No ar desde 2007 e disponível em grandes operadoras de TV por assinatura, como a SKY, a Rede Brasil tem se tornado um verdadeiro oásis aos fãs de produções japonesas antigas, que não arranjam mais espaço na grade de emissoras consagradas.
Para se ter uma ideia, hoje, a rede exibe em sua programação o clássico Speed Racer, além dos tokusatsus Jiraiya, Flashman, Changeman, Jiban e Ultraman.
Além das séries japas, outros enlatados empoeirados recheiam a grade, como The Monkees, Agente 86 e Zorro. Recentemente, a fanpage da emissora no Facebook anunciou outras pérolas para breve, como a volta de Sailor Moon, Jaspion e Ultraseven.
Mas um título especial deu o que falar e trouxe à tona novamente a discussão sobre até que ponto a exibição de todo esse conteúdo (que sabemos que é caro até pra Globo, imagina pra Rede Brasil =P) é legal: Power Rangers.
Como vocês devem saber, hoje, a franquia Power Rangers como um todo tem licença de exibição na TV aberta concedida ao Grupo Bandeirantes, que têm exibido a fase clássica como tapa-buraco nas madrugadas da Band.
Na TV paga, algumas fases mais recentes se dividem entre Nickelodeon (Samurai e Super Samurai) e Cartoon Network (Megaforce e Super Megaforce), além de todas as temporadas estarem disponíveis pela Netflix.
Procurando uma posição sobre o caso, o portal NaTelinha entrou em contato com a Saban Brands e obteve a resposta que todos já esperávamos: a exibição da Rede Brasil é pirata.
Segundo o e-mail publicado no site, a empresa confirma os veículos autorizados a exibirem o título bem como a falta de autorização da Rede Brasil, sendo categórica quanto as consequências no parágrafo final:
“Qualquer outro grupo que prometa e exiba o nosso produto, sem a devida autorização da Saban Capital Group ou da Saban Brands. LLC, será acionada e terá que sofrer sanções da Lei de Copyright vigente no país em questão” .
No post referente ao anúncio de Power Rangers no Facebook, a Rede Brasil chega a responder um de seus visitantes, visivelmente incomodado com aqueles que acusam a emissora de pirataria:
“Os órgãos que monitoram nossa atividade são muito rigorosos, seguimos à risca as orientações e adquirimos os direitos de exibição das séries que anunciamos.”
Pode até ser que a Rede Brasil tenha adquirido os direitos de alguém mas esse alguém aparentemente não foi a Saban Brands…
O pior de tudo é que se avaliarmos o histórico de polêmicas envolvendo a emissora e algumas “gafes” (tipo o menu de um DVD aparecer antes de começar a exibição de um episódio @_@), não fique surpreso se de uma hora pra outra tais estreias “floparem”…
Apesar da iniciativa ser bem interessante, tenho minhas dúvidas em relação a forma que eles exibem séries, desenhos, etc… Por que se não for algo “legal”, eles logo tiram do ar.
Não sei como é a situação dos outros produtos, mas todos sabem que Sailor Moon não possui nenhuma autorização de exibição na TV brasileira, que o ânime precisaria ser redublado e tal…
na boa e foda se esses trouxas tem o coteudo e não exibem impede outra emissora de exibir,po velho olha a hora que a band coloca a serie quem e o louco que perderia a noite de sono pra asistir power rangers de madruga velho isso e pra mostra pra band que se vcs não passa tem alguem que passara mesmo que seja por de baixo dos panos em um horario decente
Fico imaginando que tipo de ganho essas emissoras planejam ter com tudo isso? Em uma sociedade tão moderna, com a informação cada vez mais acessível, era apenas questão de tempo até algum dos detentores dos direitos perceberem essas coisas aí.
Agora que foram ver? O canal so exibe programação pirata, nada é licenciado, únicas produções independentes do canal são programinhas de quinta ou programas caça niqueis como aquelas palavras cruzadas e derivadas que eles usam para roubar dinheiro do telespectador mais inocente (serio, como não é proibido aquilo?! Cassino clandestino consegue der mais honesto).
