Hoje (23) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2025. A 97ª edição contará com 3 produções japonesas na disputa.
Diários da Caixa Preta (Black Box Diaries) concorre na categoria de Melhor Documentário. O filme acompanha a jornada da jornalista Shiori Ito, que investiga a agressão sexual da qual foi vítima e tenta expor o sistema jurídico ultrapassado do país.
A disputa da estatueta será com No Other Land, Porcelain War, Sugarcane e Trilha Sonora para um Golpe de Estado.
Outro documentário também está na disputa, mas desta vez na categoria de Curta-Metragem. Instruments of a Beating Heart, disponível no canal no YouTube do New York Times e que pode ser assistido acima (apenas com áudio e legendas em inglês, mas que podem ser traduzidas automaticamente), acompanha uma turma escolar que precisa montar uma orquestra para o fim do ano letivo e a pressão que vem com isso.
Também indicados na categoria estão A Única Mulher na Orquestra, Death by Numbers, I’m Ready, Warden, e Incident.
E por fim, temos a Toei Animation estreando na premiação com Magic Candies. A animação em curta-metragem adapta o livro da sul-coreana Baek Heena e acompanha Tong Tong, um garoto tímido que passa a ouvir o pensamento das outras pessoas ao se apossar de velas mágicas.
Na categoria Melhor Curta Animado, ele concorre com Beautiful Men, In the Shadow of the Cypress, Wander to Wonder e Yuck!.
Infelizmente, outros filmes que tentavam uma vaga ficaram de fora, como os curtas animados Bottle George e Origami. Godzilla e Kong: O Novo Império estava elegível para a categoria de Efeitos Visuais, mas não chegou na seleção final. Na categoria de Melhor Filme Internacional, Cloud foi escolhido para representar o Japão, mas ficou fora da disputa.
Mas se não temos o Japão na categoria principal, temos o Brasil. Não podemos terminar a matéria sem voltar para o nosso lado e celebrar as indicações do cinema nacional com Ainda Estou Aqui nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz com Fernanda Torres e, pela primeira vez para o país, na de Melhor Filme.
Fonte: Oscars
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.