Entra ano, sai ano, sempre aparece alguma notícia para ameaçar a distribuição ilegal de animes e mangás na rede. No fim das contas, vemos uma derrubada ou outra e termina por aí.
A bola da vez atende pela sigla MAGP (Manga-Anime Guardians Project), projeto encabeçado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), que visa monitorar o consumo e compartilhamento desse material de forma não autorizada, a fim de removê-lo.
Em um primeiro momento, serão fiscalizados nos próximos 5 meses os sites que disponibilizarem ilegalmente 580 obras (500 títulos de mangás e 80 de animes), numa lista que inclui pesos pesados como Dragon Ball, Sailor Moon, One Piece, Ataque dos Titãs, Pokémon, Yu Yu Hakusho, Naruto e o nosso velho conhecido Cavaleiros do Zodíaco.
A iniciativa chegou a pôr no ar um site com uma listagem que mostra meios legais para assistir/ler parte dessas obras, como você pode conferir clicando aqui.
Em matéria publicada pelo próprio METI, um relatório feito em 2013 estima que 5,6 bilhões de dólares foram perdidos graças à pirataria de obras japonesas, analisando somente as principais cidades da China (Beijing, Shanghai, Guangzhou, e Chongqing). Outro relatório, deste ano, estima uma perda de 20 bilhões de dólares com a pirataria online.
Uma nova caça às bruxas começa no dia 1º de agosto. Se vai ser efetiva ou não, só vivendo para ver, mas pode começar a imaginar sua vida sem aquele site de streaming sapeca que não pagou nada para exibir seus animes.
Pra finalizar, confiram um videozinho da campanha do MAGP:
Bonito o video, mas tive que dar um “Dislike” ; (
Acredito que está lei surtira efeito na medida possível, isto é eliminara alguns sites e fará surgir novos como de costume. Me posicionando no meio deste assunto, atualmente não usufruo de pirataria alguma, acredito que deva-se a facilidade que encontramos serviços que a cada ano se reinventam para tentar trazer mais pessoas para seus serviços no exemplo de animes temos a CR e a própria Netflix, mangás nós temos editoras brasileiras que cada vez mais trazem títulos de peso e assim nos mais variados setores, todos estão crescendo a cada ano.
As únicas pessoas capazes de acabar com a pirataria são as pessoas que a utilizam, afinal são as mesmas que buscam por conteúdo e onde a procura a oferta (acho que é assim a frase) temos que nos conscientizarmos e criar vergonha na cara e aprender a tirar a mão do bolso porque imagina se fosse você o criador da série que está sendo pirateada a peça por 38 países, e não me venha com a frase “A pirataria fez o rapaz ficar famoso” porque se a obra é boa uma hora ou outra ela ficara famosa.
Bem, isso é minha opinião se não concorda me explique os pontos pode ser que eu esteja me precipitando a respeito de algo.
Em off: Jbox o Box 2 do Ghibli já, já entra em pré venda na livraria cultura sabem se vai ser o mesmo estilo do 1 box.
enquanto não existirem outros canais como a tv manchete e o animax, a pirataria vai acontecer e a gente vai apoiar, porque num tem outra alternativa a quem num pode pagar por netflix, crunchyroll etc, num adianta fazer lei, é só assim que a gente vai poder assistir.
Eu sou fã de Yu Yu Hakush.
http://manga-anime-here.com/content/53d17f495161a8796f2d24ae
Boa sorte , eles vão precisar .
Patetico…
Nao que a pirataria seja a coisa mais certa do mundo, mas como esses japoneses sao ingratos. O que seria da industria de mangas e animes fora do japao se nao fosse a pirataria?
Existiria JBC e Panini Mangas aqui no Brasil? A pirataria eh exatamente oq mantem essa industria viva fora do japao.
Essas industrias de entretenimento ainda nao entenderam que hoje as pessoas nao compram mais o produto para ter acesso a ele, mas sim para te-lo. Hoje a pessoa ve tudo e ESCOLHE o que ela gosta para comprar. Ate porque, vamos combinar, nao era uma merda comprar um CD de 20 musicas antigamente, e chegava la so 2 eram boas enquanto o resto era lixo?
Fora essas pesquisas erradas tambem, os caras acham que necessariamente todas as pessoas que assistem animes ou leem mangas na net, se nao tivessem isso, estariam comprando mangas e DVDS. Nao eh EXATAMENTE assim q funciona nao manes!
Claro, como eles investem muito aqui no Brasil, é injusto baixarmos episódios das séries que passam.
Tirando mangás, o contato que temos com produções trazidas legalmente é praticamente nulo. Deveriam correr atrás de investir em países como o Brasil, para aí poderem reclamar.
E não falo de lançar DVDs, mas de ao menos um serviço por streaming com um mínimo de diferença possível entre o lançamento local. Se conseguissem um canal nos moldes do Animax, melhor ainda.
