Segundo dados do Observatório do Cinema da ANCINE, o filme SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco vendeu 2.283 ingressos em sua terceira cinessemana (8-14 de maio), totalizando 77.559 ingressos e uma bilheteria total de R$ 1,56 milhão.
Seguindo a tendência da semana anterior, o longa sofreu outra queda abrupta de audiência e tende a sair do circuito esta semana. O desempenho do filme no mercado brasileiro revela a importância da primeira semana para obras de nicho, como os filmes de animê, e do impacto que o fandom otaku pode ter no crescimento da indústria do país.
Todo lançamento de cinema nasce de uma negociação entre a distribuidora e os exibidores. Para obter a melhor distribuição possível, a distribuidora precisa “vender seu peixe” para as redes de cinema, utilizando todos os seus melhores argumentos: performance do filme em outros mercados, performance de filmes similares no mercado brasileiro, prêmios, histórico da franquia nos cinemas, força da franquia em outras mídias e canais (TV, streaming, jogos), a força do relacionamento entre as duas partes, e por aí vai.
Como parte da negociação, distribuidores realizam screenings exclusivos do filme para exibidores, prometem dedicar montantes de marketing para divulgação, trabalham em brindes exclusivos, negociam etc. Tudo isso visa convencer o exibidor de que seu filme será um sucesso, e que faz sentido dedicar uma determinada quantidade de suas sessões a exibi-lo.
Mas tudo isso vale apenas para a primeira semana. Após o lançamento do filme, os exibidores possuem dados reais de desempenho para avaliar como alocar seu inventário de sessões, e uma das principais métricas utilizadas é a ocupação das sessões (número de ingressos vendidos por sessão). Mais do que a bilheteria em si, é a ocupação das salas que determina se mais ou menos sessões serão abertas. Para ilustrar, tomemos os exemplos recentes de O Menino e a Garça e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Swordsmith Village.
O Menino e a Garça foi distribuído pela Sato Company, uma distribuidora menor que lança poucos filmes por ano. Apesar de ser um filme de animação, foi feito pelo Studio Ghibli, que já havia ganho um Oscar, embora seus últimos filmes tenham performado muito mal na região. Sua bilheteria no Japão foi surpreendente, embora a recepção de público e crítica tenha sido relativamente controversa. Também é tido como um filme mais “cabeça” e menos pipoca, mais alinhado a circuitos artísticos. Sem grandes investimentos em marketing, a Sato Company realizou uma sessão de pré-estreia em seu cinema próprio, operado em parceria com o Bunkyo. Mas foram argumentos fortes o bastante para ter 4.559 sessões em sua estreia.
Por outro lado, o especial Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Hashira Training foi distribuído pela Sony Pictures, uma das maiores distribuidoras em atuação no país. É um filme de animação, mas embalado por uma das franquias de anime mais populares do momento. O especial anterior (To The Swordsmith Village) conseguiu quase 150 mil ingressos vendidos, mesmo distribuído por outra empresa menor. Como parte do lançamento, a Sony promoveu uma campanha de marketing utilizando o alcance da Crunchyroll e de seus próprios canais, com pré-estreias em multiplexes alugados e publis de diversos influencers. Isso convenceu os exibidores a abrir 8.747 sessões do filme, quase o dobro de O Menino e a Garça.
Entretanto, quando saíram os números da primeira semana, algo interessante aconteceu. As sessões de O Menino e a Garça tinham uma média de 46 pessoas por sessão, enquanto Demon Slayer atraiu 34 pessoas em média. Ambos os números são fortes, mas os exibidores viram que subestimaram a demanda pelo filme do Studio Ghibli. Por isso, na segunda semana, O Menino e a Garça teve apenas 25% de redução no número das sessões, enquanto Demon Slayer perdeu 38%. A oferta é ajustada diretamente de acordo com a demanda.
O mesmo acontece com SPY x FAMILY. Após amargar uma média de 11 pessoas por sessão em sua semana de estreia, o número de sessões despencou de 5.533 na estreia para 937 na semana seguinte, uma queda de 83%. Mas, ao mesmo tempo, sobram comentários nas redes sociais de gente que queria muito ter visto o filme, mas deixou para a segunda ou terceira semana e não encontraram mais sessões.
Se você gosta de sua série favorita, sabe que um filme dela está vindo aos cinemas nacionais, e pode morrer com o preço agudo dos ingressos: compre na estreia. Reserve um tempo, marque a data, combine com os amigos. Filmes de nicho sofrem muito mais pressão pra ficar nas telas, e raramente duram mais do que três ou quatro semanas em cartaz.
