The Legend of Zelda (Zeruda no Densetsu) é uma franquia iniciada em 1986 com o lançamento do jogo epônimo para o Nintendinho (NES), que chegou oficialmente ao Brasil no início da década de 1990 pela Playtronic sob o título A Lenda de Zelda.

O game foi sucedido pelo Zelda II: The Adventure of Link, que se propõe a trazer uma nova aventura no mesmo universo do primeiro.

De lá para cá, a franquia foi se estabelecendo, geralmente com histórias não diretamente correlacionadas, mas com elementos e alguns pontos de lore em comum. A maioria dos jogos envolve o herói Link salvar o reino de Hyrule e a princesa Zelda de Ganon ou outro vilão, mas há jogos ambientados em outros lugares e, inclusive, sem a Zelda (como Link’s Awakening, Majora’s Mask e a série Oracle).

Os jogos de Zelda geralmente envolvem exploração, resolução de puzzles, completar templos/dungeons no mapa e lutas em tempo real (diferente do modelo de turnos).

Ao longo do tempo, a série se estabeleceu como uma das mais famosas da Nintendo, com um total de 19 jogos principais feitos pela Nintendo (sem contar remakes, remasters etc), mais alguns spin-offs e jogos de empresas terceiras (onde poderíamos encaixar os jogos de CD-i, que são uma história à parte).

Muitos jogos foram adaptados para mangá, e a Panini lançou no Brasil 7 dos 9 feitos pela dupla Akira Himekawa (Ocarina of Time, Majora’s Mask, Oracle of Ages, Oracle of Seasons, Four Swords, The Minishi Cap, A Link to the Past e Phantom Hourglass, ficam faltando Skyward Sword e Twiligh Princess) e uma versão de A Link to the Past de Shotaro Ishinomori — há muitos mais mangás da série.

Além dos quadrinhos japoneses, houve produções americanas, como os da Valiant Comics, e desenhos americanos — apesar de oficiais a licenciados, a Nintendo hoje praticamente ignora que isso algum dia existiu. Foi recentemente anunciado um filme live-action da franquia, ainda sem previsão de lançamento.