Eu acho que é justo uma pessoa ler um manga de forma “ilegal´´ se a obra não for licenciada no seu pais, quero dizer se não ha o produto a venda no mercado de que outra forma você pode consumi-lo?Também ha os casos em que se é praticamente impossível de achar os primeiros volumes de determinado titulo como é o meu caso com Gantz, como eu não sou muito de assistir animes fica difícil eu falar sobre esse tópico mas também acho justo uma pessoa consumir um determinado titulo não disponível na sua região.
China consegue ser um dos países mais pirateiros do mundo, junto com o Brasil.
Mas essa história de acabar com a pirataria não existe. Acabaram com o Megaupload, que era o site mais famoso para baixar coisas piratas (tirando os torrents). A única coisa que aconteceu de fato foi que outros sites menos famosos passaram a substituí-lo. Na internet existem milhões de sites, não existe fiscalização que consiga dar conta.
Como vocês mesmo disseram entra ano e sai ano e sempre veem com uma dessa
pra mim isso não vai dar em nada e vão continuar distribuindo animes na net normalmente
Internet é invencível man…enfim
Onde eu clico pra denunciar o Pantissube?
E olha que no Brasil tá tendo tmb a leí que proibe qualquer propaganda que visa a criança a consumir, que foi aprovado.
Parece que no Brasil a coisa tá feia, já que aqui quer combater a pirataria de forma errada.
https://www.youtube.com/watch?v=bXSUkFTvJ7s
Vejam o video que falam mais sobre essa leí.
Duvido que perdem tantos bilhões assim com pirataria. As empresas já aprenderam a conviver com o ilegal e lucram mesmo assim.
Tem a lista de sites visados. São em maioria sites do “estilo Youtube”, aka, ver o anime online. E a grande maioria dos sites são chineses.
Ou seja, vai dar em nada. O link direto para a lista: http://www.meti.go.jp/policy/mono_info_service/contents/downloadfiles/140414.pdf
O irônico é o CR postar a notícia, sendo que eles eram um site de streaming pirata que cobravam pelo serviço.
Os caras não desistem mesmo…
A pirataria sempre existirá; e quanto mais batem nela, mais forte ela fica… vide o Pirate Bay.
Mesmo que existam Crunchyroll e Netflix por aí, eles não acompanham o mesmo ritmo dos caras e não tem o mesmo acervo…
Se você não pode pagar pelo Crunchyroll ou Netflix acho que você deveria ter preocupações maiores do que assistir animes. Lembrando que é possível assistir tudo com uma semana de atraso de forma gratuita no Crunchyroll.
O problema para mim é que nenhum desses serviços, incluindo aqui o Dramafever, oferece todas as coisas que são do meu interesse. Essa temporada tem dois doramas que queria assistir e não estão em nenhum site de streaming legal. Além disso não se tem uma opção para assistir Tokusatsus e programas variados da TV japonesa como VS Arashi, Arashi no Shiyagare, Game Center CX, Downtown no Gaki no Tsukai ya Arahende!!…
Se me derem opção de assistir esses programas, mesmo com legendas em inglês, pagaria o preço que fosse. A minha preocupação maior quanto a essa questão são essas coisas que não se tem opção legalizada para assistir.
Pó o grande problema com a pirataria é que muitas vezes o produto pirata tem uma qualidade melhor que o original, pelo menos por aqui é assim.
Além de que vi nesse site que por exemplo Hokuto no Ken não tem um meio legal de ser lido, ai eu pergunto vou fazer como ? Lógico que é ir atrás do Scan. Acho que essas questões de combate a pirataria tem de ser melhor planejada do que simplesmente sair atacando todo mundo.
O que eles chamam de pirataria eu entendo como divulgação. Já que boa parte desse material jamais chegara ao ocidente (Brasil), e se algum dia chegar, será tão pouco divulgado que as pessoas nem se lembrarão do que não se conhece. Em quanto isso tome pixar e disney:angry:
Na verdade um fansub que não cai nunca é o eternal animes e anime no sekai
Sabe quem dá prejuízos a eles? Não é os fansubs que fazem retransmissões sem custo algum, mas sim, aqueles que vendem produtos falsificados, imprimem dvd’s de animes e fazem “box” usando até os arquivos melhorzinhos de fansubs por aí.
Sem fansubs e sem os que escaneiam mangás, não haveriam Anime Friends, Comic Cons, Anime Expo, Iberanime e toda essa importação de produtos de lá. Se tem rombo bilionário, é a falsificação e vendas de dvd’s falsificados.
