O portal hispanofalante PRODU publicou uma matéria com alguns comentários de Daniel Castañeda, responsável por gerenciar as licenças da Toei Animation na América Latina — Castañeda informou que a nova série Dragon Ball Daima terá 20 episódios e ficará disponível para o público latino a partir de outubro de 2024, que seria um lançamento mundial e possivelmente já dublado. Não foram informadas as possíveis plataformas de exibição.
Ele também confirmou que ONE PIECE já conta com 516 episódios dublados em espanhol — não sabemos se a dublagem em português está acompanhando essa marca, mas normalmente tem sido assim, então é provável que já sejam 516 episódios dublados por aqui também.
Castañeda também informou que o filme Digimon Adventure 02: O Início deve chegar às plataformas digitais em 2024, após rodar os cinemas.
Inspirado no popular Tamagotchi, Digimon (abreviação de Digital Monsters) surgiu em 1997 pela Bandai, como uma série de bichinhos virtuais que também podiam batalhar. Em 1999, a Toei Animation lançou a série animada derivada, sob o título de Digimon Adventure, contando sobre um grupo de crianças que é transportado para o Digimundo. Ao lado de monstrinhos digitais, elas terão que salvar aquele local da ameaça de Devimon, enquanto tentam descobrir como voltar para casa.
Creditada a uma equipe criativa denominada como Akiyoshi Hongo, Digimon Adventure fez sucesso suficiente para render uma continuação no ano seguinte, com Digimon 02. Depois foi a vez de Digimon Tamerse Digimon Frontier, séries que possuíam seus próprios enredos, sem dar continuidade às duas primeiras. Após uma pausa, o título voltou com mais uma série original em 2006, intitulada de Digimon Savers (Data Squad por aqui). Entre 2010 e 2012 foi a vez de Digimon Xros Wars(Fusion) e em 2016 chegou Digimon Universe: App Monsters.
Trazida ao Brasil como forma de contra-ataque à mania Pokémon, Digimon ganhou grande destaque na programação da Rede Globo a partir de julho de 2000, sendo exibido também pelo extinto canal pago Fox Kids. Dublada nos lendários estúdios da Herbert Richers, foi um enorme sucesso comercial, rendendo inúmeros produtos estampados com a marca, como materiais escolares, alimentos, revistas, jogos e brinquedos.
Parte dos episódios da 1ª série foi lançada em DVD pela Focus Filmes. Entre 2015 e 2018, uma série de 6 filmes foi lançada, trazendo os personagens do animê original na adolescência. Chamada de Digimon Adventure tri., foi exibida aqui no Brasil, com os filmes divididos em episódios de meia hora, através da Crunchyroll.
Em 2020, entrou no ar um reboot da série original, intitulado Digimon Andventure:. Logo após o fim do reboot, em 2021, veioDigimon Ghost Game. Ambos estão disponíveis na Crunchyroll com legendas.
O Globoplay exibiu em seu catálogo o Digimon Adventure e Digimon 02, ambos apenas em versão dublada.
Sobre Dragon Ball
Dragon Ballsurgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon BallZ, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também ficaram disponíveis pelo NOW e atualmente vão ao ar pela Crunchyroll, Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. Atualmente, vai ao ar pela Crunchyroll, enquanto a Panini publica uma Edição Definitiva do mangá original.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, é exibido legendado na Crunchyroll, tendo passagem com dublagem pelo Cartoon Network, Warner Channel e Band. Um mangá derivado é publicado pela Panini.
Sobre One Piece
One Piece é uma obra de autoria de Eiichiro Oda. O mangá original começou a ser publicado na revista Shonen Jump em julho de 1997 e tornou-se um fenômeno mundial. Na história, acompanhamos as aventuras do pirata Monkey D. Luffy e de sua tripulação, os Chapéus de Palha, que navegam o mundo à procura do “One Piece”, o tesouro perdido do antigo Rei dos Piratas, Gol D. Roger, enquanto enfrentam diversos piratas e o Governo Mundial.
No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez no formato “meio-tanko” pela Conrad Editora, que interrompeu a publicação na 70° edição (correspondente à 2ª parte do volume 35 no original japonês). Em 2012, a série foi relançada pela Editora Panini, seguindo o formato original japonês, e conta atualmente com 103 volumes encadernados lançados (no Japão são 105 atualmente).
A versão em animê é produzida pelo estúdio Toei Animation (Dragon Ball Z) e exibida oficialmente via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português (todos os episódios), na Netflix, com opção dublada (628 episódios, fora o arco Egghead apenas legendado), HBO Max também dublado (130 episódios), Claro TV+ (92 episódios) e Pluto TV com legendas (325 episódios).
Então Daima vai ser algo fechado já. Ao mesmo tempo q isso é bom, meio q me decepciona um pouco por n ser uma serie de longa duração pra acompanhar semanalmente. Bem q bom q a Toei realmente tá levando a expansão mundial a serio.
Algo fechado será bom, porque não será enrolado e será direto ao ponto, estou ansioso para assistir, assim como para mais episódios dublados de One Piece.
CORREÇÃO: O filme Digimon Adventure 02: O Início provavelmente não chegará às plataformas digitais após rodar os cinemas, devido a questões de licenciamento. The First Slam Dunk foi distribuído pela Konnichiwa, que não faz parcerias com plataformas de streaming em apoio aos cinemas.
Portanto, mais um filme que pode levar uma eternidade para assistir caso perca no cinema.
Então Daima vai ser algo fechado já. Ao mesmo tempo q isso é bom, meio q me decepciona um pouco por n ser uma serie de longa duração pra acompanhar semanalmente. Bem q bom q a Toei realmente tá levando a expansão mundial a serio.
Bem que o especial dos 40 anos da série poderia ter sido a adaptação em anime do isekai do Yamcha.
Achava que podiam inventar mais uma forma com cor de cabelo diferente, mas dessa vez devem estar focando num novo publico.
Algo fechado será bom, porque não será enrolado e será direto ao ponto, estou ansioso para assistir, assim como para mais episódios dublados de One Piece.
A Toei está realmente séria sobre a expansão global, mais ainda tem pontos a melhorar
Poxa isso eu queria vem bem animado mesmo!!
CORREÇÃO: O filme Digimon Adventure 02: O Início provavelmente não chegará às plataformas digitais após rodar os cinemas, devido a questões de licenciamento. The First Slam Dunk foi distribuído pela Konnichiwa, que não faz parcerias com plataformas de streaming em apoio aos cinemas.
Portanto, mais um filme que pode levar uma eternidade para assistir caso perca no cinema.