O que a Band faz é a mesma coisa que a Globo e outras emissoras fazem compram os direitos de exibição para depois colocá-los na Sibéria…o estranho essa emissora que está sendo acusada de exibição pirata pertence a um certo político/apresentador vinculado a uma das grandes emissoras…mistério, intriga,etc parece um episódio de anime,seriado e cia…
A verdade é que a Toei não parece ligar pro
“roubo ” de seus tokusatsu, já que são exibidos
assim a alguns anos, e aparentemente só se mexeram
pra remover CDZ. Mas se não fosse o pavor das
emmissoras com herois japoneses ( mas Simpsons no
band kids tudo bem ) a rbtv não teria os “orfãos ”
desses programas pra explorar !
exibi
Um exemplo de como é possível viabilizar a exibição de forma legal é o Crunchyrol exibindo Sailor Moon Cristal legendado em português, tudo regulamentado pela Toei, quase simultâneo com o Japão.
O problema real está na forma péssima de administração de várias emissoras e distribuidoras nacionais com as franquias, coisa bem detalhada nesse artigo sobre a tokusatsus no Brasil: http://letraseaventura.blogspot.com.br/2014/06/tokusatus.html
Talvez para o pessoal da Rede Brasil adquirir os direitos de transmissão é comprar o dvd hahaha
nunca entendi qual é o esquema deste canal (compram DVD pirata e passam na tv, isto entendi, huhahahahahaha) mas o mais impressionante é não ter nenhum canal de verdade que invista de maneira legal nestes títulos ou até melhores, do jeito torto deles eles preenchem uma lacuna, o problema é a péssima qualidade de exibição e do material exibido na questão técnica, afinal em uma hera de HD eles passam meros DVDs piratas!
Passou da hora deste site ter Disqus!!!!
Jaspion o proprio dono japa ex dono da Tikara Filmes disse que cedeu os direitos de transmissao para as outras series e por isso elas sao exibidas até hoje, menos as que a Saban detem direito no ocidente como RX, Metalder, Spielvan. Só em ter Jaspion e Cybercops eu ja ficaria satisfeitissimo, nao sinto mta falta de power ranger.
“Os órgãos que monitoram nossa atividade são muito rigorosos, seguimos à risca as orientações e adquirimos os direitos de exibição das séries que anunciamos.”
Só se for do coelhinho da páscoa, né. E muito ingênuo é quem acreditar na “idoneidade” da referida emissora.
Já dizia o falecido Zé Roberto da Animax: não deixe sua paixão cegar o seu bom senso.
Tah simultâneo sim véi,e eh caso único jah que tds os outros animes exibidos lah são exibidos com umas hs de atraso em relação a exibição japa,mas qt a Rede Brasil jah ñ era msm novidade essa de exibirem coisa ñ licenciada u.u
Ih Silas-san o discurso deles eh tão sincero qt o de um político X3
Engraçado como ngm faz nada, a Rede Brasil faz isso a anos e ngm toma uma providencia
Isso se chama impunidade,infelizmente eh normal no HUEZIL u.u
E Desde Quando o Toshi Tem Algum Direito De Ceder Algo???
Só Estão No Ar Pq Ninguém Ainda Fez Contato Com a Toei Para Alertá-la Sobre Tal Exibição Pirata,Pois Se Tivessem Feito Duvido a Pirataria De Conteúdo Continuasse No Ar…
4 Produtos Da Toei Que São Veiculados Pela RBTV Só Tem Direitos Em Home Vídeo No Brasil…Para a Tv Não Tem Nenhum Direito Adquirido Vigente…
Publico que curte programas orientaos é o publico mais chato, reclama de tudo. Qdo nao lancam dvds no brasil reclamam que nao ligam pro publico que curte esse material, qdo lancam reclamam da qualidade, reclamam que lojas alternativas vendem os produtos piratas, reclamam dos fansubs que lancam os episodios e nao ganham nada…. Eta galera chata! Sabe o que vcs deviam fazer? Sentar no sofa e assistir na rebe brasil, ficar reclamando e torcendo pra toei boicotar nao ajuda em nada, mimimi a toa, bando de reclamoes
Não dá pra dizer “nunca vou assistir a
rede Brasil com overdose de Gunball,
Bob Esponja e desenhos nacionais de
cota nos outros canais, e a tela da
tv é bem maior que a do notebook!
E Serena ainda é uma visão bem melhor
que poneis e princesa Jujuba baranga !
Talvez seja hora da Saban Brand procurar a “Patrulha do Consumidor” e lutar pelos seus direitos.
