Pela primeira vez na história, um estúdio ganhará a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes — e o estúdio escolhido para a honra da edição deste ano foi o Studio Ghibli.

A organização do evento revelou ontem (17) que a premiação visa reconhecer as contribuições dos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata para a indústria, além de sua inspiração para outros cineastas.

Toshio Suzuki, produtor do estúdio, disse:

Estou realmente honrado e encantado que o estúdio seja premiado com a Palma de Ouro Honorária. Gostaria de agradecer ao Festival de Cannes do fundo do meu coração. Quarenta anos atrás, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, nossos filmes são assistidos por pessoas por todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Ghibli Museum, Mitaka e Ghibli Park para experienciar o mundo de nossos filmes. Nós percorremos um longo caminho para o Studio Ghibli se tornar uma organização tão grande. Mesmo que Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, estou certo de que o Studio Ghibli continuará a aceitar novos desafios, liderado pela equipe que carregará o espírito da empresa. Seria meu maior prazer se vocês aguardassem o que vem a seguir.

Além do Ghibli, o diretor George Lucas (Star Wars) também será galardoado. A edição de 2024 acontece entre os dias 14 e 25 de maio.


Fonte: AnimeTV