A editora JBC registrou no ISBN o primeiro volume do mangá Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya – Final Edition, que tem, a priori, previsão de lançamento para setembro (a editora já afirmou que quer aproveitar os 30 anos da série, comemorados em 1º de setembr0, para lançar o mangá).
Pelos nomes listados, nós supomos que o tradutor seja Hiro Tamaki. O primeiro volume contará com uma capa exclusiva brasileira, de José Luís (que já fez trabalhos para Marvel e DC). Não há ainda uma data exata para além da previsão em setembro.
Capa japonesa. | Imagem: Divulgação
Final Edition é uma nova versão do mangá de Cavaleiros do Zodíaco pelo autor Masami Kurumada, vendida como a “versão definitiva” — ela se diferencia do kanzenban pela inserção de novos capítulos (publicados na Champion RED nos últimos anos), também pela ausência de partes coloridas dentro da trama e algumas pequenas mudanças em passagens e diálogos.
O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.
Sobre Os Cavaleiros do Zodíaco
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem mais recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll disponibiliza a série por streaming atualmente, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publicou também uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (ambos primeiramente pela Conrad), Next Dimension, Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP atualmente republica Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; o gaien Memories de Saintia Shô, a novel Golden Age, o mangá isekai Dark Wing, e Rerise of Poseidon. Um quadrinho francês oficial começou a ser publicado em 2022 — sabemos que uma editora brasileira já detém os direitos de publicação, mas não sabemos ainda qual.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecido pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. A segunda temporada veio em 2022 pela Crunchyroll, com troca total de elenco na dublagem brasileira.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Na verdade é uma capa variante brasileira para comemorar os 30 anos da série no Brasil, ou seja provavelmente terá uma edição com a mesma capa original, e outra com essa comemorativa.
Os gaidens estão sendo lançados dentro do Final Edition, la no Japão. o kuramada picotou eles em momentos da história que ele acha melhor, não terá um volume só para eles.
No fim os gaidens só são furos de roteiro e fracos que ele tenta forçar.
Estranho saber que irão mudar a capa original, alguém sabe o motivo?
Achei pouco paia isso aí de ter capa que um cara fez kkkk aleatório demais. Para os fãs espero que ainda tenha a capa original
Gostaria de um volume único contendo apenas os capítulos extras gaidens…
Na verdade é uma capa variante brasileira para comemorar os 30 anos da série no Brasil, ou seja provavelmente terá uma edição com a mesma capa original, e outra com essa comemorativa.
Foi anunciado como uma capa variante. Provavelmente vão lançar nas 2 versões.
Os gaidens estão sendo lançados dentro do Final Edition, la no Japão. o kuramada picotou eles em momentos da história que ele acha melhor, não terá um volume só para eles.
No fim os gaidens só são furos de roteiro e fracos que ele tenta forçar.
Eu comprei o original pela fonomag, fui ver…o valor aumentou muito.