O Mercado Play, um serviço de streaming gratuito do Mercado Livre lançado no dia 4 de agosto, conta com poucas opções de origem japonesa na programação.
Encontramos apenas duas no catálogo: Power Rangers Dino Charge (2015), a versão americana de Zyuden Sentai Kyoryuger (2013), e a animação Marvel Anime: Wolverine (2011), fruto de parceria entre Marvel, Sony Pictures Japan e o estúdio Madhouse.
Tangenciando a cultura pop japonesa, também há a série Cultivation by Red Bull (2015), uma produção da marca de energéticos cuja primeira temporada acompanha a trajetória de Darryl S. Lewis, conhecido como Snake Eyez, um pro-player de Street Fighter, que joga geralmente com o Zangief.
Dino Charge começa quando adolescentes encontram as misteriosas e poderosas Energems, confiadas aos dinossauros há milhões de anos. O maligno Sledge, que tentou roubá-las no passado, ressurge novamente na Terra atrás delas, mas agora terá de enfrentar o grupo de novos Power Rangers. Em 2016 ganhou uma nova temporada, intitulada Super Dino Charge.
Em Marvel Anime: Wolverine, o carcaju é desafiado por Shingen Yashida, líder de um poderoso clã de mafiosos. A animação está disponível com dublagem e legendas em português.
Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.
A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.
No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, na Nickelodeon, nos extintos canais Fox Kids, Jetix e Loading e atualmente na TV Cultura e no canal pago Cartoon Network.
Sobre Marvel Anime
Sempre de olho em tentar expandir sua popularidade no Japão, a Marvel Comics, em parceria com o famoso estúdio japonês Madhouse, lançou entre 2010 e 2011 uma série de 4 produções, chamadas por aqui de Marvel Animê. São elas: Homem de Ferro, X-Men, Blade e Wolverine.
Das quatro séries, somente as animações do Homem de Ferro e do Wolverine receberam dublagem e uma exibição na TV, através da extinta Loading. Os filmes também ganharam uma versão em português.
As animações chegaram por aqui em DVD em 2011. Desde 2013 figuraram em alguns serviços de streaming, como Crackle, Netflix e Now, além de plataformas de compra e aluguel digital. Mais recentemente, a Pluto TV colocou todas as séries em seu catálogo, enquanto o Mercado Play apenas as de Homem de Ferro e Wolverine.
Além das séries, a parceria rendeu dois filmes: Homem De Ferro – A Batalha Contra Ezekiel Stane e Vingadores Confidencial: Viúva Negra & Justiceiro – também lançados no Brasil.
Dizem que a versão anime de Wolverine é ruim, mas vi uns eps de Ironman anime.
A do Wolverine é bem legal
Ruim é o anime do Blade. Ô desperdício de produção…
E pensar que na época diziam ter planos pra fazer outros animes de personagens da Marvel, como Quarteto Fantástico.
Incrível como a Sony por algum motivo NUNCA arrisca a trazer os animes de Blade e X-Men dublados em nenhuma plataforma…