Hungry Heart – Wild Striker
Hugry Heart – Wild Striker
Hungry Heart – Wild Striker
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=VWiF0x0YLvM 480 320]
Produção: Nippon Animation, 2002
Episódios: 52 p/ tv
Criação: Youichi Takahashi
Exibição no Japão: Tv Fuji (11/09/2002 à 10/09/2003)
Exibição no Brasil: Animax
Distribuição: Sony
Última Atualização: 06/05/2012
Todo mundo acusa Masami Kurumada de ser um cara de criatividade questionável. Quem assistiu ou leu Bt’X, seu primeiro trabalho a chamar atenção depois de Saint Seiya, não consegue evitar comparações entre a saga de Teppei e a dos Cavaleiros da Deusa Atena. Mas será que Kurumada é tão pouco criativo assim, ou o povo é que força a barra encontrando cabelo em cabeça de careca? Independente da resposta, a verdade é que Kurumada não é o único mangaká que não conseguiu superar um grande sucesso de público – a lista é maior do que se possa imaginar.
O autor de Super Campeões (Captain Tsubasa para os íntimos), Youichi Takahashi, bem que tentou apresentar novos trabalhos ao público durante as pausas na saga de Oliver (ou Ozora para os puristas), mas o camarada não emplacou absolutamente nada que conseguisse superar os “Cavaleiros futebolísticos”. E olha que as tentativas não foram poucas!
Por uma década (entre 1984 e 1994) ele tentou se superar criando histórias que usavam diversos tipos de esportes como pano de fundo. E da mesma forma que todo mundo enxerga os Cavaleiros do Zodíaco em Bt’X, todo mundo enxergou Captain Tsubasa nesses trabalhos. Tivemos os “Super Campeões” no basquete, atletismo, baseball, tênis, kendo…
Ironicamente, da mesma forma que Kurumada, Takahashi “jogou a toalha” e retomou ao tema que ele já tinha alguma intimidade – ainda mais com um patrocinio gordo da PUMA no meio da jogada. A Fuji TV também entrou na parada e daí nasceu nas páginas da Shonen Champion o mangá de Hungry Heart Wild Striker. E poucos meses depois a versão animada já aparecia na TV – sentiram a catinga comercial por trás do negócio?
Kyosuke do mangá para as telinhas
Logo de cara, uma coisa o destaca de outros mangás futebolísticos de Takahashi: o protagonista não lembra nenhum personagem principal de Super Campeões XD. Kyosuke e seu cabelo laranja (não, ele não plagiou o Ichigo de Bleach) teve sua saga publicada na Shonen Champion (a mesma de Saint Seiya: The Lost Canvas) entre 2002 e 2005, rendendo 6 volumes encadernados. Já a versão animada, teve 52 episódios produzidos pela Nippon Animation, famosa por “animes família”, mas que tem em seu catálogo de produções a 1ª versão de Hunter x Hunter – provavelmente a série mais “violenta” que já produziu XD.
Por conta do espaço de tempo curto entre o lançamento do mangá e a estréia do anime (como se isso não fosse planejado =P), muitas situações enche-linguiça foram criadas na TV para dar tempo de Takahashi desenvolver o mangá. E como o anime terminou antes da HQ ser concluída, as histórias tomaram rumos diferentes.
A animação contou com a equipe dirigida por Satoshi Saga (o mesmo que da saga do Genei Ryodan em Hunter no mesmo ano, diga-se de passagem) e conseguiu evitar a semelhança mais óbvia entre Hungry Heart e Captain Tsubasa: o traço do autor.
E vamos combinar: o traço de Takahashi é bem deficiente de anatomia. O anime deu contornos definidos pros personagens, mas as vezes a animação conseguia exagerar de tal forma que você parecia assistir a um episódio de Street Fighter II V. Se animação não é nada extraordinária, as cores vivas deixam a série super agradável de se ver. A trilha sonora também não é nada excepcional, e as BGMs continuam parecendo usurpadas de algum jogo de luta de 16 bits.