[2]
Se eu fosse distribuidor lógico que sou contra essa atitude. Mas como não sou, por mim eu telespectador pode exibir independendo se sim ou não seja exibição pirata, o que seria obrigatório a distribuidora dos direitos autorais, pedir pra RBTV divulgar nos intervalos comercias os produtos em geral das licenciadoras, distribuidoras seja TOEI, Focus filmes, flash star, Paris filmes, Saban, Sato company, Sony, Luiz Angelotti, fox, wanner, e outras empressas sempre ter os comerciais próprios deles da dsitribuição quando são exibidos os episódios, filmes de graça na tv.
Como aconteceu em 1994 com Cavaleiros do zodíaco na extinta tv manchete ofereceram de graça os episódios por ordens do distribuidor da samtoy em parceira com a bandai pra está sem custo os comercias na tv dos brinquedos, mini esculturas articulados dos personagens dos animes, e foi sucesso de vendas. Os mesmos planos em está de graça mais animes na televisão que provavelmente aconteceu com Sailor Moon e Samurai Warions na tv manchete, por ser tratar da mesma distribuidora de CDZ. E quem permitiu isso principalmente de deixa de graça foi autorizado pelos estúdios de animes, em época que era menos pirataria os dvds np camelo e a internet era pra poucos e com velocidade discada super lenta.
E hoje em dia, é algo raro de ser ver algum distribuidor, estúdio de anime ceder oficialmente seus animes de graça a tais redes de televisão aberta e paga pelo brasil que até o momento não acontece. E parece que todos estúdios de animes e distribuidores faz pedido de absurdos da muita grana alta por simples exibição, que com isso só tem a perder por falta de clientes e donos de tv não interessa por animes bem ao preço alto que tem prejuízos financeiros, por isso a falta de animes.
Se fosse eu fosse distribuidor de alguns animes, desistia desses planos de esperar inutilmente até o fim da vida, de tenta qual tv mim pagar pela exibição que nunca vai acontecer, por causa do alto preço, e não vemos animes estando oficialmente na tv, por culpa dos donos de tv são duros. E conversava pra os estúdios de animes em fazer outro contrato que dá mais certo, tipo permitir que eu distribuidor oferecia o anime inédito as tvs que em cada episódios seja veiculados 2 comerciais de alguns segundos no começo e final de cada episódio do anime pra ter o único anuncio do sómente distribuidor em rede nacional, e mais com alguns gifs animados em poup up nos cantos da tela da tv divulgando os tais lançamentos e produtos e endereços dos animes, pra nenhuma afiliada de outro estado e cidade corta o comercial do distribuidor , os produtos divulgados na tv seria os lançamento em dvd/bd de um e mais títulos de animes e mais outros produtos relacionado ao distribuidor do anime com endereço do site, e lojas onde comprar, e o lucro com esse market divulgado na tv com muito ibope e muita gente assistindo estaria acessando muitas o site de compras do distribuidor e dividir os lucros com distribuidora e estúdio da produção estrangeira..
Sabendo que anime dá muita audiência a qualquer canal de tv seja SBT, Rede TV!, Gazeta, Band, Cultura, Record e outras emissoras, e assim ter cada vez mais novos anunciantes, comercias de diversos produtos diferentes aos donos das tv abertas toparia fácil esse tipo de contrato de graça. Se o dono emissora no momento quiser pode exibir maratona de muitas horas de animes sem custo pra assim garantir muito tempo com os números do ibope alto e chamando mais os anunciantes de diversas empressas pra está nos intervalos e assim o dono da tv faturando mais com merchans, e o distribuidor do anime com mais tempo de seu anime, ganha mais vezes anúncios próprios diariamente na tv, e mais clientes que assisti sabendo disso vai lá pra comprar os produtos oficiais de tais anime do distribuidor.
EURI,curti seu bom humor XD
Nao quero nem saber nessa porra vou assistir. Ja e dificil passa alguma serie japonesa nao poço fazer nada que a exibiçao e ilegal. Vou assistir ja pago caro pela minha tv a cabo nao vou da uma falso moralista.
Passa na SKY? Qual número do canal?
