O diretor Hideaki Anno (62), o mesmo do animê Evangelion (1995~96) e dos filmes Shin Godzilla (2016), Shin Ultraman (2022) e o vindouro Shin Kamen Rider (2023), é um grande fã de tokusatsu. Em 1983, ele e seus amigos estudantes gravaram um fan film baseado na série O Regresso de Ultraman (1971). Foi justamente no mesmo em que ele conheceu seu futuro colaborador, o cineasta Shinji Higuchi.
Anno, que tinha apenas 23 anos, interpretou um herói que fazia referência ao Ultraman Jack, o quarto herói da Irmandade Ultra. O material foi resgatado pela produtora Daicon Film e chegou a ter uma distribuição pela Tsuburaya para uma exibição especial nos cinemas japoneses, em 1º de julho deste ano – em comemoração ao sucesso de Shin Ultraman.
A novidade da vez é que o fan film de O Regresso de Ultraman já está disponível no Japão em qualidade HD remaster pelo Amazon Prime Video. Veja o teaser:
Veja também um trecho com Anno, ou melhor, Ultraman enfrentando um kaiju:
HD fight between a kaiju & young Hideaki Anno ♥
(Daicon Film "Return of Ultraman" remaster) https://t.co/8sXVaYCr67 pic.twitter.com/jmpk03mvcQ— Catsuka (@catsuka) November 21, 2022
O Regresso de Ultraman deveria ser uma continuação da série original de 1966, se passando 30 anos após o final. Originalmente, apareceria um jovem chamado Hayata e um protagonista chamado Hideki Ban. Um suspense que duraria até o terceiro episódio para saber quem seria o novo hospedeiro de Ultraman. Só que a ideia foi descartada por Hajime Tsuburaya, coordenador de produção, que encomendou um novo personagem à sua equipe criativa.
Ampliando a franquia e introduzindo o conceito da Família Ultra, o título original Kaettekita Ultraman foi mantido, uma vez que as negociações com a emissora TBS já estavam fechadas – e chamando o herói apenas como Ultraman. Portanto, não se tratava da volta do pioneiro, mas sim de um sucessor (que passou a ser chamado de Ultraman Jack a partir de 1984).
O Regresso estreou no Japão em 2 de abril de 1971 (um dia antes da estreia da primeira série de Kamen Rider) e contava as aventuras de Hideki Go, um jovem que foi salvo da morte pelo Ultraman e se tornou, consequentemente, em seu hospedeiro. Após um ato de bravura, Go se torna integrante da Grupo de Ataques aos Monstros (Monster Attack Team).
A série teve momentos importantes, como a vez em que Hideki Go foi treinado rapidamente pelo lendário boxeador Tadashi Sawamura. Ou melhor: Sawamu, o Demolidor (que virou animê já exibido no Brasil entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980).
Outro exemplo foi quando o primeiro Ultraman e Ultraseven apareceram para ajudar o herói. O último episódio introduziu os Cinco Mandamentos Ultra, que volta e meia são relembrados.
No Brasil, O Regresso de Ultraman estreou em 1975 pela extinta Rede Tupi. Após a extinção da emissora, a série foi exibida pela TVS/SBT, junto com o primeiro Ultraman (causando uma pequena confusão a quem assistia).
Foi a última série da franquia dublada pelo extinto estúdio Cine Castro. Sua última exibição foi pela Record do Rio de Janeiro, no final de 1987.
Fonte: Catsuka
Ultraman
Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.
Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.
Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV Bandeirantes, TV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.
Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman Max, Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Gaia, Ultraman Nexus, Ultraman Mebius, Ultraman X, Ultraman Orb e Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.
E anos depois, eis que o nosso Shinji dirigiu Shin Ultraman
Acho que agora o Hideaki Anno está completamente realizado. Quem poderia imaginar que uma brincadeira de estudante viraria a inspiração para um filme oficial do Ultraman?