Shinichiro Shirakura, produtor e presidente da Toei Company, escreveu um comentário sobre as possíveis mudanças nas próximas séries Super Sentai. Avataro Sentai Donbrothers, a nova série da franquia, deve ser o início de uma nova fase que, segundo Shirakura, será “um primeiro novo passo na história dos heróis está prestes a acontecer“. A afirmação é uma clara alusão ao padrão de visual, por exemplo.
A mensagem está publicada no site oficial de Donbrothers. Confira na íntegra:
Era uma vez… Super Sentai era sinônimo de grupos de heróis.
Era uma vez… os Power Rangers conquistaram o mundo como uma tempestade.
No entanto, o tempo passou.
Do outro lado do mundo vieram os Vingadores e a Liga da Justiça. E Kamen Rider, que costumava ser sinônimo de heróis solitários, tornou-se um grande grupo.
“Por que há cinco deles?”
As pessoas fizeram essa pergunta ao Super Sentai por anos.
Mas hoje em dia é mais como “Por que apenas cinco deles?”
Desde os primeiros dias dos Heisei Riders, havia sinais de que os número de pessoas estavam mudando. Exemplo: Ryuki (2002).
Mas isso não era mais uma “sentaificação” do que um “número grande de personagens”?
O primeiro deles foi Den-O (2007), o personagem principal, Ryotaro Nogami junto com os quatro Taros, formaram um time. Se isso não é um Sentai, o que seria? Há até um guerreiro adicional.
Até os irmãos de Revice estão mais alinhados com o Super Sentai.</em
O “boom” de quadrinhos de heróis nos EUA e na Europa é graças à geração que cresceu com Power Rangers, que ainda busca por heróis.
Em outras palavras,
Super Sentai é a potência por trás dos heróis de hoje.
Super Sentai é um terreno fértil que ainda não foi esgotado.
Assim sendo, é óbvio o que o Super Sentai precisa fazer:
Deve estar na vanguarda da época
Deve abrir possibilidades para os heróis.
Deixar de lado a tradição e dar o próximo passo para o que ainda não foi considerado.
Este ano, um primeiro novo passo na história dos heróis está prestes a acontecer.
Avataro Sentai Donbrothers estreia em 6 de março de 2022 e vai ao ar nas manhãs de domingo da TV Asahi, a partir das 9h30 da manhã, logo após Kamen Rider Revice.
Fonte: Mega Power Brasil
Gostaria que expandissem a marca para o exterior, nada contra Power Rangers (gosto e fez parte da minha infância). No entanto, seria bacana ter a oportunidade de assistir os esquadrões originais. Desconheço os empecilhos para que isso aconteça, mas espero que um dia sejam superados.
A tedencia sera se distanciar mais de Power Rangers pelo que o Shirakura falou. Ate porque a propria Hasbro ta tambem seguindo um caminho separado de super sentai. Pode ser que daqui uns anos power rangers nem usara mais super sentai como base pra power rangers e devolva os super sentai para a toei comercializar no mundo todo.
Eu adoro os passos que a Toei tem dado com Sentai desde Gokaiger, sempre experimentando coisas novas. Kyuuranger, Patranger x Lupinranger, Go Busters, Kirameiger, Zenkaiger, ToQger, todas series incríveis que experimentam com a fórmula de jeitos muito próprios!
Don Brothers me deixa animado pro futuro da franquia!
a tedencia é justamente essa. A Hasbro tems e distanciado de super sentai. Pode ser que nos proximos anos os super sentai voltem todos para mao da toei aqui no ocidente.
Faz tempo que tem rolado uns papos que a Hasbro ia deixar de usar o material japonês como base para as futuras temporadas. Provavelmente é o que vai acontecer pq os boatos tem vindo de todo o lado.
Sentai não vem mais pra territórios fora do Japão por causa da Hasbro, que não vai querer concorrência (quem faz os brinquedos de Sentai é a Bandai Japão)
Palavras ousadas do Shirakura mas não boto muita fé, não.
Nessa viagem imaginei um Vingadores de tokusatus… Kamen Rider, Jiraya, Jaspion, Jiban, Jupiter… Juntar um grupo de heróis conhecidos e formar um novo time.
Não sei se entendi muito bem… Vão fazer um Sentai com “mais de 20 membros” para que a Hasbro venha a perder o interesse da franquia?
Primeiro empecilho: não colocar dois produtos semelhantes(mas de nomes diferentes) para concorrer consigo mesmo.
Segundo empecilho: o contrato original da Saban com a Toei permite uso perpétuo por parte do licenciante de fazer a versão que achar necessária no ocidente. Tais termos foram seguidos pela Disney, Nickelodeon e agora a Hasbro. A única brecha foi quando a distribuidora americana Shout Factory lançou algumas séries originais em DVD nos Estados Unidos, tudo com permissão dos proprietários e certamente com um bom pagamento de royalties.
Terceiro empecilho: custo financeiro. Qualquer um que tentar lançar Sentai original terá que pagar a compensação financeira à Toei e à Hasbro por forçar quebra de contrato, o que custaria o dobro ou triplo do licenciamento de um Kamen Rider ou um Ultraman, por exemplo.
Devolver não devolverá pois o uso é perpétuo e envolve valores perto do bilhão de dólares. Não creio que irão desperdiçar dinheiro por mera questão pseudo-filosófica.
Sim, os Asilo Brothers.
Mas fanfic existe pra isso. Escrevinhe a história e boa sorte.
Ele tá é jogando verde pra colher maduro.