É estranho que, mesmo sendo fã da série, nesses cinco anos que escrevo reviews de jogos, nunca parei para escrever nenhuma resenha de Kingdom Hearts. Enfim, hoje estou aqui com meu PSP nas mãos, abalado, mas pronto pra escrever o review de Kingdom Hearts: Birth By Sleep. Bora comigo?
O jogo é um prequel do primeiro Kingdom Hearts, se passando dez anos antes das aventuras de Sora começarem. Estamos no controle de Ventus, Terra e Aqua, três jovens aprendizes que devem buscar deter a ameaça dos Unversed pelos mundos, mas cada um viaja por uma razão diferente. É claro que a trama é um pouco mais complexa do que isso, mas esse é o cerne básico.
Primeiramente, o ponto negativo do game é a repetição do mesmo. Você joga com três protagonistas, o que dá o ponto de vista de cada um em relação ao jogo, mas após passar horas com um personagem, terminar sua campanha (+ ou – 10 horas), visitar os mesmos lugares (sob outra ótica) e fazer o mesmo uma terceira vez, acaba cansando um pouco. Outro ponto negativo, é o controle de câmera via L/R, mas isso é mais por conta das limitações do PSP, não atrapalha o jogo, mas também cansa.
A jogabilidade continua frenética. Para quem conhece Kingdom Hearts, sabe que do 1 para o 2, há um aumento enorme no ritmo de jogo, e aqui temos a mesma coisa. Para conseguir jogar o básico, não é necessário muito, mas se quiser ter alguma chance nas dificuldades maiores, vai ter que se esforçar pra saber defender, contra atacar, usar a keyblade certa, a magia certa, usar D-Links (elos que garantem poderes extras de outros personagens), entre outras minúcias que impedirão você de apanhar feito um boi ladrão no primeiro mundo na dificuldade Proud.
Uma das coisas mais legais de Birth By Sleep, na minha concepção, é a maneira que a Square-Enix encontrou pra brincar com o conceito do Prequel. Pois bem, nos jogos da série, temos Cloud, o protagonista de Final Fantasy VII, como inimigo/aliado. Aqui nós temos o Zack, protagonista de Crisis Core: Final Fantasy VII (prequel do FF7) como inimigo/aliado, brincando um pouco com esse tipo de coisa.
Graficamente, mostra o quão competente é a Square Enix no que se trata de tirar potencial do Hardware no qual ela trabalha. Cada personagem é extremamente detalhado no que se refere ao visual, e nenhum deles parece deslocado. Pra quem já está acostumado com a franquia, ver as diferenças de proporção dos botas gigantes da Square para os “humanos” da Disney continua sendo um casamento muito bonito. E as cutscenes especiais, como a abertura do jogo, continuam sendo uma obra de encher os olhos.
Sonoramente, só “peca” (nem é tão pecado) por usar “Simple and Clean” pela milésima vez como tema principal. O resto dos temas, são o “padrão” ultrafodástico estabelecido por Yoko Shinomura para as composições da franquia. E a dublagem, apesar das vozes de Terra e Aqua soarem estranhas a princípio (eles são os “novatos” em KH, já que Ventus possui o mesmo dublador de Roxas), é bastante competente, e para os nerds, tem um momento particularmente extasiante, mas que não posso falar por ser spoiler. Digamos que é o momento onde Star Trek se prova melhor que Star Wars.
Finalizando, se você tem um PSP e não jogou Kingdom Hearts: Birth By Sleep, o que espera? E se você não tem um PSP, mas tem um PS3, aguarde por Kingdom Hearts HD 2.5 que trará Birth By Sleep em toda a glória da alta definição, e dois analógicos pra você poder girar a desgraça da câmera o quanto quiser. Altamente recomendado.
Avaliação do Jbox: 10/10
joguei esse jogo de cabo a rabo e não entendi esse “momento onde Star Trek se provar melhor que Star Wars.”
Xehanort (Leonard Nimoy)
Eraqus (Mark Hammil)
Kyo quando teremos sobre algum jogo de Tokusatsu ????????
Unico Kingdom Hearts que eu joguei. Não gosto da franquia, muito porque eu odeio algumas franquias da disney, principalmente o Mickey, mas é realmente um bom jogo, apesar de que so fiz a campanha da Aqua, porque ela é linda! kkkk
Jogos da Square Enix costumam ter gráficos excelentes. Final Fantasy XII, que é um jogo de PS2, consegue ser mais perfeito do que muito jogo de PS3. E as trilhas sonoras são tão boas que dá até pra ficar ouvindo à parte.
Tinha uma época que eu tava pensando em jogar um Kingdom Hearts. Mas acabei desistindo, que nem o anonymous, por causa dessa mistura com as franquias da Disney, que a maioria eu odeio.
Quando conheci o jogo também tive receio de jogar, por misturar disney e por outros elementos, como o protagonista usar uma chave, mas no final acabei resolvendo jogar e hoje é a minha franquia favorita, recomendo superarem esse preconceito e darem uma chance para a série vocês não vão se arrepender.
Aguardando o birth by sleep pra PS3, não tinha PSP pra jogar, o pouco que joguei foi no PSP de um amigo, que me obrigou a fazer a campanha da Aqua porque as outras duas ele e outro amigo dele já tinham começado, e não sei se foi só comigo que isso aconteceu, mas o peitos da Aqua são hipnóticos, não consegui tirar os olhos deles em nenhuma cutscene. kkkkkkkkkkkk
O pessoal q não gosta da Disney é pq não assistiam os desenhos quando eram crianças, ou não eram nascidos. Pode perceber q adolescentes e crianças não gostam de Kingdom Hearts. Quando joguei KH pela primeira vez foi nostalgia pura, me emocionava com cada mundo novo.
As crianças de hoje curtem COD e BF.
De longe um dos melhores Kingdom Hearts já criados, o jogo é incrível, fechei praticamente 100% e não vi problema algum em jogar com outro personagem, vide que o intuito do game é contar a história e não superar fases.
Nada haver, tenho 25 anos e cresci vendo entre outras coisas desenhos de mickey, donald e pateta. Inclusive adoro aquele jogo do Mickey e Donald para Snes, mas simplesmente odeio aquele rato, além de que não gosto de certos filmes da disney como pequena sereia, branca de neve e bela adormecida.
No início também achava que KH era um jogo infantil, mas depois de ler e jogar o KH2:FM+ e CoM , me enganei profundamente, e espero ter as coletaneas no PS3 e quem sabe daqui um tempo o KH3 (PS4 ou XOne)…eu já joguei este no emulador e só fiquei travado na história do Ventus com aquele joguinho musical do Huguinho,Zezinho e Luizinho contra o Cap. Justice…Off.: Sacanagem da Disney e da Capcom por não publicarem mais Ultimate Marvel Vs Capcom 3…
Beth disse:EymardPronto, comee7ou a hora da saudade, risos.Sabe do que eu venho snneitdo falta mesmo?De comer queijo franceas!!!Ne3o sei porque, quando eu penso em Paris a 1a. coisa que me vem e0 cabee7a e9 comida .