No próximo dia 13 de dezembro (segunda), o evento Tsuburaya Convention 2021 Special Program será transmitido mundialmente, a partir das 5h30 da manhã (horário de Brasília). Conhecida no Japão como TsubuCon, a convenção anual irá celebrar as trajetórias da franquia Ultraman e da produtora Tsuburaya. A primeira edição foi realizada em 2019, de forma presencial no Tokyo Dome City.
Devido à pandemia da COVID-19, a edição deste ano será totalmente online e terá apresentações em palco, concertos, talk shows, comemorações, exposições de produtos, além de divulgar futuros trabalhos da Tsuburaya, com apresentações de convidados.
O evento poderá ser assistido pelo site oficial.
Fonte: Tsuburaya
Ultraman
Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.
Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.
Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV Bandeirantes, TV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.
Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman Max, Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Gaia, Ultraman Nexus, Ultraman Mebius, Ultraman X, Ultraman Orb e Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.
5:30 na segunda é sacanagem (mesmo ainda sendo domingo lá). Eu até acordo cedo mas fica embasado assistir antes de ir pro trabalho…
Olá, obrigado César! Sou fã dos Ultras. Não sabia nada disso, e estava por fora, assim como muitos da minha idade. Valeu mesmo…vou falar c os outros e matamos a saudade.