El Hazard

El Hazard
Shinpu no Senkai El Hazard
Mundo Magnífico El Hazard

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=zxZfDhMNDZM 480 320]

Produção: AIC, 1995
Episódios: 26 p/ tv
Criação: Hiroki Hayashi
Exibição no Japão: Tv Tokyo (06/10/1995-29/03/1996)
Exibição no Brasil: Band – Rede 21
Distribuição: Imagine Action Dálicença

Última Atualização: 18/09/2007

A Pioneer é uma marca famosa no Brasil por seus produtos eletrônicos (principalmente aqueles mp3 players pra carro que todo mundo dá a vida pra ter um XD). Mas no Japão, ela também é conhecida por produzir (entenda, patrocinar) junto ao estúdio AIC, animes de bastante sucesso nos anos 90 como Tenchi Muyo – criado pra fazer propaganda de produtos da empresa e divulgar um aparelhinho recém lançado no Japão: o LD.
El Hazard surgiu no vácuo do sucesso alcançado por Tenchi. E talvez esse seja o seu grande ponto fraco: ser uma história onde um garoto boboca se vê envolto por mulheres cheias de amor pra dar. Parece que o tal Hiroki Hayashi não sabe criar outro tipo de história. Deve ser pupilo do Kurumada XD.

Mesmo assim, o sucesso de vendas da 1ª série de OVAs (que contou com 7 capítulos em 4 volumes) em Laser Disc (o ‘pai’ do Dvd) incentivou o lançamento de uma série de tv (que é a que interessa pra nós) e posteriormente, de uma 2ª série de OVAs.

Cheia de diferenças com os OVAs na qual se baseou, a versão televisiva é ao mesmo tempo detestada e adorada por muitos. Quem assistiu aos OVAs originais, garante que é uma bomba. Já o público brasileiro em geral, apenas vê a série com “bom olhos”, não expressando nenhuma devoção ou coisa do tipo.

Histórinha: OVA x TV
Em ambas as séries, os personagens são os mesmos, mas a maneira como são apresentadas é bem diferente, assim como algumas situações. Makoto (um dos personagens mais sem sal da história dos animes), Fujisawa (o professor bebum o.O), Nanami (doidinha por dinheiro) e seu irmão psicologicamente afetado (pra não dizer maluco) Jinai, vão para o mundo mágico de El Aventura (cof!) através de uma engenhoca bolada pelo moleque com nome de menina, e se envolvem em uma grande aventura para retornarem para nossa dimensão.

Jinai (com sua risadinha sádica e insuportável XD) se une ao Império Inseto de Bugron e juntamente com a rainha Diva, tenta dominar o reino da Princesa Rune. Makoto, Fujisawa e Nanami acabam se envolvendo no conflito e, buscando ajuda, encontram três sacerdotisas meio tan-tans das ideias…

O despertar da Deusa Demônio Ifurita, a descoberta de um tal Olho de Deus, e o aumento da obsessão de Jinai em provar que é melhor que Makoto traçam o rumo da série, que termina de forma um tanto previsível.

A série de tv tentou misturar bastante o clima de aventura, humor e romance e conseguiu fazer isso melhor que no OVA, que começa fazendo você rachar de rir e depois não consegue arrancar um bocejo seu. Alguns personagens são curiosos, como a tampinha sapata Ariele que arrasta uma asinha pra Nanami (hummm) e também Ifurita, que na TV é uma desmiolada como a Sailor Moon (inclusive tem a mesma voz no Brasil ^^).

O OVA
No OVA, Ifurita é a responsável pela viagem dos personagens da Terra para El Hazard (sabe-se lá o porque chamaram de El Aventura aqui :P) e é uma mulher adulta e séria. Assim como a princesa Rune, que no OVA é um mulherão e na TV se tornou uma pirralha com voz irritante e sem graça. No OVA também existe uma amante da princesa Rune (eita!) chamada Fatora que é sua irmã (o_O). Ela se parece com Makoto fisionomicamente falando e o cara passa boa parte dos capítulos disfarçado como ela :P.

A animação (por se tratar de uma série pra vídeo) é bem melhor e a trama central é uma história de amor, que transcende o tempo e as dimensões (T_T que linduuuu).

Em 1998 a Pioneer lançou El Hazard 2 que não é tão legal quanto a 1ª série, mas tem muito humor no roteiro (Fatora e Ariele dando em cima das garotas da série e Fujisawa correndo o tempo todo de Miz Mishtall, uma das sacerdotisas, pra não casar hehehe).

El Hazard (tanto TV quanto OVAs) é cheio de “referências” à outros animes, principalmente àquele no qual se inspirou: Tenchi Muyo. Durante a série de tv você pode ver Sasami (a fedelinha irmã da Ayeka) em algumas cenas e as sacerdotisas de Muldron lembram as Guerreiras Mágicas de Rayearth. Há ainda uma parte da série onde o Makoto aparece lendo um mangá de Tenchi Muyo! Aliás, na série Tenchi in Tokyo vemos o Fujisawa (ou um clone seu) aparecendo como professor do Tenchi…

Por aqui
Com 26 episódios, o anime foi apresentado no Brasil pela Band no seu bizarro infantil Band Kids (o que era aquele Grande Olho hein???) e foi reprisado algumas vezes na Rede 21. Exibido meio que sem mais nem menos, o anime não fez ‘O’ sucesso, mas divertia mais que aqueles Seis Biônicos.

A versão brasileira foi realizada nos estúdios da Dublavídeo (que também dublou Shurato) que fez um trabalho muito bom adaptando as músicas de abertura e encerramento. Aliás, a música de abertura de El Hazard, tanto em português como em japonês, é uma da animesongs mais bacanas dos anos 90.

O elenco de dublagem teve umas escolhas um tanto infelizes (ninguém aguentava a voz da Rune!) mas o trabalho final ficou bacana. Alguns nomes também foram alterados (El Hazard virou El Aventura, fazendo que o título do anime perdesse o sentido por aqui) e a tradução derrapou em alguns pontos.

Em 2006 a editora JBC lançou uma versão mangátizada da série de tevê desenhada por Hidetomo Tsubura, que manteve um traço fidelíssimo ao das telinhas. Foram seis edições com média de 100 páginas cada.

O mais legal é que El Hazard mostrou ao público brasileiro um anime que puxa mais para um misto de aventura/comédia/romance do que pra pancadaria desenfreada que tanto assistimos desde Cavaleiros pra cá.

Divertido e “simpático”, El Hazard é daquelas reprises sempre bem-vindas.

Elenco de Dublagem
Makoto – Alex Wendel
Princesa Rune – Fátima Noya
Nanami – Márcia Regina
Fujisawa – Luiz Laffey
Shaila-Shaila – Sandra Mara
Afura Maan – Raquel Marinho
Miz Mishtal – Letícia Quinto
Rainha Diva – Rosana Beltrame
Ifurita – Marli Bortoleto

Checklist de Episódios
01- Viagem à terra da aventura
02- Explorando o reino do mistério
03- A princesa encantadora
04- A sacerdotisa solitária
05- O santuário do vento
06- Um jogo arriscado
07- Uma oportunidade de ouro
08- A reunião
09- Casa de ladrões
10- A selva misteriosa
11- O coração inocente de uma criança
12- O castelo do deus demônio
13- O gênio maldoso
14- O lendário campo de neve
15- A história das sacerdotisas
16- O redemoinho de vento
17- O olho de Deus
18- O sequestro
19- O cativeiro
20- Irmão contra irmã
21- Um amor em perigo
22- O desafio mortal
23- A fuga
24- O destino incerto
25- O fim do mundo
26- O sonho eterno