O designer de jogos Shigeru Miyamoto, criador de Mario, comentou à Variety recentemente que os jogos mobile não devem ter papel tão importante nos futuros lançamentos da série.

Até o momento, foram lançados 3 jogos para dispositivos móveis com o bigodudo: Super Mario Run (2016), Mario Kart Tour (2019) e o já encerrado Dr. Mario World (2019-2021, RIP) — Run e Tour arrecadaram, respectivamente, 60 milhões de dólares e 300 milhões de dólares no período do primeiro ano de cada jogo.

Para Miyamoto, “a principal estratégia da Nintendo é uma experiência de jogo que integra hardware e software. É essencial ter controles intuitivos para a experiência de jogo. Quando exploramos a produção jogos do Mario para mobile — que são aparelhos mais comuns e genéricos — foi difícil determinar o que o jogo deveria ser. Foi por isso que eu fiquei na direção de Super Mario Run, para traduzir a experiência de um hardware da Nintendo para dispositivos inteligentes” (tradução nossa).

Ele assume, no entanto, que os jogos mobile abrem portas para expandir o público, além de expandir também a experiência de jogar Mario — opinião que parece ser a dominante dentro da Nintendo.

Ao responder sobre as inovações de Super Mario Maker series e Super Mario Odyssey, Miyamoto explicou como começa o desenvolvimento de um jogo do personagem: “buscamos definir qual o gameplay, qual o método, e aí determinamos com quais aparelhos vamos trabalhar” (tradução nossa).

Apesar de não estar mirando tanto no mercado mobile, a Nintendo vem expandindo as experiências com o personagem de outras formas: uma delas é por meio de parques temáticos em parceria com a Universal, e agora também no cinema, com o filme do personagem que lança hoje mesmo (05) e já pode render um filme exclusivo do Donkey Kong. Confira nossa crítica.

A franquia Super Mario começa “oficialmente” com o jogo lançado em setembro de 1985 para o Famicom. Mas o personagem existem mesmo pelo menos desde 1983, quando o arcade Mario Bros. foi lançado. Antes deles, temos o Jumpman, protótipo do personagem criado no arcade Donkey Kong (1981).

Veja também:

Crítica | ‘Super Mario Bros. — O Filme’ mostra que é possível levar jogos às telonas


Fonte: Variety