optar por algo friendly family como rebootar Digimon Adventure que a audiência prova deu certo, contudo ousar com Tamers com uma historia com um roteiro mais adulto e voltado para os fãs que amadureceram e ainda curti a obra e está cansado de mais do mesmo, é um risco contra o progressismo e politicamente correto e principalmente o capitalismo é mais fácil apostar nas crianças que são uma “plateia cativa” e não desejam roteiros elaborados e ousados, e o roteirista que não segue com essa cartilha não tem vez no Toei, gostaria muito de Digimon Tamers 2020.
Isso eu entendi, o que não entendi foi a resposta dele que não tem nada haver com esse assunto.🍦
A explicação dele só deixou as coisas piores.
Então ele diz que fez o que fez porque o público alvo era o “público japonês”? Ou seja, está assumindo e generalizando que os japoneses são um bando de canalhas escrotinhos que não são capazes de respeitar nada e nem ninguém?!
Pior do que isso é falar sobre o empoderamento da “mídia alternativa”. O que seria essa midia alterativa? Pessoas desinformadas que espalham desinformação e mentiras em blogs e canais do YouTube e que merecem que suas sancides sejam discutidas com seriedade?
Meu Deus!!! Essa cara é pior do que eu pensava!!!
Amigo… se foi isso que você interpretou dessa declaração, deveria tentar a carreira de roteirista de ficção cientifica…
Levando-se em conta que ele nem deveria dar satisfações a ninguém, ele até que falou muito…
“Ele lembrou que a apresentação é voltada ao público japonês e impossível de ser assistida legalmente no exterior, e, por isso, não teria obrigação de dar qualquer satisfação.”
Japonês não entende mesmo como a internet funciona, acho incrível isso.
Chora mais aí chorão
quem não é fã seu? kkkkkk
pior que esse texto dele foi um festival de bobagem, que era melhor ele até ter ficado quieto (detalhe sem nenhuma relação com o outro festival de bobagem que foi a apresentação do anime)
mas uma coisa me deixou feliz: se tava nessa linha o projeto 2020, ainda bem que cancelaram
sabe aquele pessoal que vc admira em uma época, mas q envelhecem mto mal? esse aí é o exemplo
e olha q ele fez duas ótimas produções, mas infelizmente se perdeu no caminho
E parando pra pensar até que ele foi bem… Progressivo na época, não? Tinha um mestiço de japonês e chinês, uma menina que é filha de mãe divorciada….
Fora que ainda inverteu estereótipos dando o digimon maneiro pra menina e o “fofinho” pro menino.
Ele jura que um produção ligada a umas das temporadas mais amadas de Digimon ia ficar restrito a um nicho de fãs puxa saco dele…
Ele jurou que a produção ia ficar fechada só prós fãs que amam tudo que ele faz no Japão, quando viu a repercussão negativa se viu obrigado a fazer um disclaim. Mas no fim ele só desviou do assunto e falou sobre Covid…
Kkkkkk não respondeu não. Ele não falou nada disso do que você está falando. Ele falou sobre “mídias alternativas”, o anime cancelado de 2020 e Covid.
Imagino que seja o primeiro caso. Ele não seria doido de trazer coisas polêmicas que obviamente trariam repercussão negativo pro anime, ele só fez essa abordagem polêmica na peça porque era para um público fechado, mas como era de se esperar vazou e causou repercussão negativa.
Ele basicamente desviou do assunto pra não piorar as coisas
O cara fez merda, óbvio que tinha de se explicar, só que o engraçado é que ele não explicou nada, desviou total do assunto só pra não dar mais merda.
Que merda ele fez? Kkkkk
Criticou um câncer chamado “politicamente correto” e “cancelamento”…
Não tem que explicar nada, a patrulha do politicamente correto quer impor um pensamento, e cancelar quem não o segue. Fez muito bem o japa, não tem que ser curvar não, muito menos se desculpar.
Onde vc viu que trouxe repercussão negativa? Só pq a patrulha se manisfestou, não quer dizer que teve repercussão negativa, só prova a teoria dele, que essa patrulha maldita não tolera os que são contra.
Kkkkkk ele se pronunciou publicamente pedindo desculpas. Obviamente teve repercussão negativa. Do contrário ele não teria falado nada e teria ficado quieto.
Late mais, doguinho!
Em primeiro lugar, eu não sou seu amigo!
