Morreu na última quinta-feira (5), aos 76 anos, o ator e dublador Reinaldo Pimenta. A confirmação veio pelas redes de colegas de profissão, como Márcio Simões e Hélio Ribeiro. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido no Rio de Janeiro, Reinaldo Paiva Pimenta também era advogado, professor e escritor. Formou-se em Letras pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo trabalhado por anos no Banco Central e na Petrobrás, e lecionando gramática e elaborando provas para estudantes de concursos. Mas foi na arte cênica e na literatura que encontrou seu grande prestígio.

Entre os seus livros publicados estão Português Urgente! (1998) e A Casa da Mãe Joana (2002) — este atingiu 100 mil exemplares vendidos, rendendo uma continuação com A Casa da Mãe Joana 2 (2003).

Foi nos anos 1990 que Reinaldo entrou para a dublagem, após se profissionalizar como ator. Entre seus trabalhos reconhecidos nacionalmente destacam-se o Kent Brockman, a partir da 18ª temporada de Os Simpsons (até as mais recentes), Grampo dos filmes de Harry Potter: Relíquias da Morte, e o Palpatine das dublagens mais recentes da saga Star Wars.

Apesar das décadas de atividade como dublador, as séries japonesas começaram a receber o seu talento mais recentemente. Entre seus trabalhos em animês, estão Denzel Liones em The Seven Deadly Sins, Shibuta em Human Lost e Wasuke Itadori em Jujutsu Kaisen (o avô do protagonista da série).

Deixamos aqui os nossos sentimentos a amigos e familiares.


Fonte: CNN Brasil