Interessante, mas a pirataria é tão antiga quanto a História da Humanidade, segundo dizem alguns historiadores, um dos primeiros produtos a ser “clonado” foi o Santo Sudário, a Bíblia,etc…portanto não vai ser tão fácil assim Off,:@Maruseru, comecei a ver vídeo, porém pode ser que eu esteja enganado, mas acredito que os empresários do ramo como Maurício de Sousa, Huck, WB,etc já estejam armando um jeito de derrubar esta medida, principalmente porque estamos em ano eleitoral ou ainda daqui uns meses começa temporada (Dia das Crianças,…,Natal), só acho que certos orgãos de defesa infantil estão exagerando…na minha época tinha propagandas de TF, Trovão Azul, Super Máquina,etc, nem por isso virei um adulto consumista, talvez porque eu tinha pais com mente aberta e que sabiam impor limites, sabiam argumentar…lembro uma vez que eu queria um jogo e meu pai me disse”Não é Natal ou aniversário…espere um pouco que nós te daremos) ou sempre perguntava se dava pra comprar se dissesse que sim ou não a amizade era mesma…desculpe o saudosismo mas tenho saudades do meu saudoso pai…
nossa assisti grande parte dos animes desse video kkk
eles deveriam parar de perder tempo com isso, é impossivel acabar com a pirataria hj em dia. não adianta vc fechar um grande site pq + tarde outros menores vão tomar o lugar dele, vide o caso do Mega Upload…
A industria tem que entender que isso de perdas é puro mito.
Quem baixa pirataria pode que nem doido pagava um centavo pelo produto. Como pode ser tb que quem baixe termine comprando o produto.
Nem todo mudo que asiste anime pela net ilegalmente consideraria comprar o manga ou o dvd se fosse lancado. Entao isso nao pode ser considerado uma perde se nunca iria ocorrer.
Por outro lado, muitos mangas e animes tem sua fama fora do Japao gracas a pirataria e o boca em boca.
Fazendo retrospetiva, eu nunca tivesse comprado o manga ou sequer assistido um episodio de Naruto se nao fosse por outras pessoas me recomendando e me trazendo um episodio pra asistir.
Mas que seguiram pelo caminho mais difícil que foi o de se legalizarem, em vez de só continuar ganhando nas costas dos outros.
E interessante que nessa lista temos vários brbr citados:
Anitube (streaming)
Mais UOL (streaming)
Sakura Animes (dl)
animesXgames (dl)
É curioso a grande quantidade de acessos japoneses no Anitube, mas o site deve ser o brbr mesmo já que num app/player japonês que tem no iTunes, é mostrado o Moyashimon da Anime Future na screenshot. :laughing:
90% de todos os mangas que compro e comprei (tenho uns 1500) eu li antes em scan o começo ou toda a obra, provavelmente eu nao compraria se nao conhecesse antes.
Ambos possuem mensalidades baratas, não tem desculpa.
Sim, sim também concordo com esses casos, fica seu acréscimo ao comentário, obrigado
sempre fui contra a exibição online, pq torna pior q o risco de pirataria, pessoa simplesmente pode assistir a hora q quiser depois, mesmo quando pode assistir na hora e no canal q tem disponível (isso no caso dos chinas claro) se querem evitar tanto essa perda de dinheiro q invistam em lançar pra fora do que ficar guardando caixão! tem anime q é de 2012 e até agora n chegou o dvd original por lá, tem muito dvd original q nem legenda em japa tem…
Mais uma medida autoritária com o intuito de acabar com a pirataria que vai acabar em pizza. Enquanto os interessados não se propuserem a entender este fenômeno e encontrar um jeito de lidar com ele sem apelar para a censura, o prejuízo deles vai ser cada vez maior. É como dizem por aí, basta oferecer um serviço de mais qualidade e por um preço justo que a maioria das pessoas vai comprar. Afinal, são poucos os que pirateiam pelo simples prazer de trollar os empresários e artistas.
E que videozinho mais babaca, em? O mais hilário foi ver Luffy de One Piece (que, como todos sabem, é um pirata) agradecendo a medida anti-pirataria do governo :laughing: :laughing: :laughing:.
Se todos os animes de lá passassem aqui ou fossem lançar em dvd e blu-ray, não falava nada.
Só falou besteira, não passa de um retrógrado que ainda acha que animes voltarão a ser exibidos nas TVs abreta e paga.
Essa medida, acredito que não vai adiantar muito, afinal sempre existirá um meio na internet para continuar pirateando…
Minha opinião a respeito é a de que isso não é justo, vejamos:
Japão vende action figures, colares, N coisas para fãs, para fora do país.
Do qual não iriam vender se não houvesse a pirataria, pois ninguémde fora iria conhecer a maioria dos animes e ir atrás de parafernalhas, exatamente porque não é divulgado no país.
Ex: Vide Brasil, em vista do q é lançado no JP, aqui não tem nem 10% licenciado, seja anime, filme, dorama, mangás…
Então acho q estão fazendo do jeito errado issaê… Ou seja, se vencerem contra a pirataria, vão perder na divulgação…
:wink:
Cara, tinha tanto motivo mais plausível pra você dar, mas reclamar que não pode pagar 10~20 Dilmas por mês pra manter um serviço de stream é muita pãodurice. E mesmo que você alegue ser menor de idade e não ter como trabalhar para ter uma fonte de renda, lhe digo: tu não recebe mesada não?