Não existe a menor possibilidade, sob qualquer circunstância, de que eu venha a ser amigo de uma pessoa como você, que pensa como você pensa e que age como você age.
Segundo, passa mais o pano, que esse chão, está imundo! Vai lá, piniqueiro!
“Ele lembrou que a apresentação é voltada ao público japonês […] por isso, não teria obrigação de dar qualquer satisfação.”
“Não é tanto sobre o Japão quanto é sobre as novas dificuldades de países ao redor do mundo”
Que?
Pega na minha e balança, seu merda
Late mais, doguinho! Um dia, quem sabe, alguém tenha pena do seu viralatismo. Enquanto isso, late mais, doguinho! :D
Melhor que chorar por vitimismo igual tu
Brabo
O que disse?
Eu só entendi: au au au au! :)
Eu gostaria de dizer ninguém, mas já encontrei alguns hereges, só que já converti eles de novo com minha água benta branca sagrada kkkkkkkkkkk.🍦
Se eu me lembro bem era sobre o CD com a dramatização do arco que ele criou para Tamers, mas quem acaba consumindo isso são Japoneses mesmo. A ideia é boa, sim gostaria de ver isso se tornando realidade. Agora quanto as opiniões dele, ele tem todo o direito de criticar esses movimentos malucos de cancelamento que andam tendo. E Digimon é perfeito para isto.
Em tempo, o site Você Sabia Anime tem uma explicação melhor e mais detalhada: bola fora da Caixa J.
Desviou e muito, mas por mim ele podia chutar o balde já que tinha começado mesmo era só terminar de chutar.🍦
Roteirista 100% lúcido e basado
Lacradores de merda já cagaram os quadrinhos agora querem caga os mangás não passaram parabéns ao roteirista
Nossa q viadinj de merda tu nasceu ontem né
Que maluco XD
Nossa, outro FDP escr0to do C@r@lho falando merda aqui! É por causa de gente como você que pautas como a “legalização do abordo” existe. Imagina só botar um sujeito no mundo e ele ser um merdinh@ igual a tu!
Na verdade a pessoa que fez o artigo foi tendenciosa e não chegou ao ponto. Ou seja, ela não quis dar ibope para o Konaka, que havia criado um tema para o novo Digimon Tamers, que seria uma crítica a onda de mimizentos da internet que se ofendem com tudo e são contra a liberdade de expressão, assim criando esta geração de canceladores. Procure sobre isto no canal do Tragicômico, o cara deixa bem claro e de forma sucinta este caso. Abraço!
Faz uns anos que Konaka entrou de cabeça no mundo do Conspiracionismo da Alt-Right e postou coisas contra a vacina e dizendo que Covid foi planejada e até defendeu YouTubers pró-Trump 😬
Sem contar que a menina além de ter na minha opinião o Digimon mais belo e foda da temporada dos 3 protagonistas, tem menina mais empoderada que a Ruki e sua Renamon em Digimon.
Isso não foi ingenuidade dele a intenção foi causar polêmica e controvérsia esse é o Estilo dele , agora se vc concorda ou não é uma questão de percepção ao conteúdo sensível abordado, o que ele quiz foi tirar a Toei do meio que com certeza pressionou ele pela declaração, ele sempre foi controverso dese jeito, se não viu vejam Serial Expirements Laine e veja quantos temas polêmicos e teoria da conspiração ele abordou e nem por isso é uma obra ruim ao contrário e a obra aclamada dele, concordem ou não ele é um excelente roteirista isso não é passar pano é um fato, gostaria de ver Lain sendo discutido pela semiótica da patrulha da lacração esse anime seria massacrado.
Dou todo o meu respeito para o roteirista de digimon
Também não sou, mas respeito e boa educação nunca é demais e pelo jeito, essa é a diferença entre você eu.
Mas não fique triste. Ninguém é perfeito. O importante é que você mantenha a cabeça erguida porque só assim será possivel recomeçar^^
Como assim ele tem que se explicar ? Tu é da policia? Ele se explica se quiser ele fez e pronto quem gostou gosto,e não gostou problema não é da pessoa
A diferença entre você e eu, é que eu não tenho sangue de barata igual a você 😊
Além do mais, não tenho posicionamentos escr0tinh0s e tão pouco os defendo usando um argumento tosco como “Liberdade de Expressão”.
