A Cygames anunciou que está sendo processada pela Konami devido ao jogo mobile de Umamusume — a Konami está pedindo ao tribunal uma injunção para interromper a produção, a distribuição e o uso do game. Ao que parece, o motivo é o uso de “programa e sistema de jogos” patenteados pela Konami, que teria rejeitado as propostas da Cygames e por isso abriu o processo.

A ação está em curso desde 31 de março, quando a Konami abriu o processo, mas a Cygames só recebeu o comunicado no dia 10 de maio — localizamos uma patente da Cygames que cita a Konami, e talvez seja essa o alvo da disputa.

Sendo o game extremamente rentável, uma interrupção poderia ser difícil para Cygames — e isso, claro, impediria um possível lançamento internacional, que talvez ainda não tenha acontecido justamente por esses trâmites, considerando que as conversas entre as duas empresas devem ocorrer já há alguns meses.

Umamusume é uma franquia multimídia da Cygames, já possuindo vários mangás e duas temporadas de animê, ambas disponíveis pela Crunchyroll. O nome, “Garotas Cavalo”, já dá uma dica do conteúdo da série: são garotas com rabo e orelhas de cavalo tentando se tornar grandes corredoras e idols.

O jogo oficial da franquia foi lançado em 2021 e se tornou um dos maiores destaques daquele ano, sendo o 8º jogo no qual os consumidores mais gastaram mundialmente em 2021 — mesmo disponível apenas no Japão. Foram 7,9 milhões de downloads (segundo os japoneses, mais de 10 milhões) e mais de 1,5 bilhão de dólares gastos. O título já é um dos jogos para celulares mais rentáveis do mundo.


Fonte: ANN