O estúdio americano Mad Cave anunciou que lançará novos conteúdos, histórias e adaptações modernas de SpeedRacer. Não foram revelados mais detalhes sobre os frutos da parceria entre a empresa dos EUA e a Tatsunoko, assim como as mídias ou datas de lançamentos.
Mari Yamauchi, Diretora de Negócios Internacionais da Tatsunoko, disse que a empresa está “animada pela parceria com a Mad Cave Studios para trazer histórias novas e originais aos fãs de todas as gerações”.
Mark Irvin, presidente da Mad Cave, disse que sua companhia está “honrada em trabalhar com a Tatsunoko Productions para levar novas histórias aos fãs” e que “irão explorar a rica história e apelo atemporal dos personagens enquanto entrega novas histórias”.
Esta parceria não é novidade. Em junho as empresas se uniram para lançar uma HQ de Gatchaman – também conhecido como G-Force ou Batalha dos Planetas, dependendo da versão.
Speed Racer(Mach GoGoGo) é um mangá de Tatsuo Yoshida seriado originalmente na Shonen Book, da Shueisha, de 1966 a 1968, rendendo dois volumes encadernados. Narra a trajetória de um piloto de corridas que enfrenta competições absurdas, lidando com obstáculos mortais em seu carro especial, Mach 5, desenvolvido pelo pai.
A obra inspirou uma animação de 52 episódios pelo estúdio Tatsunoko Productions, exibida no Japão de 1967 a 1968 – a série teria vindo para cá pela Rede Globo ainda em 1969, onde chegou a ser chamada de Capitão Meteoro. Nos anos 1970 estreou na TV Tupi com o nome original, onde acabou ficando mais conhecida.
Depois disso, teve passagem em diversos canais ao longo das décadas, ganhando também uma nova dublagem nos anos 1990.
Em 1997, a Tatsunoko lançou um outro animê no Japão, Shin MachGoGoGo, também conhecido como Speed Racer X, com 34 episódios. Esse veio para cá em 2003, pelo Cartoon Network, sob o nome As Novas Aventuras de Speed Racer – não confunda com uma animação americana, The New Adventures of Speed Racer (1993), de 13 episódios. Em 1997, foi lançado também o mangá Mach GoGoGo!, por Toshio Tanigami, com 2 volumes.
A editora Conrad lançou o mangá original por aqui em uma versão “especial” de volume único em 2002, com histórias “selecionadas” (ou seja, com tudo picotado). A editora NewPOP relançou a obra, desta vez na íntegra, em 2009. Um quadrinho americano inspirado na série foi lançado pela editora Wildstorm nos EUA em 1999, chegando por aqui em 2000 pela editora Abril.