Como a maioria de animes esportivos, o trunfo para que os espectadores se interessem na série está no carisma dos personages. Kyosuke e os seus amigos do Outeiro Laranja conseguem fazer com que você assista aos episódios da série sem se dar conta que o que menos há na história é justamente uma partida de futebol @_@. Há espaço para comédia, drama, ação (quando resolvem jogar bola =P) e romance.
A história
Kyousuke Kanou é um rapaz de 16 anos (com cara de vinte =P) com marra de bad boy e cabelo pintado de laranja que estuda no Outeiro Laranja (Jyoyo Akanegaoka no original. Nem precisa perguntar por que adaptaram o nome aqui no Brasil né?) e tem um irmão mega famoso – Seisuke – que joga no Milan da Itália. Ainda que o cara também seja bom de bola, Kyosuke cresceu à sombra do irmão e desenvolveu um certo complexo de inferioridade e “ódio” ao futebol. Como consequência, o cara adquiriu um jeito de jogar bruto e nem sempre o jogo explosivo é uma solução em campo.
Um belo dia o guri conhece uma garota chamada Miki que se fascina com um chute (que não tem nome!) do rapaz e o efeito que ele adquire – exagerado como só japonês consegue fazer. O rapaz acidentalmente perde sua carteirinha da escola e a garota usa essa desculpa pra puxar um assunto com o camarada. Capitã do time de futebol feminino, a menina propõem que ele seja o treinador do seu time, ameaçando delatar o garoto as autoridades devido a uma confusão na rua! O cara topa por uma semana treinar as meninas pernas de pau e a partir daí, se inicia a mudança no caráter do rapaz e na rotina dos times de futebol do Colégio Outeiro Laranja.
Com certa insistência Mori, um rapaz que se apresenta como responsável pelos times de futebol da escola, consegue fazer Kyosuke entrar pro time de futebol masculino. Ao mesmo tempo, chegam os jogadores Rodrigo – um brasileiro negro estudante de intercâmbio que sonha em tornar-se profissional no Japão pra ajudar a família – e Sakai, que atua como goleiro do time e faz sucesso entre as garotas (e que deixou de ter o cabelo loiro do mangá pra ficar com um tom prateado O_o).
Durante uma peladinha básica entre veteranos e novatos, o talento do trio se revela e chama atenção do treinador Murakami, ex-jogador profissional, que parece estar sempre nem aí pra hora do Brasil (ou melhor, Japão =P). Depois de horas correndo sem parar, Kyosuke, Sakai e Rodrigo amenizam sua rivalidade e começam, em conjunto, a correr atrás de seus sonhos. A partir daí, a série se desenrola com Kyosuke sempre buscando se superar e mostrar que tem o talento com a pelota da mesma forma que seu irmão famoso.
No decorrer do anime, assistimos a partidas do Outeiro Laranja contra outras escolas rumo a um torneio nacional. Numa primeira parte da série, a “batalha final” se dá no episódio 32, contra o time do colégio Tenryu e o time do Outeiro infelizmente perde (isso mesmo que você leu: perde!). Depois do confronto, os veteranos se formam e novos jogadores surgem. Kyosuke se torna capitão e três novatos – Mokuba, Shinagawa e Muroi – se integram ao time. Nessa segunda parte da série, Rodrigo finalmente tem oportunidade de fazer parte da J-League e uma nova “batalha” contra o Tenryu ocorre. Oportunidades para todos se tornarem profissionais aparecem e no final Kyousuke consegue conquistar seu tão sonhado objetivo.
Uma coisa legal na série é o fato das relações entre os personagens ganharem mais destaque que os jogos de futebol em si. Eles envelhecem de verdade e um romancezinho a la japonesa entre Kyosuke e Miki se estende até um finalzinho com um pouco de emoção ao som da música de abertura. O número de episódios da série (52) não parece exagerado, nem pouco: apenas ideal para mostrar um anime sobre jovens, sonhos e futebol – é claro.
