alguns meses, a HBO Max adicionou 11 episódios de Lupin III: Parte 6 ao catálogo — com dublagem. Agora, todos os 25 episódios estão no streaming (são 24 e o “episódio 0”).

Imagem: Tela de Lupin 3 Parte 6 na HBO Max.

Clique na imagem para acessar a página da série. | Reprodução/HBO Max.

A sexta parte (que na realidade é a sétima a ser anunciada, pois um projeto chamado Lupin VIII foi cancelado nos anos 1980 antes do lançamento) também está disponível no Hidive com dublagem, embora o serviço esteja atualmente indisponível no Brasil.

Essa parte conta com direção de Eiji Suganama (Lupin III: Prison of the Past) e roteiro por Takahiro Okuro, que também trabalhou na Parte 5. A exibição no Japão ocorreu no ano passado.

Antes dessa estreia, a única série de Lupin III que tinha dublagem era a primeira, exibida pelo extinto canal pago Locomotion com o nome de Cliffhanger. Antes disso, o filme O Ouro da Babilônia chegou dublado em VHS. Depois, foi a vez do filme O Castelo de Cagliostro, de Hayao Miyazaki, chegar em DVD com Yuri Chesman na pele do personagem principal — ele reprisou o papel em outros filmes posteriormente e nesta Parte 6.


Fonte: HBO Max


Criado em 1967 pelo artista Monkey PunchLupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Entertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria do animê, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o animê original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand.

É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Em 2020, estreou no Brasil o filme Lupin III: O Primeiro, longa em computação gráfica do personagem.

Outras temporadas mais recentes, continuações do animê clássico exibido no Locomotion, Lupin III: Part 4 (2015) e Lupin III: Part 5 (2018), são exibidas com legendas em português pela Crunchyroll.