Foi informado hoje (16) que o mangaká Hiroshi Hirata, autor de Satsuma Gishiden, faleceu no dia 11 de dezembro devido a uma insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear sangue de forma adequada, geralmente está associada a doenças prévias mas pode ser uma condição de nascença). Ele tinha 84 anos. Uma cerimônia funerária ocorreu entre família e amigos.
Hirata fazia histórias no estilo gekigá, com artes mais realistas (a obra mais conhecida de gekigá talvez seja O Lobo Solitário, Hirata não trabalhou nela), também sendo notável seu trabalho de caligrafia, fazendo o lettering de Akira, de Katsuhiro Otomo.
A editora Pipoca & Nanquim lançou em 2019 O Preço da Desonra, primeira obra do autor publicada no Brasil. Em 2020 foi a vez de Satsuma Gishiden, em três volumes. Este ano foi anunciado pela mesma editora a publicação de Kairiki no Haha.
Deixamos aqui nossos sentimentos.
Fonte: Hiroshi Hirata
Apesar do Lobo Solitário ser um grande expoente do gekigá, o Hirata em si era um autor com uma técnica artística até mais refinada do que a do Goseki Kojima (na época, em publicação semanal), com um grande domínio de quadrinização e conhecimento histórico também.
O PN publicou Satsuma Gishiden em 2020, não este ano, e foi sua segunda obra no Brasil. Também trouxeram Kubidai Hikiukenin – O Preço da Desonra, em 2019.
Corrigido.
Uma foto dele só pra saberem como ele era.
https://uploads.disquscdn.com/images/14ec004ecf48c20158bca745ec8ed7869d813b4b0ec868877eefeb5a37e993c5.jpg
Um verdadeiro bushi haha