Obviamente não vou negar que eu consumo mangás e animes por meio de fansubs, da Locadora do Paulo Coelho e similares, mas sempre pago na medida do possível. Se não fosse o problema da “burrocracia” das licenciaturas que atrasa ou até inviabiliza a vinda de uma série para cá, eu pagaria na hora. O que eu acho sacanagem é consumir algo já disponível aqui e mesmo assim não pagar alegando ser muito caro.
Um monte de gente comenta contra, mas alguém pensou que anime é manga é feito pra dar lucro? se não der cancelam e pronto. (e pirataria diminui sim o lucro dos produtores)
Toda quarta leio o capítulo semanal de Naruto e One Piece e nas sextas Fairy Tail.O governo japonês não entende que esses sites são os maiores irradiadores do mangá no mundo sem falar que nunca foram feitos exemplares piratas dos mangás e das revistas onde eles são publicados,como a Shonen Jump.
Mesmo com com ou sem acessa os episódios dos animes na web, o pessoal que tem os direitos autorias não se ajuda em nada pra ter algo oficial, tá ai nosso mercado de animes abandonado. O motivo é até o momento não vejo vontade dos empresários de distribuição dos animes em tenta ter sua própria empresa de home video em dvd/bd pra preço fica mais popular e não depender de outras empresas de home videos atuais que só faz aumenta o valor dos discos e mais não tem próprio canal de tv paga nas operadoras brasileiras pra fatura com diferentes empresas de tv por assinatura.
Que se tive com tudo isso estaria sempre a cada mês e ano recebendo bens financeiros aqui no brasil os distribuidores estúdios de animes por essas mídias oficiais que citei de tv paga e home video . Assim lucrando, esqueceriam de fecha algo na web, que tá ajuda na divulgação.
Seria mais útil pra responsáveis dos animes cobrar obrigatoriamente desses servidores de stream e upload doa sempre pra os estúdios de animes e outros. Lógico conforme o preço variável no máximo de % quanto atualmente estão ganhando os sites dos clientes que paga os serves.
Melhor cobrar do que fecha os sites. Mas creio eu não vai adianta proibir, e vão criar vários sites semelhantes com episódios dos animes.
ashuhasuashu
pelo visto a lei anti – pirataria aprovada por lá em 2012 (final daquele ano) ñ deu em nada e isso é desesperador pra eles ainda pois não deu certo e a culpa de todo este prejuizo é culpa unica e exclusiva dos proprios japoneses que ñ lançam os seus produtos aqui no brasil como se deveria a fazer desde o o começo, e se alguma empresa quiser licenciar algum anime ou titulo em manga aqui tem que ser tudo do jeito deles se ñ o negocio acaba ñ saindo e os fans destes animes e mangas ficam na mão como sempre e acho que quem tem que se enquadrar neste caso são eles com os seus produtos a serem lançados aqui no brasil de uma forma mais facil ou isso ñ tera fim nunca pois ok eles irão deletar os sites aqui do brasil com estes conteudos e em contra partida outros tantos irão nascer apos estes sites deletados com os mesmos conteudos e ira ser uma guerra igual ou pior do que é dos usuarios e o youtube por exemplo que é um tal de postar ou deletar lá de encher o saco
Ok, mas o que os autores tão ganhando com isso? Mangá é um produto, fruto de um trabalho deles, que assim como todos nós, precisam pagar suas contas. Aí você se esforça pra fazer uma coisa e essa coisa é multiplicada de graça por todo mundo (e o pior, tem gente que GANHA fazendo isso, e não reverte nada ao autor). Complicado…
Justo, hoje temos muitos meios legais e fáceis e principalmente acessíveis para assistirmos e lermos esse tipo de produto.
Caramba, você não pode pagar mesmo 17 reais para netflix ou 20 reais para cr mesmo ou vc NÃO quer pagar para assistir? Por esses valores você tem acesso a uma lista grande de animações que pode ver 24 por dia em todos os dias do mês, lembrado que isso é mais barato que um combo de BigMac que geral compra todas as semanas…
Concordo com você, realmente era abusivo você ter que comprar um cd por causa de duas músicas que você gostava, assim como é abusivo você ter que assinar pacotes de tv a cabo ou fibra para ter uns 10 canais que gosta e ter que pagar por 170 canais inúteis, mas o caminho é um meio legal como os do itunes, uma forma mais justa para adquirir o que você quer e não desfrutrar de tudo que é produzido sem dar a recompensa para quem produz.
Outra coisa, realmente não são todas as pessoas que comprariam os mangás se elas fossem privadas da pirataria, mas isso para quem produz não muda nada horas, não quer comprar não compre, mas também não vai ficar se aproveitando de algo que o cara faz como profissão!!