Os episódios das duas primeiras temporadas de Sailor Moon já se perderam… ou seja, os espisodios que eles vão exibir serão os remasterizados por fãsda internet.. engraçado, que alguns episódios não tem o audio completo, pq o rapaz que remasterizou nao encontrou o audio completo em portugues, o início ele deixava em japa por ex…. sem falar que Sailor Moon não está licenciado pra ninguem… a Ulbra TV já exibiu a fase classic de sailor moon, os mesmos episódios baixados da internet
A emissora é vagabunda e picareta pois todas as séries exibidas não tem nenhuma licença. Agora analisando friamente, é uma emissorazinha que ninguem sabe que existe, dá traço de audiencia, e usa disso porque não tem programação. É uma coisa muuuuuuito pequena pra Toei ou Saban se importar.
Mas que é uma emissora clandestina isso todo mundo sabe. Acho até desnecessário esse tipo de publicação, pois vai aumentar de 10 pra 15 tvs ligadas na hora televisões ligadas nessa emissora e olhe lá. Traduzindo: vai ficar com zero de audiencia. Respeito quem gosta de “saudosismo” vendo na tv e outras coisas mais, mas o que se absorve vendo exibições piratas? Ainda se eles pegassem as fitas do Toshi, e fazer um exibição a partir delas, colocando os previews dublados até tá valendo que é um material a mais, mas sabe-se que são os dvds alternativos com audios estourados e incompletos e imagem granulada.
Está passando no Disney XD MegaMed,
uma serie que satiriza super-herois
tradicionais . Detalhe é que em uma
cena apareceram miniaturas de Seiya,
Ichigo e outros refletindo os gostos
de garotos americanos atuais ! Enquanto
aqui , um país mais “tolerante “, as emissoras
e mídia tentam convencer que herois japoneses
nunca foram populares, essas historias de que
Ultraman , Princesa Safiri, Speed Racer, Kamen Rider
e Seiya já foram mania nacional devem ser invenção
de desocupados, todo mundo na infância só via
os pacifistas Tom e Jerry !
No Brasil vc sapateia e dança em cima da lei e consegui sair impuni, tinha que ser o Brasil.
Rede Brasil vai acabar se dando mal por pegar determinadas séries sem pagar por elas, na minha infância cheguei a gostar muito das primeiras temporadas de Power Rangers, mas atualmente a franquia ficou bem ruinzinha.
Pra quem não liga para como
a rede Brasil adquire, Serena estreia
nessa quinta as 18:00 e 20:00 .
Na minha opinião nós que gostamos dessas series ou animes( no caso de Sailor Moon) não deveríamos nos preocupar com isso, é claro que não acho certo Exibição pirata + acho que cabe a nós fãns curti a exibição e deixar isso pras distribuidoras e o canal em questão resolverem
Esquece nem vai passar hoje, ou seja Serena não estreiou hoje, esta passando Jiraya, nem sabemos quando vai começar a programação nova.
Esse canal tem em todas as TVS por assinatura .
Uma curiosidade : essa quinta o cartoon
vai reprisar o ultimo filme de Pokemon BW.
Só que um detalhe: esse é o mês de filmes
onde a cada dia o mesmo longa passava as
14:00 e as 20:00 , só que estranhamente o
filme de Mewtwo x Genesect será exibido apenas
no horário noturno e de dia passa um filme de
Scooby Doo . Ou seja, Regular Show pode passar
4 vezes por dia com armas de fogo e personagens
sinistros mas passar 2 vezes um “sangrento” filme
de Pokemon e um “assustador ” episodio de Digimon
no mesmo dia ofende a moral do ” pacifista e inocente ”
povo brasileiro !
Jaspion estreia hoje as 20:00 e
as Sailors quinta no mesmo horário
mas nada de Rangers, ou seja ou
a Saban é mais atenta que a Toei,
ou a empresa japonesa não liga
mais pra esse pais maluco !
eu to assistindo toda quinta :tongue:
a rede brasil me leva de volta pros anos 90 na minha infância onde as emissoras passavam várias séries americanas, européias e japonesas, ao invés dessas produções independentes porcas como leilões de jóias, quiz engana trouxa, programas religiosos manipuladores e televendas tipo polishop.
a rede brasil me lembra a rede manchete e a record por causa dos clássicos japoneses e alguns americanos.
eu adoro os tokusatsu’s, mesmo sendo clássicos, eles parecem mais atuais que essas produções norte americanas que passam na tv aberta e paga.
muitos fãs do gênero comemoraram quando a rede tv! passou ryukendo em 2009, pois os últimos tokusatsu’s exibidos na tv brasileira foram kamen rider black rx (rede manchete) e ultraman tiga (rede record e canal 21 onde foi exibido todos os episódios).