A Netflix adicionou ontem (03) a dublagem da quinta parte de JoJo,JoJo’s Bizarre Adventure: Vento Áureo (Golden Wind, Ougon no Kaze) — no animê é a quarta temporada (porque as partes 1 e 2 compõe uma única temporada). A versão brasileira ficou a cargo da Unidub.
Vale destacar que apesar de já ter aparecido nos créditos, a mesma não havia chegado com a animação no último domingo (01).
Golden Wind é a quinta parte do mangá, e foi seriado de 1995 a 1999, rendendo 17 volumes encadernados, acompanhando Giorno Giovanna, um filho legítimo de Dio Brando, sendo ambientado na Itália no ano 2001.
A versão brasileira segue no estúdio Unidub, com direção de Pedro Alcântara e tradução por SilvioPuertas. O dublador Vagner Fagundes (Gohan adulto em Dragon Ball Z em diante) interpreta Giorno Giovanna, protagonista nesta fase.
No Brasil, o mangá de Jojo’s Bizarre Adventure é publicado pela Panini, se encontrando na quinta parte por aqui. O animê recentemente estreou a 6ª parte, Stone Ocean, por completo.
Criado por Hirohiko Araki em 1987,JoJo’s Bizarre Adventure (JoJo no Kimiyou na Bouken) foi publicado na revista Weekly Shonen Jump até 2004, quando migrou para a revista Ultra Jump (dedicada a um público mais “maduro”), onde é editado até hoje, rendendo a marca de 134 volumes encadernados.
No Brasil, a Panini publica uma edição com mais páginas por volume em comparação com o encadernado original, baseada em uma coleção japonesa chamada de bunkoban, dividia por arcos. No Japão, a saga se encontra em seu nono arco, conhecido como The JoJolands.
A obra ganhou a primeira adaptação animada em 1993, com uma série de OVAs (animação lançada direta no mercado de vídeo) de 6 episódios e outra em 2000 com mais 7 episódios. Em 2007 ganhou um longa animado adaptando o arco Phantom Blood, com direção de Junichi Hayama.
Finalmente, em 2012 começou a série de animê “definitiva”, com animação do estúdio David Production (Captain Tsubasa 2018). Esta última produção trouxe holofotes para JoJo no mundo todo, com um sucesso que garantiu a produção de mais temporadas – a última foi 5ª temporada, adaptando o 6º arco do mangá, Stone Ocean.
Jojo dublado foi uma das melhores coisas que aconteceu na dublagem. É muito boa a dublagem! Muito mesmo!! Quem reclamar é louco.
Quem esperava muito essa temporada sofreu, mas agora tá aí!
a dublagem tá boa, mas o Giorno ta soando mais velho q o Bruno, isso num ficou legal não e nem precisa ser louco pra perceber
Não me incomodou.
Antes tarde, do que nunca, boa Netflix