A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem (20) a lista de elegíveis para a categoria de Melhor Filme este ano. Apesar do número ser menor que o do ano passado, algumas produções japonesas – e duas baseadas em obras do Japão – conseguiram cumprir os requisitos necessários. De forma simples, todos os filmes japoneses ou ligados ao Japão que foram pré-selecionados em outras categorias estão elegíveis aqui.
São eles:
- BELLE;
- Drive My Car;
- Godzilla vs Kong;
- Fortune Favors Lady Nikuko
- Josee, the Tiger and the Fish;
- The Laws Of The Universe – The Age Of Elohim;
- Pompo The Cinephile;
- Poupelle da Cidade das Chaminés;
- Viagem ao Topo da Terra.
Vale ressaltar que estas não são indicações oficiais, apenas filmes que podem receber votos e tentar uma vaga na categoria. Confira sobre cada um deles abaixo:
Belle
Ryuu to Sobakasu no Hime
A trama gira em torno de U, um “mundo virtual online” com mais de 5 bilhões de usuários registrados, trazendo Suzu, uma jovem do interior que acessa U sob a identidade de “Belle”, uma cantora famosa. Ela mergulha em uma aventura sobre amor, desafios, conexões e auto-descoberta ao lado de uma criatura misteriosa. De acordo com o próprio Hosoda, esse é o filme que ele sempre sonhou em fazer.
O filme de Mamoru Hosoda também é um dos pré-indicados à à categoria de Melhor Animação e chega em breve ao Brasil.
Drive My Car
A trama conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de teatro que sente a perda de sua esposa. Durante a produção da peça Tio Vânia em Hiroshima, ele conhece Misaki, uma jovem tímida que trabalha como sua motorista. Entre idas e vindas, algo a mais surge. O filme está pré-indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Já levou um Globo de Ouro.
Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong é estrelado por Alexander Skarsgard, Millie Bobby Brown, Rebecca Hall e Brian Tyree Henry. O terreno para este filme já estava sendo preparado desde 2014 com o reboot de Godzilla.
O novo filme reconta o encontro das duas feras, que aconteceu originalmente em 1962 em King Kong vs. Godzilla. Dirigido por Ishiro Honda (1911~1993), o clássico teve exibição no Brasil pela TV Record durante a década de 1980.
O filme está pré-selecionado na categoria de Efeitos Visuais. O filme está disponível na HBO Max. Leia aqui nossa crítica sobre Godzilla vs. Kong.
Fortune Favors Lady Nikuko
Gyokō no Nikuko-chan
O filme do Studio 4°C (Tekkon Kinkreet), cujo título internacional é Fortune Favors Lady Nikuko (A Fortuna Favorece Lady Nikuko, em tradução livre), conta a história em torno de Nikuko e sua filha Kikuko. As duas vivem juntas num porto, até que seus segredos são revelados.
O longa é baseado no livro de Kanako Kishi e tem direção de Ayumu Watanabe (Children of the Sea). O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação.
Josee, the Tiger and the Fish
Joze to Tora to Sakana-tachi
O filme do estúdio Bones (My Hero Academia) é a terceira adaptação do curta de 1984 do escritor Seiko Tanabe. Na história, Tsuneo Suzukawa sonha em estudar biologia marinha fora do Japão. Mas para isso, é preciso juntar dinheiro. Em meio a estudos e trabalhos temporários, ele conhece Josee, uma garota cadeirante que mudará seu destino. O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação.
The Laws of the Universe
UFO Gakuen no Himitsu
https://youtu.be/DrhSiBuLdso
Há 150 milhões de anos, uma raça alienígena convivia com Elohim, o Deus da Terra. Todos vivam em paz, até que Dahar, vindo do lado sombrio do universo, decide destruir o planeta. O destaque fica para o fato deste ser apenas o terceiro filme do estúdio HS Pictures. O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação.
Pompo the Cinéphile
Eiga Daisuke Pompo-san
Joelle Davidovich Pomponette, uma produtora de filmes em “Nyallywood”, não consegue boas oportunidades, sendo sempre obrigada a fazer filmes B. Pelo menos, até uma oportunidade bater em sua porta.
A animação do estúdio CLAP é dirigida por Takayuki Hirao (da série de TV God Eater) e adapta o mangá homônimo (inédito por aqui) de Shogo Sugitani, publicado desde 2017 e com 6 volumes até o momento. O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação.
Poupelle da Cidade das Chaminés
Eiga Entotsumachi no Puperu
Mais um filme do Studio 4°C, desta vez adaptando o livro infantil do ator e comediante Akihiro Nishino. Nele, acompanhamos o jovem Lumbicchi, que trabalha como limpador de chaminés e sonha um dia poder ver as estrelas. Um dia conhece Poupelle, um homem feito de lixo, e juntos partem para realizar o sonho. O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação. Foi exibido no Brasil em uma mostra de cinema japonês.
Viagem ao Topo da Terra
Le Sommet des Dieux, Kamigami no Itadaki
A animação francesa adapta o mangá Kamigami no Itadaki, de Jiro Taniguchi. A obra permanece inédita por aqui e foi publicada pela editora Shueisha, no Japão, entre 2000 e 2003, rendendo 3 volumes.
O mangá , por sua vez, é uma adaptação da novel de 1998 de Baku Yumemakura, trazendo Fukamachi, um fotógrafo que descobre uma câmera de George Mallory, um alpinista sumido no monte Evereste – mas Fukamachi está no Catmandu, no Nepal, quando acha o objeto. Junto com o alpinista Habu Joji, ele parte em uma jornada para descobrir mais sobre o caso.
O filme está disponível no catálogo da Netflix desde o final de novembro. O filme está pré-indicado à categoria de Melhor Animação.
A votação com todos os 276 filmes acontecerá entre 27 de janeiro e 01 de fevereiro. O anúncio dos indicados acontecerá no dia 08 de fevereiro e a cerimônia em 27 de março.
Fonte: Variety
Espero que Belle seja tudo mesmo que dizem.
Ainda não assistiu? Já vazou ele desde ano passado por meios não oficiais,eu ia até assistir esse filme no cinema pra prestigiar,mas desanimei depois que a Paris Filmes disse que não exibirá ele dublado.