Segundo dados revelados pela ANCINE, o filme SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco (CODE: White) arrecadou R$ 1.260.449,46 de bilheteria em sua primeira cinessemana (25 de abril a 1º de maio), levando 62.238 espectadores aos cinemas para conferir a aventura standalone da família Forger.
Com esta abertura, o filme já ultrapassa o público de outros filmes recentes de animê (como Suzume e Digimon Adventure 02: The Beginning) e ajuda a consolidar o gênero como uma aposta viável de distribuição.
Contudo, o filme não consta na prévia desta semana do FilmeB.com.br, que lista as 10 maiores bilheterias de cada fim de semana. Isso indica que a tração do longa não convenceu os exibidores, que decidiram abrir mão da produção japonesa em prol dos lançamentos da semana, como Garfield: Fora de Casa, que vendeu mais de meio milhão de ingressos no Brasil.
É difícil avaliar o que levou o filme a ter números aquém do que se esperava. O filme teve boa recepção crítica, com pontuações de 97% e 98% no Rotten Tomatoes e boas resenhas. Não foi um problema de distribuição, pois contou com mais de 500 salas de cinema em seu lançamento, número comparável a O Menino e a Garça e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Hashira Training.
Também não foi uma questão de concorrência, visto que não houve nenhum grande lançamento concomitante com sua estreia. E tampouco pode-se argumentar falta do reconhecimento de marca, visto que SPY x FAMILY é uma commodity disputada em vários setores do mercado, com a Netflix adquirindo a série há poucas semanas, uma edição de mangá bastante popular e produtos licenciados disponíveis em diversas lojas.
Dito isso, os cinemas brasileiros enfrentam uma crise que vai muito além do animê. Desde janeiro, as bilheterias enfrentaram quedas semanais em todas as semanas do ano, exceto pela Semana do Cinema, quando os ingressos eram descontados. A tragédia instaurada no Rio Grande do Sul por conta das enchentes também impactou duramente os números da região.
O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38. Caso prefira outro canal, doe para alguma instituição de sua confiança.
Estranho, soube que ninguém estava nas sessões do filme
Eu fui no primeiro fim de semana. Tinha 80 pessoas na sala.
Ninguém é uma inverdade mas não atraiu um número alto de pessoas de fato.
Não é estranho salas vazias quando não há divulgação. Eu sou fã da obra e só soube que o filme passaria nos cinemas brasileiros após sua estreia no site do adoro cinema. Sem marketing como se esperar público?
Isso já era esperado já que o marketing em relação a esse filme não foi muito grande, a divulgação a respeito do longa foi pouca
Nem sabia que isso tava sendo exibido por aqui. O marketing deve ser uma coca e um salgado.
Acho que o maior inimigo dos filmes de animes que são exibidos no Cinema é a falta de divulgação kk
Pessoalmente, só soube que sse filme tava em cartaz por causa do Jbox, porque não me lembro de ter visto sendo anunciado em outros locais grandes (talvez um pequeno anúncio no YouTube e olhe lá)
Únicos filmes que dão gente são filmes de Dragon Ball, infelizmente.
Eu fui no cinema no dia da estréia, tive a sala inteira só pra mim.
Maior parte das pessoas só tá esperando sair no streaming. Eu adorei ver no cinema, experiência única mesmo. Excelente filme!
Engano seu, o último filme de Dragon Ball nos cinemas flopou miseravelmente também pelo mesmo problema de Spy x Family, marketing totalmente inexistente.
Não exatamente flopou, a bilheteria foi boa para o nicho. Talvez abaixo do potencial de um filme de Dragon Ball, mas ainda boa. As pessoas diziam que as salas estavam vazias, e talvez o filme tenha tido salas “de mais”, e por isso havia pouca gente em cada uma. Arrecadou 5 milhões (bem menos que Super: Broly), com público em torno de 311 mil pessoas (abaixo de Batalha dos Deuses), mas teve exibição em mais salas que esses dois filmes juntos. Um erro de projeção de público, talvez aliado a uma estratégia de marketing menos eficiente do que poderia.
Fui ver Guerra Civil aqui em Belo Horizonte e a gerente do cinema estava reclamando que ninguém assiste esse filme de Spy Family
Vi o filme na segunda semana após sua estreia. Havia somente uma única sala e nenhum cartaz/pôster falando sobre o filme. Tinha apenas 6 pessoas no dia que fui. Minha prima foi no dia seguinte e comentou que tinha um pouco mais de 10 pessoas na sala.