Eu poderia até dizer que espero que você cresça, evolua e vire gente. Mas eu estaria mentindo ao dizer isso, pois eu não acredito que isso vá acontecer. Já dizia o ditado: “p@u que nasce torto, nunca se endireita”.
Exatamente, acusaram ele de ser negacionista do covid por que ele consome sites de notícias alternativos. Sobre o anime cancelado é simplesmente dizer que o que ele fez não é canônico pois o projeto de continuação de Tamers foi cancelado
Só o primeiro parágrafo já é um soco no estômago desses flocos de neve, lindo de se ler.
“Ele lembrou que a apresentação é voltada ao público japonês e impossível de ser assistida legalmente no exterior, e, por isso, não teria obrigação de dar qualquer satisfação.”
ele desconversou e só pediu desculpas de forma meia boca. provavelmente recebeu ligação da toei e da bandai. bandai está desesperada para expandir a franquia fora do japão depois do sucesso de Digimon Cyber Sleuth (vendeu mais fora do japão) Card game de digimon também foi lançado rapidamente fora do japão e o jogo ensinando a jogar foi lançado na play store em vários idiomas. Os rumores indicam que ele está escrevendo um dos jogos novos da franquia. aí ja viu né?
Desconversou e muito, colocou até covid na conversa que não tinha nada haver kkkkk.🍦
é assim que se faz com as ovelhas desgarradas kkkkkkkk
Acho que prefiro furar meus tímpanos a ouvir esse canal
Kkkkk.🤣🍦
Konaka está com 60 anos e meio esquecido. deve começar a fazer mais besteira para aparecer
Se puder fure também a língua e os dedos
Não posso
É como o Thales falou, ele não teria pedido desculpas se ele não estivesse sendo massacrado pelo povo.
Desculpas? Kkkkk
Massacrado ???
Misericórdia, os caras estão loucos, aquilo parece um pedido de desculpas? No máximo ele explicou que aquele conteúdo é para o público japonês, e que não deveria sair do Japão.
Você vê que o mundo está uma porcaria quando fazer uma crítica para algo execrável, tem que faça esse algo execrável e exige desculpas.
Essa cultura do cancelamento, essa cultura do politicamente correto é um câncer para a sociedade que todo ditador totalitário, de Hitler a Mao Tze Tung, passando por Benito Mussolini até chegar ao Stalin, adorariam ver seus povos praticarem. Tornariam a vida desses monstros ainda mais fácil.
Todos que apoiam essa cultura do cancelamento e o politicamente correto são tão ou mais fascistas do que aqueles quem eles acusam de ser.
Também não entendi, o cara claramente tá falando de outro assunto desconexo Kkkkkkkkk
Exatamente kkkkk, cara viajou legal, meteu até covid no meio kkkkk.🤣🍦
Todo mundo sabe que quando alguém se refere a “mídia independente/alternativa” = vídeos e textos de malucos do YouTube.
Assim como todo mundo sabe que ninguém se importa em ter o próprio comentário negativado. Segue o baile.
A Toei faz um seguinte projeto antes de fazer uma continuação
Eles criam uma “rádio novela” uma gravação só com as vozes e colocam a venda, se tiver um bom número de vendas eles continuam e (como aconteceu com a de Tamers e Frontier) se ñ tiver boas vendas eles desistem da ideia.
Basicamente, essa continuação de 2020 se passaria logo após o final de tamers, q o Takato teria descido no buraco q o Guilmon cavou, na ideia, ele acabaria encontrando um portal que o levaria para um futuro, naquele lugar, sua versão adulta teria ido comprar cigarro pelo mundo deixando a Katou sozinha (e grávida) e seus companheiros estavam trabalhando naquela agência q tinha o loiro de óculos escuros, pelo menos era o roteiro da gravação.
A Toei faz um seguinte projeto antes de fazer uma continuação
Eles criam uma “rádio novela” uma gravação só com as vozes e colocam a venda, se tiver um bom número de vendas eles continuam e (como aconteceu com a de Tamers e Frontier) se ñ tiver boas vendas eles desistem da ideia.