Eu pagaria 20 conto pra CR se eles fizessem algo que prestasse.
…
Mesmo que prestasse, acho que prefiro não pagar. Streaming é uma droga.
Sei nao Renato, se eu fosse um autor eu iria gostar que o maior numero de pessoas possivel assistisse a minha obra, nao so pelo dinheiro, mas tambem pelo prestigio e pelo fato da sua obra poder inspirar e as vezes ate mudar a vida de outras pessoas.
South Park eh um excelente exemplo, eles tem TODAS as 17 temporadas do show, disponiveis de GRACA no site oficial deles e nem por isso deixam de vender, como vc pode ver nesse link aqui:
http://www.the-numbers.com/home-market/bluray-sales-chart/2011/05/01
Você está certíssmo, “Patético”! Concordo em gênero, número e grau! Os japoneses só ainda fazem presença aqui no Brasil, por exemplo, por causa de pirataria. A falta de atuação deles combinada com a lei que proíbe anúncios para crianças (que, por sinal, dilacera o nosso mercado cultural infantojuvenil) é o que está dando origem a esta geração atual que nem sabe direito o que é mangá.
Não se trata de a pessoa consumir a versão pirata ou não. É como você disse. Ninguém compra mais para saber o que tem dentro, a gente compra porque QUER TER! Até hoje não existe versão online internacional para consumo de mangás! Pelo amor dos deuses! Até quando os japoneses vão viver nesse mundo de vídeo-cassete e revista impressa??
E sinceramente, aprecio muito a iniciativa da CrunchyRoll, mas eles só oferecem o streaming! Faltam mais vantagens para o consumidor dentro da assinatura. Espero que eles caminhem para algo mais amplo.
E espero que o Japão saia desse casco que não larga. O mundo está acontecendo e eles estão ficando para trás.
Leiam o comentário do SSTHZero, isso explica tudo.
Além disso, se você perguntar sobre isso no Nyaa, um dos sites mais visados, eles vão te trollar bonito.
A maior parte do material mostrado no vídeo só é conhecido aqui no BR graças aos serviços de muitos fansub’s e scanlators.
Escrevi um comentário maior do que a matéria! YEAH!
Meu primeiro Mangá comprado foi Akira (num Sebo que frequentava MUITO chamado Alvorada). Em banca, comprei Ranma 1/2 da Animanga. Quanto a animes, quando criança eu já assistia sem saber o que era, mas o primeiro anime oficial que adquiri foi um VHS de O Fantasma do Futuro (no mesmo sebo Alvorada). Direto do Japão, meu começo foi com a compra de alguns títulos de forma coletiva para um clube de animes (o ancestral do fansub) que eu participava! Se não me engano ajudei a comprar alguns DVDs de Love Hina e de Berserk e o do filme de Laputa (isso já é um pouco mais tarde, por volta de 2000~2001).
Enfim, contei essa história toda só pra falar, com alguma autoridade, o seguinte: eu consumo anime e mangá há MUITO tempo! Sempre consumi da maneira que dava! Pode parecer hipócrita um tradutor ilegal de animes achar que contribui com o mercado, mas quando eu comecei com esse brinquedo, era essa a sensação. Eu vivo conversando com a Kagome (minha namorada e cúmplice na arte de traduzir animes) sobre o quanto traduzir animes deixou de ser uma necessidade e se transformou num hobbie. Há um tempo, era NECESSÁRIO o meu trabalho, hoje eu já sei que não é mais.
Porém, nada disso me impediu de assinar o CrunchyRoll americano NO MÊS que eles lançaram, sendo que meu IP sequer conseguia assistir (só funcionava pelo aplicativo do celular, disponibilizado um tempo depois)! hahahahaha… Fiz isso porque queria que o serviço desse certo e chegasse aqui. O que eu fiz quando ele chegou? Transferi minha conta pra cá e o assino desde o dia de lançamento (no pacote mais caro, que traz doramas que eu NUNCA vou ver hahahaha). Netflix eu admito que não tenho! Kagome vive dizendo pra assinarmos, mas eu ainda acho que a TV a Cabo, minhas idas quase semanais ao cinema e minhas coleções em BD-DVD de Filmes e Séries que amo já contribuem o suficiente.
Fiquei acho que um ano meio que fora da vida de tradutor de animes e o que me trouxe de volta foi o iminente lançamento de Fairy Tail II! Tava MUITO empolgado pra fazer (afinal, traduzi os 175 episódios anteriores)!!!! Porém… CrunchyRoll colocou o anime na sua grade de programação… O que eu fiz? Bom, contra tudo e contra todos eu decidi não traduzir! lol… Tudo bem que fiz isso consciente de que outras pessoas iriam fazer no meu lugar (salve o novo casal do MDAN Kira e Oogway), mas achei que era o certo a fazer e o povo, depois de algumas explicações, entendeu o meu lado. Quando decidi não fazer Fairy Tail, decidi continuar com a ideia de voltar a traduzir e resolvi trabalhar em Nanana… Porém, tcharã, Crunchy TAMBÉM licenciou! YAY! Dropei outro… E foi aí que eu acabei tropicando em Haikyuu! e traduzindo um novo anime de esportes pro MDAN (que ficou bem conhecido por trazer as primeiras temporadas de Major).
