Correu pela internet nos últimas dias, uma notícia traduzida em forma de telefone sem fio que dava como certo o fim do Studio Ghibli. Após a aposentadoria de Hayao Miyazaki como diretor de animação e recepções mornas de suas últimas produções sem o nome do velho, a empresa teria que fechar as portas. Será?
De fato, o Ghibli deve parar de produzir animações por um tempo, mas isso não é exatamente o fim do estúdio. O bafafá girou em torno de uma declaração dada por Toshio Suzuki (co-fundador do Ghibli) a um programa da rede de televisão TBS.
Toshio comentou sobre a reunião que teve com os funcionários do Ghibli sobre o futuro do estúdio e, nessa conversa, surgiu a questão do desmantelamento da equipe de produção. De imediato, o Ghibli passará por uma reestruturação, praticamente voltando à uma estaca zero para a nova geração de produtores de animação tocar o barco.
Durante a pausa, o Ghibli continuará funcionando apenas com sua área de distribuição de filmes (que são preciosidades indiscutíveis), incluindo seus produtos derivados (porque sempre tem alguém querendo estampar um Totoro por aí, hehe). Resta aguardar para conferir se a nova geração do Ghibli tem competência suficiente para manter o legado de Miyazaki.
[Com informações do Anime News Network]
Olha, na época de Sen to Chihiro no Kamigakushi, Hayao Miyazaki teve de retomar a obra que já tinha decidido deixar para os jovens do estúdio porquê a coisa não estava rendendo…E muitos artistas que passam pela casa preferem lançar outros trabalhos…
Nope. Foi no castelo animado que ele voltou, pois o diretor tinha desistido de ultima hora.
Ademais, Ghibli têm lançado filmes bem bacanas nos ultimos tempos, mas é mais do que compreensível este momento para arrumar a casa. Afinal, estamos falando de um estúdio que perdeu dois de seus pilares de uma vez só: Miyazaki e Suzuki. Além disso, Takahata é provável de estar dizendo bye, bye também. Estranho seria se o estúdio continuasse a caminhar como se nada tivesse acontecido. Até a Disney, com toda sua magnitude, teve suas épocas de vacas magras onde teve que reorganizar a administração.
Já assisti, li a respeito de vários trabalhos deste estúdio, acho suas obras interessantes, alguns podem ou não concordar comigo (em especial os fãs), mas espero que Ghibli não caia nas mãos da Disney, WB,etc porque com estes são capazes de jogar a filosofia, o carisma,etc criados por Miyazaki e cia no lixo, a exemplo do que aconteceu com a Marvel,DC e cia que descaraterizou vai ícones de nossas infâncias,adolescências e afins…
Sim, é melhor admitir e tentar mudar que continuar empurrando algo que já não rende tanto. Isto que, como bem dissestes, eles continuam fazendo coisas maravilhosas. Excelência é outra coisa!
:sad: Poxa, logo agora que resolvi vira um colecionar dos filmes do Ghibli.
Continue, colecione todos, é tudo muito bonito, sempre passando alguma bela mensagem.
Não gostaria que acabasse, já vi alguns filmes, e pretendo assistir todos… e quando chegar no último sei q ficarei muito triste por ter acabado.
:sad:
Calma Koyuki, o Ghibli tem muitas e muitas obras que nunca foram lançadas no Brasil, agora estamos vendo alguns deles sendo lançados em box, mas existem muitos trabalhos, inclusive os que não são do Miyazaki. Eu acho que ta chegando a hora da gente ver muitos lançamentos, até porque se eles estão parando a produção de filmes, devem começar a facilitar mais a concessão de licenças, como estamos vendo ultimanente, muita coisa do Ghibli está sendo lançada no Brasil mesmo em bluray (Ainda não temos Chihiro e Castelo animado nesse formato).
essa oticia é triste mais vivemos num mundo capitalista onde as coisas tem que dar resultados nao tem jeito e ai os dados do ultimo filme lançado no japao é alarmante e pertubador o das duas “amigas” entendam como quiserem foram ruins para um lançamento ghibli o que ja vem acomtecendo nos ultimos lançamentos mas dessa vez foi demais pois um filme que custou 20 milhões de dolares e so conseque arecadar 3 milhões significa que as coisas nao estao indo bem pios 17 milhões foi pelo ralo é esse filme nao agradou pois nao basta ser bonito visualmente é preciso tambem ter um enredo atraente e eesa amizade muito incissiva entre duas garotas deve ter sido mal recebida porque é perceptivel que aquela amizade vai alem e sabe ghibli precisa voltar a ser ghibli e mesmo em gostando e adiquirindo os filmes lançados recentemente fico me perguntando se nao é por causa da crise atual que resolveram liberar para lançamento esses filmes classicos eu to achando o maximo os lançamentos mas é de se pensar a esse respeito E ESPERO A COMFIRMACAO DO BOX 3 E CADE MINHA MATERIA SOBRE PRETTY GUARDIAN SAILOR MOON GALERA DO J BOX