A Netflix adicionou hoje (5) a inédita dublagem em português do filme Túmulo dos Vagalumes. O clássico do Studio Ghibli estava disponível legendado no catálogo desde setembro do ano passado.
O trabalho recente é creditado ao estúdio Media Access Company (antigo TV Group), sob direção de Diego Lima e tradução por Anderson Mota. Lipe Volpato (Midoriya em My Hero Academia) dubla Seita, enquanto a novata Isadora Martins é Setsuko. Felipe Sushi assina a direção musical.
Obra é isolada da filmografia do Ghibli?
Produzido em 1988, Túmulo dos Vagalumes é uma obra à parte na lista de filmes do Ghibli. É o único título que divide os direitos de distribuição com a Shinchosha, editora responsável pela licença do conto original que serviu de base para a produção, também “bancada” por ela — por isso, ele sempre é distribuído em separado.
Para entender melhor a questão, confira nosso artigo explicando a ausência dele nos usuais “pacotões Ghibli” de licenciamento.
Baseado em um conto semi-autobiográfico, o filme se passa no Japão em meio à Segunda Guerra. Na história, os irmãos Setsuko e Seita perderam a mãe em um bombardeio americano, e precisam ir morar com parentes após o pai ser convocado para a guerra. Porém, os dois acabam saindo da cidade por conta própria, buscando abrigo isolado na floresta, onde passam a lutar por sua sobrevivência, tendo como diversão as luzes dos vagalumes.
Uma das produções mais emocionantes do Ghibli, foi dirigida pelo já falecido Isao Takahata, um dos fundadores do estúdio. Foi lançada em Blu-ray no Brasil pela Versátil, e ano passado esteve envolvido em uma polêmica no Prime Video, com exibição supostamente irregular.
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.