Eu não condeno quem traduz coisas que passam no CR, não condeno quem publica mangás que saem pela JBC/Panini/Etc., desde que a pessoa faça isso de bom coração, com fé de que faz isso pelas razões corretas. Mas admito, eu sou péssimo pra condenar alguém! Se eu não condeno quem faz aborto, quem vende drogas e quem gosta do Thiaguinho, da Anita e do funkeiro aquele que virou gospel e eu não lembro o nome, pq condenaria alguém que traduz algo que ama e quer compartilhar com os amigos? Eu condeno quem vende e lucra com isso, mas quem só usa isso como hobbie (faça bem, faça mal) eu aprendi a não condenar. Algumas coisas, mesmo que de forma recreativa, eu não quero pra mim, mas se a pessoa gosta, tudo bem!
Fui conscientemente apresentado aos animes por acaso (quando vi CDZ, YuYu, Sailor etc. na Manchete eu não sabia o que estava assistindo, só achava supimpa), isso porque na época não existia mangá em banca, não existia google e nem esse turbilhão de informação que temos hoje em dia! Dei sorte de um amigo que jogava KOF comigo no fliperama conhecer um amigo numa cidade vizinha (ele era de Pelotas e eu de Rio Grande-RS) que fazia um negócio lá de legendar “desenhos tipo Cavaleiros” em fitas VHS! Fui até a casa dele, assisti 13 episódios de um tal de Berserk, pirei e pensei: cara, eu preciso de mais, como eu faço pra ajudar? E desde então eu tô nessa…
Creio que uma mudança total do “pirata” (eu ponho aspas porque não me sinto alguém que está pilhando os lucros dos estúdios) pro oficial seja natural, conforme as mídias evoluírem e as pessoas entenderem o quanto é saboroso contribuir pra que algo que tu ama dê certo, mas só espero que os licenciadores saibam que se não fossem os “piratas” de antigamente, só a sorte e o acaso (fatores que me apresentaram aos animes) não teriam feito com que os animes e os mangás ficassem conhecidos no mundo inteiro!
maldito suor pelos olhos
Os japoneses estão certos e errados.
E os fãs estão certos e errados.
Complexo.
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Sériio msm??,eu não li isso! É impossivel querer combater a pirataria(não só de mangá e animes,mas tbm fos diversos tipos),a internet é uma imensidão de conteúdo,eles fecham 15 sites hoje,amanhã eles abrem 20. Se querem msm acabar com isso,parem de fabricar,animes e mangás(mas só depois que acabar one piece,eu nao posso partir dessa vida sem saber o final ,kkkkkkk)
Se bem que na verdade eles sabem disso. A estratégia deles vai ser apenas se focar nos sites mais famosos. Quando o site tiver poucos acessos, eles vão deixar pra lá.
Ótima história. Parabéns.
Blz pelo muito assunto, e parabéns, concordo que disse.
E um assunto que faltou menciona, que é detalhe importante que CDZ foi exibido de graça na tv manchete, por méritos mais do distribuiddor espanhol a santoy estava em parceira bandai pra vender os produtos do anime lá das figures actions do bonecos estando com os intervalos do distribuidor divulgando e a toei autorizou a veiculação grátis aqui tv aberta em 1994. E se não fosse por isso nem os outros animes exibidos na tv manchete sem está primeiro cdz acho não estreiava.
Só exibiu de graça na tv aberta brasileira, por que provavelmente CDZ estava estava a muito tempo em tentar ser negociado no brasil desde o fim da exibição do anime pelo japão dos anos de 1989 e começo dos anos de 1990. Passou mais de 4 anos na época da decada de 1990 e ai viu que nenhuma emissora brasileira quis paga os direitos de transmissão do anime CDZ, e sim mudou os planos em 1994 que o mais interessante seria a exibição de graça dos episódios na tv por troca dos intervalos dos acessórios, brinquedos do anime.
Acho que o único custo da rede manchete foi é pagar a dublagem brasileira dos CDZ, e se livrou de não pagar o custo muito caro da produção do anime.
E viu sucesso que fez com as vendas dos bonecos exibindo na tv os outros produtos da samtoy e bandai.
Que fosse cobrar alto por ser anime um pouco recente na época da tv manchete e outra tv, não chegaria acontecer na tv aberta, e provavelmente que CDZ estreiava primeiro só pelo canal pago Cartoon Network em 2003 com dublagem brasileira de Saori , Seya e companhia talvez quase ou totalmente diferente o elenco que conhecemos as vozes oficiais no brasil, sendo paulista ou mais a carioca já que o canal pago CN dubla mais no RJ, essa exibição muito tarde demais não seria tão muito importante aqui no Brasil pela época super atrasada em exibir nos anos 2000, um anime da década de 1980.
