Dragon Ball DAIMA chegou hoje (18) ao seu total de quatro (!) streamings oficiais. Na Claro Vídeo, aparentemente o 1º episódio legendado já estava disponível sem alardes desde o último sábado (12). Já nesta sexta, a estreia foi primeiro na Max, que disponibilizou já pela manhã, e enfim na Netflix, que trouxe, também só com legendas, nessa tarde — enquanto a Crunchyroll prepara o lançamento do 2º episódio das novas aventuras de Goku.

A Max, curiosamente, traz no início do episódio uma propaganda (imagem abaixo), ao som do tema da série, indicando novos episódios sempre às quintas-feiras (talvez considerando a virada da madrugada para sexta?).

imagem: tela da Max com propaganda de Dragon Ball Daima

Imagem: Reprodução/Max

▶ Clique aqui para acessar a página da série na Max

 

A Claro Vídeo foi a surpresa do dia, já que aparentemente não havia anúncio (ao menos não localizamos nenhum) para o Brasil, apenas no México. Como citado, parece que a estreia foi no dia 12, o que faz com que seja a 2ª janela de transmissão (após a Crunchyroll). A plataforma também exibe, há algum tempo, 82 episódios da série clássica dublada.

imagem: tela da Claro Vídeo para Dragon Ball Daima

Imagem: Reprodução/Claro TV+

▶ Clique aqui para acessar a página da série na Claro Vídeo

 

Por fim, a atrasada do rolê. Por volta de 12h15, o 1º episódio legendado chegou na Netflix. Detalhe besta: até o fim dessa nota, o resumo do capítulo ainda estava em inglês (imagem abaixo).

imagem: tela da série Dragon Ball Daima na Netflix

Imagem: Reprodução/Netflix

▶ Clique aqui para acessar a página da série na Netflix

 

A Crunchyroll, primeira a adicionar o animê em seu catálogo no último dia 11, seguirá o modelo de exibição “quase simultâneo”, estreando um novo episódio logo após a transmissão na TV do Japão. Já Max e Netflix terão esse atraso de uma semana. Se confirmada* a estreia do 2º episódio amanhã, dia 19, a Claro Vídeo tem o atraso de apenas 1 dia.

*Nota (19/10): de fato, o 2º episódio chegou na plataforma neste sábado.

Dragon Ball DAIMA é uma série produzida pela Toei Animation, que comemora os 40 anos da primeira publicação do mangá de Dragon Ball. O desenho de personagens é assinado por Akira Toriyama, que também esteve envolvido na produção, ao menos com relação à concepção da série, sendo portanto seu último trabalho em vida com a franquia — ele faleceu no dia 1º de março.

Na trama, Goku, Vegeta e boa parte da galeria de personagens que conhecemos se tornam crianças, devido ao pedido a Shen-long feito pela dupla de Majins Gomah e Degesu. A turma deve então viajar por novos mundos em busca de resolver essa situação, enquanto descobrimos alguns segredos sobre os personagens do universo de Dragon Ball.

Yoshitaka Yashima, diretor de animação de Dragon Ball Super e de diversos Digimon, assina a direção em conjunto com Aya Komaki, que dirigiu os episódios 892-961 de One PieceKatsuyoshi Nakatsuru (Dragon Ball Z) adaptou o conceito visual de Toriyama, enquanto o roteiro fica por conta de Yuuko Kakihara, que fez a ambientação e roteiro do remake de Urusei Yatsura.

 

Chance dublagem?

Quando Daniel Castañeda, representante do estúdio Toei Animation para a América Latina, anunciou a distribuição da série no ano passado, em uma entrevista ao portal PRODU, foi indicado que poderia haver exibição mundial do animê já dublada.

No entanto, o que temos de concreto hoje é a estreia da dublagem em inglês. Ela estreia nos cinemas dos EUA no dia 10 de novembro, em uma premiere especial. Se houver uma dublagem em português, dificilmente ela virá antes da estreia norte-americana.

 

Franquia Dragon Ball no streaming

Quem quiser pegar o embalo para reviver as séries de Dragon Ball, terá hoje na Crunchyroll o acervo mais completo. A plataforma conta com todas as séries principais: Dragon Ball (1986), Dragon Ball Z (1989), Dragon Ball GT (1996), Dragon Ball Z Kai (reedição de Dragon Ball Z, de 2009) e Dragon Ball Super (2015) — tirando essa última, as demais contam com opção dublada em português. Também estão disponíveis 13 filmes de Dragon Ball Z e o longa mais recente, Dragon Ball Super: Super Hero.

A Max conta apenas com a série Dragon Ball Z Kai no seu acervo, embora o canal Adult Swim exiba Dragon Ball Z na TV por assinatura. Na Netflix, DAIMA é agora o único representante.

Correndo por fora, a Amazon Prime Video traz 117 episódios de Dragon Ball Z, além de 20 filmes e especiais da franquia — incluindo o recente Super Hero. Globoplay e Claro Vídeo contam com o Dragon Ball clássico dublado (com edições), e a primeira traz também Dragon Ball Z Kai.

 

Essa publicação teve o texto atualizado às 13h19 para corrigir informações da Claro Vídeo.


Fonte: Max, Netflix, Claro Vídeo