Segundo relatório da ANCINE, com dados até o dia 12 de junho, o filme HAIKYU!! The Dumpster Battle já vendeu 101.909 ingressos em território nacional, arrecadando 1,9 milhão de reais. Com isso, o filme ultrapassa O Castelo Animado, do Studio Ghibli, e se torna o 20º filme de animê mais assistido no país.

Apesar do bom desempenho em suas duas primeiras semanas, já não constou no top 10 de bilheteria do fim de semana, empurrado pelo sucesso de Bad Boys – Até o Fim e pela consistente popularidade de outros blockbusters. Em São Paulo, o número de sessões caiu em dois terços, e o filme já saiu de cartaz em diversos outros mercados, indicando que a bilheteria final deve girar em torno de 110 a 120 mil ingressos no total.

Os resultados sólidos de HAIKYU!! The Dumpster Battle no Brasil já merecem a comemoração do fandom, mas em outros mercados o resultado é bem mais surpreendente, segundo a Variety. O filme estreou na China, e mesmo estreando no sábado (15) e pegando apenas metade do fim de semana, o filme emplacou o primeiro lugar das bilheterias chinesas, arrecadando 9,8 milhões de dólares e abrindo larga vantagem sobre o segundo colocado. O resultado estrondoso do lançamento chinês catapultou o filme para o quarto lugar das bilheterias globais.

Um ponto interessante levantado por comentaristas do JBox foi a oferta reduzida de sessões legendadas para o filme, o que desapontou uma boa parcela do público. Embora o seriado de TV de HAIKYU!! conte com dublagem em português brasileiro, esta não cobre a série em sua totalidade e foi lançada vários anos após sua estreia, o que fez com que boa parte do público brasileiro tenha criado uma predileção pelas vozes japonesas originais.

Entretanto, as sessões legendadas são a minoria. Uma análise da coluna para o dia 8 de junho contabilizou 29 sessões de HAIKYU!! The Dumpster Battle na cidade de São Paulo, com 13 sessões legendadas e 16 dubladas. No Rio de Janeiro, segundo maior mercado, apenas uma das 24 sessões disponíveis no Ingresso.com era legendada. E apesar disso, há indicativos de que a demanda pelo conteúdo legendado era maior: as sessões legendadas de São Paulo viram uma média de 69 espectadores por sessão, enquanto as sessões dubladas tiveram uma média de 30 espectadores por sessão. No Rio de Janeiro, a sessão legendada também foi a mais assistida da cidade, com 97 ingressos vendidos.

Com o fim da temporada dos meninos voleibolistas, o próximo filme de anime previsto para estrear em cinemas brasileiros é outro de esporte: BLUE LOCK: Episódio Nagi, que dá seu pontapé inicial no dia 11 de julho.

 

Confira abaixo a lista atualizada dos 20 filmes de animê com maior público no Brasil:

  1. Pokémon: O Filme – Mewtwo Contra-Ataca (1.809.124 ingressos)
  2. Dragon Ball Super: Broly (1.293.065 ingressos)
  3. Pokémon: O Filme 2000 – O Poder de Um (1.184.301 ingressos)
  4. Os Cavaleiros do Zodíaco – O Filme (1.048.203 ingressos)
  5. Pokémon: O Filme 3 – O Feitiço dos Unown (583.997 ingressos)
  6. Os Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda do Santuário (510.641 ingressos)
  7. O Menino e a Garça (426.385 ingressos)
  8. A Viagem de Chihiro (422.813 ingressos)
  9. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Hashira Training (384.676 ingressos)
  10. Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (378.235 ingressos)
  11. One Piece Film Red (356.052 ingressos)
  12. Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza (337.655 ingressos)
  13. Dragon Ball Super – Super Hero (331.577 ingressos)
  14. JUJUTSU KAISEN 0 (258.352 ingressos)
  15. Yu-Gi-Oh! O Filme (254.447 ingressos)
  16. Pokémon 4 (253.426 ingressos)
  17. Akira (250.000 ingressos)
  18. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Para a Vila dos Ferreiros (148.269 ingressos)
  19. Final Fantasy: The Spirits Within (143.010 ingressos)
  20. HAIKYU! The Dumpster Battle (101.909 ingressos)

Veja também:

⇒ Crítica | Haikyu!! The Dumpster Battle


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Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.