Algo raro de acontecer atualmente seja qualquer estúdio de anime topar essas condições de exibir os episódios dos anime de graça na tv, em troca de alguns segundos de comerciais na tv sendo pra valer qualquer produto dos animes que tem seja home video DVD/BD, jogos e etc.. Seria bom pra tv aumenta muito ibope do canal, já sabem que anime dá muita audiência pra chama anunciantes ao dono de tv, e ao distribuidor e produção do anime fatura com seus comerciais exibidos obrigatoriamente de graça só quando a tv passa em cada um dos episódios.
Enquanto tiver conteúdo pra mim baixar , eu vou baixar e pronto ,vivemos em um país onde os impostos são um absurdo, tudo bem que os autores dessas obras primas merecem um crédito, mais se fossem sair pros ouros paíes de forma legal , não teria nem um terço da fama que eles tem !!
O suposto prejuízo bilionário estimado, só seria uma realidade SE e somente SE as pessoas que consumem produtos piratas, sejam animes ou mangás, fossem comprar o produto original caso o pirata não existisse… O fato é que se essas mesmas pessoas não tivessem acesso ao conteúdo pirata, elas apenas não comprariam nada… muitas nem sequer tomariam conhecimento de tais obras…
Eu sei que a pirataria não é o ideal, mas acho que essas estimativas de prejuízo são surreais… se fizessem uma pesquisa perguntando se as pessoas que assistem piratão investiriam no original caso o pirata não existisse, a resposta da esmagadora maioria seria : Não. Eu mesmo assisto uns 10 ou mais animes por ano, se tivesse que pagar por eles, eu não assistiria mais que 2 e digo mais… da centena de animes e mangás que eu conheço, provavelmente eu conheceria uma dezena apenas.
A pirataria nesse caso ajuda a divulgar e tornar famosos muitos autores que se não fosse por isso, talvez hoje fossem quase desconhecidos…
Essa é minha opinião… Ah.. pra finalizar, da centena de coisas que leio for free, os que são realmente bons e lançam no mercado nacional, eu vou lá e compro pra guardar pra mim e dar uma moral pro autor / editora.
Hoje não passa DESENHO ANIMADO na TV Aberta (fruto desses problemas de marketing pra criança etc. e tal), imagina passar anime (e com licenciamento gratuito).
Eu tento fugir dessa Terra da Fantasia aí que nunca mais vai voltar e me manter realista, tentando contribuir do jeito que dá pra que a indústria continue dando certo, mas sem esquecer que a base desse sucesso é a divulgação que os fansubs fizeram.
Fico meio chateado quando resolvem abrir essa caça às bruxas contra a gente, mas eu até certo ponto entendo o lado dos caras. Só queria que mais pessoas como eu continuassem “pirateando”, mas contribuindo financeiramente pra indústria, pagando CrunchyRoll, comprando mangá etc. e tal (mesmo que só pra deixar na prateleira lacrado).
do que adiantar tornar famosos se as produtoras e os autores não lucram nada com isso? eles não são uma instituição filantrópica
repito novamente, pra que os autores vão querer fama?
nunca vi uma produtora Brasileira trazer esses autores para o Brasil ou oferecer trabalho a eles.
e tu tá de brincadeira culpar os impostos para uma justificativa para piratear.
Depende o conceito de pirataria que é citado. Qual a razão de se posicionar contra um site de streaming que mantém conteúdo não licenciado no Brasil? Não cobram nada de nós para vermos, mas sim, com os ads, ganham dinheiro, mas é justo. Imagina o trabalho que dá legendar e manter em servidores! Nunca vou entender se essa perseguição chegar aqui, pois demora uma eternidade para conseguirmos colocar as mãos nos animes ou mangas. Me imagino sem poder ver Evangelion com legendas, e tantos outros que mal vem pra cá.
tomara que isso faça com que os produtos japoneses cheguem aki com qualidade , nao me importaria nem um pouco em pagar a mais para ter um material de qualidade e ainda original feito especialmente para o publico brasileiro.acredito que essa lei fara com que a demanda aumente muito , sendo assim o mercado de mangas e animes so tem a crescer aki !
Se você acha que boa fama e reconhecimento não traz retorno financeiro, não sei nem o que dizer a você… Enfim, falo por mim quando digo que muitos mangás que comprei, só comprei porque tive acesso a uma prévia… do contrário, nem conheceria o autor e não pagaria o preço que atualmente custa um mangá apenas para ver se presta e depois dropar… E da mesma forma, sou mais atraido por obras de autores que já conheço e sei que são bons logo, prossigo com o meu argumento. Se vender 15 mil havendo pirataria ao invés de 10 mil sem pirataria, o autor vai estar no lucro. A não ser que me provem que todo pirateiro iria comprar o anime/mangá caso a pirataria não existisse… Pelo que me consta, Ausencia de lucro nesse caso não implica em prejuízo…
Parabens pelo exposto.
