E deram mais um brinquedo pro Hideaki Anno. Depois de liderar novas versões de ícones do Japão, com Shin Godzilla, Shin Ultraman e Shin Kamen Rider, o criador de Evangelion revelou que vai produzir um novo longa animado de Patrulha Estelar (Space Battleship Yamato). O anúncio foi hoje (6), durante uma conferência especial que comemorou os 50 anos do animê original.
Segundo Anno, Yamato foi extremamente significativo para formar o profissional que ele é hoje, quando começou a acompanhar o animê ainda criança, no 2º ano do ensino fundamental. Ainda nas palavras do animador, ele “não seria a mesma pessoa” sem a Patrulha Estelar. Forte, hein?
A equipe de produção pelo estúdio Khara deve começar o projeto para os cinemas no ano que vem, e ele não terá nenhuma relação com o reboot atual — que começou em 2012, com a série Yamato 2199 e que segue atualmente com uma sequência de filmes em Yamato Rebel 3199, no ar por aqui pela Crunchyroll.
Outro nome importante que está no time é Yutaka Izubuchi, que inclusive estava junto no anúncio. Ele é conhecido por ser designer mecânico de Patlabor, além de desenhar para Changeman, Flashman, RahXephon e Eureka Seven. A função dele ainda não está clara, mas Izubuchi já foi o chefe de direção do animê de 2012. Anno, aliás, também fez uma ponta nessa série, desenhando o storyboard da abertura.
Para mais detalhes, nos resta aguardar.
A Patrulha Estelar
O animê original de Yamato (Uchuu Senkan Yamato) foi produzido pelo hoje extinto Group TAC, com 3 temporadas exibidas entre 1974 a 1980 no Japão, além de filmes, continuando a trama. A estreia do 1º episódio no Japão foi há exatamente 50 anos, em 6 de outubro de 1974, sendo uma criação conjunta de Yoshinobu Nishizaki e Leiji Matsumoto.
Essa animação começou a ser lançada em 1979 nos EUA sob o nome Star Blazers e foi exibida pela primeira vez no Brasil na década de 1980, pela Manchete, com o título de Patrulha Estelar.
A história começa no ano de 2199, quando a raça alienígena dos Gamilas (Gamelons na dublagem brasileira do animê) causa um dano radioativo na Terra, praticamente impossível de ser revertido. Os habitantes se refugiam na superfície e a extinção da humanidade está prevista para ocorrer dentro de um ano.
Porém, uma esperança, vinda de uma mensagem misteriosa em uma cápsula, faz com que os humanos busquem a salvação no Planeta Iscandar. Para isso, criam a Encouraçado Espacial Yamato, aproveitando a estrutura do clássico navio usado na Segunda Guerra, com a tripulação viajando pelo espaço em busca do elemento capaz de remover a radiação da Terra.
Recontada anos depois, em outros animês, mangás e até live-action, a saga é considerada um dos pilares para a popularização da animação japonesa como mídia de consumo a nível global. A editora NewPOP trouxe, em 2021, o mangá original (que saiu junto da primeira animação no Japão) sob o título Patrulha Estelar Yamato.
Fonte: Anime News Network
Shin SBY…
Sabia que cedo ou tarde o Anno iria trabalhar com a obra que foi uma das principais influências na sua carreira.
No anime "Nadia", lá de 1989, Anno era o diretor e lá pelo final da série e homenageia Patrulha Estelar recriando a famosa cena em que o Yamato "desperta".
https://youtu.be/Qa4zzyYLmhs?si=-lw_HFchuItJa3Wc