Basicamente, essa continuação de 2020 se passaria logo após o final de tamers, q o Takato teria descido no buraco q o Guilmon cavou, na ideia, ele acabaria encontrando um portal que o levaria para um futuro, naquele lugar, sua versão adulta teria ido comprar cigarro pelo mundo deixando a Katou sozinha (e grávida) e seus companheiros estavam trabalhando naquela agência q tinha o loiro de óculos escuros, pelo menos era o roteiro da gravação
Eu acho que quem levou a resposta dele pro contexto ocidental foram os leitores do Twitter, apesar de Politicamente Correto e Cultura do Cancelamento provavelmente ter o mesmo significado lá, a resposta dele tentou puxar o assunto pro contexto que eles estão vivendo lá no Japão
Eu acho que ele desviou em parte, ele evitou comentar em Politicamente Correto e Cultura do Cancelamento, mas tentou puxar o assunto pro contexto dele lá no Japão.
Ele insiste em dizer que escreveu pensando que seria exibido legalmente só no Japão e depois da o contexto deles lá, mas com certeza que a crítica ao silenciamento de pessoas com opinião diferente vale pra cá também
No texto original da pra entender melhor, ele basicamente disse:
– Eu escrevi isso pensando que seria visto só no Japão
– As coisas no Japão estão assim e assado
– Eu tava fazendo um Anime novo Digimon Tamers 2020 mas foi cancelado por conta de problemas com a dublagem e afins
– Eu adaptei uns pontos desse anime cancelado pra esse evento, mas como não tem animação ou tempo pra contar a história eu simplifiquei bastante
– Desculpa se eu ofendi alguém, não foi a intenção, eu nem expressei nenhuma opinião política apesar de estarem me acusando do contrário
– Vou deixar essa resposta aqui pros fans do futuro poderem ler
No texto original da pra entender melhor, ele basicamente disse:
– Eu escrevi isso pensando que seria visto só no Japão
– As coisas no Japão estão assim e assado e eu passei os meus sentimentos sobre isso pro meu trabalho
– Eu tava fazendo um Anime novo Digimon Tamers 2020 mas foi cancelado por conta de problemas com a dublagem e afins
– Eu adaptei uns pontos desse anime cancelado pra esse evento, mas como não tem animação ou tempo pra contar a história eu simplifiquei bastante
– Desculpa se eu ofendi alguém, não foi a intenção, eu nem expressei nenhuma opinião política apesar de estarem me acusando do contrário
– Vou deixar essa resposta aqui pros fans do futuro poderem ler
No texto original fica mais claro
Ele quis dizer que o roteiro que ele escreveu pensando no que está rolando no Japão passou a ser relevante ao redor do mundo devido a eventos recentes, e que por conta disso ficou datado já que passa a ter outra conotação dependendo dos eventos no seu país
Mds, aí foi fod@. O Takato deixar a mulher grávida, ir comprar cigarro e sumir. kkkkk… triste.
Depois de ler a notícia em sites gringos eu entendi, a culpa da confusão é de quem escreveu essa matéria, o cara não estava se desculpando por ter criado um vilão chamado Politicamente Incorreto, ele estava se desculpando por ter afirmado que não confia na cobertura da mídia “mainstream” da covid e prefere confiar em meios alternativos, como youtubers.
kk, ñ duvido ele dar o sumidão por q sabia q o ele do passado viria, mas a continuação seria basicamente isso, o Takato criança com os amigos já adultos, mas como oo CD ñ teve vendas suficientes….
Ata.🍦
Ah, faz sentido.🍦
O povo não tá entendendo pq o tema ‘Politicamente correto’ e a ‘Cultura de Cancelamento’ e diferente do brasileiro.
Aqui no Brasil o cancelamento é relacionado a LGBTs e cia, pra lá é a exclusão e isolamento de pessoas contaminadas com algo
É como ele disse, o material era pra circular internamente no Japão e não fora dele, se circulou fora não é culpa dele e, obviamente, ele nem deveria dar satisfação
mas ele disse que nao tem que dar explicaçao nenhuma, o artigo que tentou se extender demais e deu essa impressao
entendi, triste.
A crítica foi outra, ele apoiava um jornalista que espalhava fake News sobre Covid e contra a fazer quarentena na pandemia, a notícia completa é está: https://epipoca.com.br/roteirista-de-digimon-tamers-se-envolve-em-polemica/
Sobre este guia, eu gostaria de ver, me manda o link?!
A crítica foi outra, ele apoiava um jornalista que espalhava fake News sobre Covid, a notícia completa encontrei aqui: https://epipoca.com.br/roteirista-de-digimon-tamers-se-envolve-em-polemica/