Os propios japoneses sabem que o maior mercado em pontencial e o nosso,uma pesquiza realizado em março de 2011-2013 ficou estimado que o nosso mercado e responsavel hoje,por 75% de tudo o que e exportado legalmente la no japão.As vezes me pergunto a que preço?
O poder aquisitivo dos japones e muito maior do que os da china ou ate mesmo aqui do Brasil,estamos falando da terceira maior economia do mundo,um dos tigres asiaticos,e um dos paises que mais obteve sucesso na sua restruturação pós guerra. O que adianta,um blu ray ser 200% mais caro quando na verdade um dvd com mesm conteudo (esta certo que não e a mesma tecnologia,mais hoje e possivel e alguns estudios estao fazendo isso,comprimindo dados para m 1080p caber em um dvd), e bem mais barato?
Eu posso falar isso com propiedade,a cultura no japão não é a da pirataria.Cheguei a morar dois anos lá,e coisa de o BD do anime ser lançado hoje,no dia seguinte se esgotar.Quando e lançamento é claro.Manga,no japão e uma febre,e a industria e responsavel por 90% de tudo que e impresso la,ultrapassando ate mesmo a imprensa local.Agora me pergunto,onde a pirataria esta atrapalhando ai?Absolutamente nada.E outra muitos esquecem que crunchyroll passa animes de graça tambem,sendo que premium tem a comodidade de ver o lançamento simultaneo com o Japão mas se rapidez nao e algo que me encomoda,posso ver epsodios com 7 dias de diferença.Agora me pergunto qualquer um não pode entrar la e piratear os ep.?
Outro detalhe,porque exibição publica e considerado pirataria,e no momento que passa na tv não é?Ora os dois estão passando e exibindo versões publicas do anime,entao nesse caso não tem pirataria.” A mais a tv pagou para exibir o anime”,nesse caso nao interessa,porque só ha lucro se a emissora obtiver audiencia.
Outro detalhe e que pirataria e sua jurisprudencia varia de pais para pais.
Aqui no Brasil pirataria so se consolida de fato se tivermos lucros e nao repassarmos issos para os detentores de direitos de copyright,ja no japao indepente se tem lucro ou nao a difusao por meios não autorizados ja se configura pirataria independente do lucro ilicito.
Se a maioria dos produtos licenciados aqui fosse de qualidade unti,nem reclamaria,mas basta ver o mangas cagados que a corad fazia e os erros grosseiros que jbc de vez em quando faz.Você quer pagar caro por um material de qualidade duvidosa quando na verdade,os fãs desses materias fazem um trabalho muitas vezes melhor e de graça?Eu sinceramente prefiro a segunda opção.E outra crunchyroll e tao ruim assim?Porque a maioria do pessoal que trabalha em fansub falam que as legendas do crunchyroll sãos uns lixos.
OBS:tirando a panine que e uma big editora (tem la seus defeitos),raramente vi um erro dela.Enfim.
Outro detalhe que nao mencionei ai,é que mesmo com essa pirataria o manga Shingeki no Kiojin conseguiu ultrapassar em questoes de 2 ou 3 anos o manga que mas vendeu fasciculos em toda a historia da industria nesses 63 ou pouco mais de 63 anos que a industria existe,ou seja,Shingeki no kiojin conseguiu em 2-3 anos vender o que One Peace nao vendeu em 17 anos de serie.E me pergunto para uma serie vender tanto manga como One Peace,ou ate mesmo Shingeki no Kiojin sera mesmo que a pirataria atrapalhou?Lendo engano…
Bom, a pirataria sempre vai existir, não importa o quanto essas indústrias tentem varrer. Mas, eu acho errado ler mangás onlines sendo que as editoras tem tanto trabalho em lançar volumes mensalmente ou bimestralmente e depois reclamam que a maioria dos títulos não chegam ao Brasil, mas não se tocam que baixam animes e mangás pela internet ilegalmente. Aí vem a questão de dinheiro, reclamando que não tem dinheiro o suficiente para comprar mangás, porém, se fizessem um mínimo esforço e separassem alguma graninha mesmo que fosse R$ 30,00 por mês (qual é, a maioria aqui com certeza deve ter suas economias) para comprar aquilo que vc aprecia tanto como a cultura otaku, com certeza conseguiriam comprar títulos mesmo que fossem bem poucos. As editoras estão fazendo um ótimo trabalho lançando e relançando mangás e se vcs ajudassem com certeza mais produtos seriam lançados aqui no Brasil.
Essa é a minha opinião, se alguém tem algo contra pode responder e comentar.