A Nintendo confirmou algo que já era ventilado por rumores de bastidores: o novo console da empresa, por enquanto chamado popularmente de Nintendo Switch 2, terá retrocompatibilidade com o Switch, ou seja, será possível jogar os games do Switch no novo console.
Confira a declaração do presidente da empresa, postada nas redes sociais oficiais (tradução nossa):
Aqui é o Furukawa. Hoje, no Briefing de Política de Gestão Corporativa, anunciamos que o softwares do Nintendo Switch serão jogáveis no sucessor. O Nintendo Switch Online também estará disponível no sucessor. Mais informações, incluindo a compatibilidade com o Switch, serão divulgadas futuramente.
A Nintendo historicamente tem uma certa preocupação com retrocompatibilidade, principalmente com os portáteis. O Game Boy Color oferecia compatibilidade com o Game Boy, e o Game Boy Advance também tinha compatibilidade tanto com o GB quanto com o GBC.
O Nintendo DS tinha uma entrada (e compatibilidade) para o GBA (embora versões mais recentes do DS já não tivessem mais a entrada), e o Nintendo 3DS tinha compatibilidade com o DS e também o Virtual Console, que permitia comprar jogos de consoles antigos, como NES, GB, GBC (e Super Nintendo para quem comprou o New 3DS).
Nos consoles de mesa, o Wii foi o primeiro a oferecer compatibilidade com o anterior, o Game Cube, e uma biblioteca de jogos de consoles mais antigos, disponíveis digitalmente para compra pelo Virtual Console. O WiiU também tinha compatibilidade com o Wii.
O Switch não tinha Virtual Console e nem retrocompatibilidade nativa com seus antecessores, mas a Nintendo adicionou emuladores de NES, SNES, Nintendo 64, GB & GBC e GBA, disponíveis para quem assina o plano online do console.
O Switch 2 deve ser anunciado em alguns meses. Rumores mais recentes indicam um lançamento a partir de março de 2025.
Fonte: Nintendo Everything
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.