Hungry Heart no Brasil
Hungry Heart chegou como quem não quer nada no Brasil através do Animax. Completamente desconhecido por aqui, a série foi uma pequena surpresa para muitos telespectadores do canal e caiu no gosto do público – mais que todos aqueles animes da Enoki juntos :P.
A dublagem foi realizada na Álamo que escalou um ótimo elenco – com destaque para Wendel Bezerra (o Goku adulto), como o esquentadinho Kyosuke. É impagável o showzinho de Wendel cantando uma música (com a letra mais sem rima do mundo XD) no karaokê que aparece no primeiro episódio. É como se estivéssemos vendo “o Goku cantando debaixo do chuveiro!”. A adaptação de alguns nomes japas para o português soam meio estranho no começo, mas é bem melhor que ouvir coisas como Jyoyo Akanegaoka (o nome original do Outeiro Laranja).
Sem nenhum interesse comercial planejado, a série foi exibida e reprisada inúmeras vezes e conquistou a simpatia dos poucos espectadores assíduos do canal (que só tinha nos pacotes mais caros das operadoras de TV, diferente da merda do Sony Spin que está disponível nos mais baratos hoje em dia ¬¬’). Algumas especulações envolvendo a estréia do anime na tv aberta nunca se concretizaram e hoje em dia quem quiser assistir (pra relembrar ou conhecer) só é possível conseguir com downloads via internet. Bem que a Sony poderia tirar do papel aquele projeto do Animax via streaming para que Hungry Heart e outras coisas bacanas não caissem no esquecimento eterno, né?
Checklist Episódios
01 – Você é Kyosuke…?
02 – Obrigado…Treinador!
03 – Eu nunca irei Perder
04 – O que eu sou? Um zagueiro?
05 – Correndo fora?
06 – Por que você tem que ser um centroavante?
07 – Não subestime o futebol!
08 – Eu nunca deixarei minha posição!
09 – Você é um homem, o que assustou você?
10 – Eu posso ver isto! O gol está claro!
11 – Poderia ser Kyosuke o ponto fraco do Akanegaoka?
12 – Não comece a distrair por causa do objetivo!
13 – O irmão Quebra Cuca!
14 – Todos pra dentro do vestiário!
15 – Que Chute é aquele!?
16 – Já tive o bastante!
17 – Eu vou acabar com você agora!
18 – Tem algo errado com o Rodrigo!
19 – Se eu disser que estou fazendo, é porque eu estou fazendo!
20 – Você não é tão irritado assim!
21 – Você desiste fácil demais!
22 – Que droga nós estamos fazendo!
23 – Saunas!
24 – Vocês são Casca-grossa!
25 – Eu, Dominando no Mundo do Futebol
26 – Eu Estava esperando por isso!
27 – Que começem as cobranças de penalti
28 – Faço o que sempre fazemos?
29 – Vamos nessa, Sargento Chin
30 – Eu Fiz Isso, Irmão
31 – Não estou muito animado hoje…!
32 – Kyosuke Kanou, não vou te perdoar!
33 – Não pode ser! Kanou é o Capitão?
34 – Você chegou 10 anos mais cedo, cabeça de ninho!
35 – Porque isso teve de acontecer com Kyosuke também!!!
36 – Caras o que vocês estão fazendo??!
37 – Não tem ninguém vindo!?
38 – Capitão Esaka!?
39 – Comer e Correr Mulher!Por quanto tempo mais você vai dormir
40 – Estou Finalmente pronto para voltar!!
41 – D-Doze Gols!?
42 – Quem é aquele? Sargento Chin?
43 – Você pode me dar um tempinho pra pensar?
44 – Pai, estou bem agora!
45 – Vamos, traga isso!
46 – Futebol Itemai?
47 – Onde Planeja me pegar?
48 – Você acha que só estou vindo para vagabundear aqui!?
49 – Você não pode ficar só mais um pouquinho? Murakami
50 – Eu estive esperando por você Kyosuke Kanou
51 – O Espírito Akanegaoka
52 – Volte logo Kyosuke Kanou