Não teremos atualização de bilheteria semana que vem, mas voltamos na semana seguinte, discutindo os resultados do filme HAIKYU!!: The Dumpster Battle, ou HAIKYU!!: A Batalha do Lixo, que estreia no dia 30 de maio — a distribuidora utiliza o título em inglês na divulgação em suas redes e comunicados, mas o Ingresso.com traz o título em português, então não está claro se o título oficial é o inglês ou o em português (SPY X FAMILY também teve essa confusão, de utilizarem em alguns momentos o título em inglês e, em outros, em português, mas não é possível saber se isso prejudica o longa de alguma forma).
O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.
Se você gosta de sua série favorita, sabe que um filme dela está vindo aos cinemas nacionais, e pode morrer com o preço agudo dos ingressos: compre na estreia, por que ele provavelmente não será lançado no streaming. E aí, nem adianta chorar.
Se você quer ver um filme de seu anime favorito, ASSISTA OU PERCA!
A ÚNICA RESPONSÁVEL PELO FRACASSO DE SPY FAMILY E A PRÓPRIA SONY PELO PÉSSIMO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO NO MÍNIMO PARA NÃO DIZER MAIS COISAS E AINDA TEM HAIKYUU A BATALHA DO LIXÃO VAI SER OUTRO FRACASSO NÃO POR CULPA DO FILME SIM PELA FALTA DE MARKETING E DIVULGAÇÃO DA SONY VAMOS VER SER OS JAPONESES VÃO CONTINUAR FICA DANDO OS DIREITOS DE DISTRIBUIÇÃO PARA SONY SÓ O TEMPO VAI DIZER
que drama ein, filme de anime em si nunca vai ser um grande sucesso no cinema brasileiro, só os hypados em si conseguem isso e ainda sim não é grande coisa, mas SpyxFamily não é mais um deles, o filme de Haikyuu mesmo tenho certeza que vai arrecadar menos dinheiro ainda, e a demoras pra boa parte deles irem a streaming é óbvio e isso se chama Japão e licenciamento, os japas forçam as empresas terem que esperar o lançamento do blu-ray pra poder ter nos streaming e quando lança os blu-ray? 1 ano dps dos filmes saírem dos cinemas ou as vezes até mais
O filme fez dinheiro ou não?
sony segue fazendo do seus serviços porcos
Tentei ver o filme logo no lançamento porem devido a um imprevisto tive q deixar p semana seguinte. Foi então que me surpreendi pois não estava mais em cartaz em nenhum cinema da região. E por região estou me referindo a grande parte do rio de janeiro. Realmente nao tem como o filme ser lucrativo se nao tem como as pessoas assistirem. Mas o artigo foi muito esclarecedor acerca dos filmes de nicho. É correr p assistir!
…ou talvez NUNCA cheguem no streaming.
HAIKYUU VAI CHEGAR SIM NA CRUNCHYROLL A SONY É A DISTRIBUIDORA E TEM A LICENÇA GLOBAL DEPOIS SAIR DAS EXIBIÇÕES DAS SALAS DOS CINEMAS UNS 4 MESES PARA CHEGAR NA CRUNCHYROLL
real, um filme distribuído e licenciado pela Crunchyroll nunca vai chegar na Crunchyroll
mesmo que SpyxFamily tivesse a mesma divulgação de um filme da Marvel, ele nunca seria um grande sucesso por ser um filme de anime, pra um filme de anime fazer sucesso aqui ele tem que ter um nome e um hype gigante por trás, por isso que filme do Studio Ghibli vai bem, Kimetsu vai bem, querer que um filme de SpyxFamily e Haikyuu va bem nas bilheterias do Brasil é se iludir muito, sem falar que a gente tbm teve filme de Fate, SAO e o Isekai do slime nos cinemas brasileiros e tenho certeza que nenhum deles chegou perto da bilheteria “fraca” de SpyxFamily
acho que 1 milhão de reais num filme de anime é bom, tipo, não existe muito um parâmetro pra fazer uma comparação né, de um lado temos SpyxFamily que já não é mais tão hypado como no lançamento, do outro temos Kimetsu que mesmo tbm sendo esquecido ainda tem uma fanbase grande, tem O Menino e a garça onde o pessoal só vai assistir por ser filme de Oscar e do Studio Ghibli, eu mesmo tô pra assistir o de Haikyuu e tô pouco me fudendo pra isso, só de não ter que esparar 1 ano pra lançar o blu-ray no Japão pra depois ir para algum streaming já ta bom
TUDO BEM PELOS TERIA UM DESEMPENHO MELHOR E NÚMEROS MELHORES NA BILHETERIA ISSO NÃO OPINIÃO É UM FATO E UMA REALIDADE, SÓ BASTAVA FAZER UM MARKETING E BOA DIVULGAÇÃO COISA QUE NÃO FOI FEITO O QUE A SONY FEZ FOI UM LIXO ISSO TAMBÉM NÃO OPINIÃO É UM FATO