No Henshin+ de 2013, a Editora JBC anunciou seu primeiro concurso nacional de mangás, o Brazil Manga Awards. Em uma atitude inovadora, a JBC decidiu dar um incentivo ao mercado nacional de quadrinhos, dando uma chance para novos talentos mostrarem seus trabalhos e, no caso dos vencedores, até serem publicados.
Ao longo dos meses que se seguiram ao evento, a editora liberou aos poucos as informações e detalhes do concurso: seriam aceitas histórias de 24 a 32 páginas, de tema livre e em português, com prazo de inscrição até 31 de janeiro de 2014. Também foi criadoo site oficial do evento: http://brazilmangaawards.com.br/, que contém o regulamento completo desta edição do concurso.
Um outro diferencial do BMA foi uma parceria firmada entre a JBC e o Consulado Japonês, permitindo que todos que se inscrevessem no BMA pudessem optar por também terem seus trabalhos enviados para o International Manga Award, prêmio realizado anualmente pelo governo japonês.
Ao todo, a editora teve 185 inscrições válidas, sendo que 113 deles optaram também pela préinscrição no concurso japonês. Apesar dos competidores serem majoritariamente da região sudeste, com pouco mais de 60% do total, os inscritos das regiões sul,centro-oeste e nordeste, atingiram certa paridade, se alinhando na faixa dos 10%, com 15,1% para nordeste, 12,41% para o sul e 8,1% no centro-oeste. A região norte aparece um tanto abaixo das demais, com apenas 2,2%.
Um dado interessante é que a maior parte dos participantes é do sexo masculino e tem uma idade média de 25 anos. Apesar do tema livre, grande parte das histórias recebidas foi voltada para temas de ação e aventura. Ao mesmo tempo, isso não impediu a chegada de muitas histórias de comédia, romance e alguns trabalhos de drama.
As obras foram separadas e avaliadas pela redação de conteúdo e o pessoal da comunicação da JBC, que selecionaram as 24 melhores. As avaliações foram pautadas em três critérios: arte, roteiro e originalidade, com notas de 0 a 10.
O corpo de jurados do concurso, composto por Fábio Yabu (autor de Combo Rangers), Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo da Editora JBC), Arnaldo Oka (tradutor de mangá e ex-chefe de tradução da Editora JBC) e pela Profª Drª Sônia Luyten (maior especialista em mangá da academia brasileira) fez a avaliação final. Os jurados escolheram os cinco melhores trabalhos, baseados nos mesmos critérios da avaliação anterior.
Os vencedores da primeira edição do Brazil Mangá Awards foram anunciados no Henshin+ de 2014, que foi realizado no último sábado – e teve um liveblogging da equipe do site JBOX.com.br.
Confira abaixo:
Starmind – de Daniel Guimarães Assunção Bretas Ferreira e Ricardo Yoshio Okama Tokumoto;
Entre monstros e deuses – de Pedro Leonelli e Dharílya Sales Rodrigues;
Re_fabula – de Ivys Danillo Jayme Portela e Breno Fonseca;
Quack – de Carlos Antunes Siqueira Júnior;
Crishno: O Escolhido – de Francis Angelo Sbalqueiro Ortolan e Lielson Zeni.
As cinco histórias escolhidas serão publicadas em um mix especial, que deve ser lançado até o final de 2014.
Mas a votação foi apertada entre os doze primeiros, e os trabalhos classificados do 6o ao 12o lugares receberão uma menção honrosa no site do concurso. E, se tudo der certo, todas as histórias recebidas serão disponibilizadas em formato digital no site do concurso.
Se você se inspirou e tem talento, não marque bobeira e participe do BMA 2014!
[Via Release]
eles mandaram pro Japão com leitura ocidental mesmo?? o.O
CARAMBA!!!!!!!! O QUE DIABOS É ESSE STARMIND!?!? O___O
fiquei curiosa!! O___O
os traços de Entre monstros e deuses ♥
Eles mandam mangás pra cá com leitura oriental
esse cara do Starmind tá usando o óculos do Kamina por cima do óculos do Simon?
Se Rafael Menkyon tivesse participado já teria ganhado… Veja o que o cara fez para os fãs do DB: http://i.imgur.com/bZgv96D.jpg
Amei a página de Re Fabula!
Nossa! Gostei das 5 páginas que eu vi. Pela arte apresentada eu acompanharia cada série.
Starmind parece interessante ..
Todos parecem ser ótimos mesmo! Também fiquei curioso por Starmind; O traço de Quack me lembra o de One Piece. :smile:
vou comprar o Starmind, Re_fabula e Quack, simpatizei com as páginas que vi. :smile:
Se é pra ter o traço igual a One Piece,é melhor desistir.
Po o Starmind parece interessante, só que ele é muito parecido com o digimon Superstarmon
Olha ai:
http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20110905154036/digimonmasters/de/images/8/82/SuperStarmon.jpg
Starmind e Quack chamaram minha atenção…. E os traços de Quack lembram muito o FAIRY TAIL xD
Acho que não!
Nessas competições eles valorizam obras originais e não fanmades de outras obras!
Fui meio que surpreendido.
O cara de Starmind desenha bem, mas o personagem lembra MUITO digimon (Starmon?). Os personagens humanos lembram animes dos anos 80, o que é uma influência diferente do que estamos acostumados a ver entre mangakas wannabe (e isso é uma coisa boa!)
“Entre monstro e Deuses” tem um traço muito fofo e autêntico. Parabéns!
O resto é lixo.
E algo realmente precisa ser dito: de cópia de One Piece já chega Fairy Tail.
Ou vc compra TODOS ou vc não compra NENHUM, vai sair tudo junto numa revista só :laughing:
não adianta julga sem ler nem ver apenas pela art aqui né e seinceramente esta confusa essa pág do Rafael Menkyon ‘-‘ seriamente não da para entende essa quadrinização qeu vc mostrou Willian mas Quack e entre deuses eu acompanharia sem problema :laughing::wassat:
Nossa os traços tão mto bons……Comprarei esse mix concerteza :smile:
Gente, deem uma olhada nesse site: http://prozine.com.br/
Sério que já tem gente chamando os mangás de lixo sem ao menos ter lido?
Comprarei com certeza esse mix!
Incrivel os caras desenham muito. Essa galera divesse apoio do governo o brasil poderia ter otimos mangakas.
é? se for não faço ideia maluco.
tenho que concordar com o que disseram, o starmind parece uma digievolução do superstarmon. :laughing:
Tomara que desta vez dê certo. Ação magazine era difícil de achar e faliu logo, apesar do concurso das canetas COPIX…Não podemos nos esquecer que a maravilhosa Erica Awano começou na Megaman nacional, que sempre era desenhado por algum artista local, e hoje tem até compilação de luxo de sua produção…Eu adquiri a n° 01.
Ainda sinto falta de um mangaká brasileiro que mostre coisas de nossa cultura no traço mangá de uma forma moderna e atraente, assim como Monteiro Lobato fez pela literatura infantil…Não aguento o povo babando por Bleach, em que o herói luta de chinelo e quimono (@.@), mas torce o nariz quando um personagem fala uma gíria nacional. Colonialismo tem limite…
Que do Kamina o que, Superstarmon e Squirtle já usavam esses óculos bem antes do Kamina ser um misero rascunho.
“E algo realmente precisa ser dito: de cópia de One Piece já chega Fairy Tail”
Fuuka, fairy tail não é cópia de One Piece só porque uma pose ou outra é igual. O autor somente imaginou a mesma cena. Não sei porque as pessoas falam tanto que fairy tail é cópia de One Piece. Por favor não me leve a mal, essa é apenas a minha opinião.
Não é a questão da pose, é que como o Mishima foi assistente do Oda, acabou que os traços dos dois são bastante parecidos e em Fairy Tail isso fica mais evidente do que em Rave Master por exemplo.